Saiba como tratar e prevenir manchas de pele!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
manchas
86 / 100

Se, há algumas semanas, você tem percebido que sua pele vem apresentando manchas escuras, confira, a seguir, como prevenir esse problema e tratá-lo

A pele é o maior órgão do corpo humano, responsável por proteger outros órgãos, por ser uma barreira contra agressões químicas e mecânicas, contra micro-organismos que podem provocar doenças e por filtrar as radiações ultravioleta.

Quando não está funcionando em boas condições, a pele pode ser afetada por diferentes problemas, como o aparecimento de manchas escuras (fenômeno cientificamente conhecido como melasma). Essa condição clínica é caracterizada pelo surgimento de manchas escuras, especialmente nas regiões da face, dos braços e do pescoço.

Há algumas semanas você tem percebido algumas manchas na sua pele? Confira, a seguir, o que pode provocar esse fenômeno e algumas dicas para conseguir um bronzeamento saudável.

botao whatsapp do prime gourmet

Causas

A ciência ainda não tem uma única resposta sobre os fatores que provocam o surgimento de manchas na pele. Até hoje, pesquisadores apontam que a predisposição genética tem um papel importante, mas está longe de ser o único fator relevante.

Outros aspectos importantes são o estilo de vida (e se a pessoa está submetida a situações altamente estressantes de forma contínua e duradoura), a alimentação e se ela mantém uma rotina de cuidados básicos em relação à pele.

Vale lembrar que a exposição excessiva e constante ao sol pode necessitar de uma hiperpigmentação.

Prevenção

Vale lembrar que a prevenção a qualquer problema de saúde deve ser feito ao longo do ano e não só em uma determinada estação. Por isso, é essencial aplicar protetor solar sempre que sair de casa em todas as estações do ano, e não somente durante o verão, como faz a maioria das pessoas.

Outras dicas simples e importantes são: usar boné ou chapéu de praia para proteger o rosto e reaplicar o filtro solar ao longo do dia considerando a parte do corpo que receberá o filtro solar. É importante, sempre que possível, evitar sair às ruas entre 10h e 15h (período do dia em que há mais incidência de luz solar, mesmo nos dias nublados). Casos mais agudos e duradouros podem exigir a aplicação de dermocosméticos com vitaminas C e E.

Tratamento

Ao constatar a presença de melasmas na sua pele, é preciso buscar um dermatologista para uma avaliação mais precisa. Geralmente, esses médicos realizam um exame clínico e podem pedir alguns exames para confirmar suas hipóteses de diagnóstico.

Vale lembrar que o melasma pode ser tratado e controlado, mas não curado, nem ter uma resolução definitiva. Algumas das opções mais comuns de tratamento contra manchas na pele são os medicamentos orais e o uso regular de despigmentantes como os retinoides, a hidroquinona e outros exemplos, usualmente disponíveis na forma de cremes e pomadas.

Em casos mais agudos e duradouros, pode ser preciso ingerir medicamentos de forma recorrente. Isso inclui pessoas que resistiram a outros medicamentos em situações anteriores. Esfoliações ajudam a remover os restos celulares mortais. No verão, pode ser importante aplicar um creme clareador adequado ou fazer sessões de peeling químico.

O conjunto de tratamentos com ácido hialurônico pode reduzir as linhas de expressão e rugas, além de efetuar uma hidratação profunda e de longa duração para todos os tipos de pele, de forma a iluminar a pele e devolver o seu viço.

Leia também:

botao whatsapp do prime gourmet