WhatsApp Image 2021-10-06 at 19.29.07

Acompanhamento multiprofissional é essencial para emagrecimento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
emagrecimento

Médicos, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos podem compor uma equipe aliada para a perda de peso.

Segundo dados da multinacional especializada em pesquisa de mercado on-line, YouGov, quase metade dos brasileiros (48%) disseram que estavam tentando perder peso em 2023. Seja por questões de saúde ou estética, o emagrecimento é o desejo de muitos, mas nem sempre é um objetivo fácil de ser alcançado.

Por esse motivo, há pessoas que recorrem a “atalhos” que podem ser prejudiciais à saúde, como dietas da moda, geralmente restritivas, e a automedicação sem o conhecimento sobre o produto ou a atenção às necessidades nutricionais do organismo. O comprimido Rybelsus 7mg, por exemplo, atua no controle do diabetes, mas para ser usado nos casos de emagrecimento, é preciso buscar orientação médica.

O apoio de uma equipe multidisciplinar pode ser o primeiro passo para alcançar um emagrecimento saudável e conquistar novos hábitos de vida, que passam pela reeducação alimentar e a prática regular de exercícios físicos.

O acompanhamento multidisciplinar envolve um tratamento completo na promoção da saúde e do bem-estar. No caso dos pacientes que buscam o emagrecimento, a equipe pode ser formada por médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas e enfermeiros. Os profissionais estabelecem um tratamento em conjunto com ações que se complementam de forma integrada, buscando o mesmo propósito.

Como funciona o acompanhamento multidisciplinar

Segundo artigo publicado na Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação (REASE), os pacientes com obesidade e dificuldades de perder peso sofrem influência de fatores externos de procedências ambientais, sociais, culturais, econômicas, psicológicas e comportamentais.

O acompanhamento multidisciplinar pode ajudar a superar os obstáculos para o emagrecimento dessas pessoas. A equipe realiza um trabalho personalizado, considerando as questões e preferências de cada paciente.

De modo geral, entre as etapas do processo estão o acompanhamento nutricional, o suporte na prática de atividades físicas, o apoio para controle emocional e a orientação para o uso de remédios adequados.

Acompanhamento nutricional

A alimentação é uma das etapas fundamentais para a redução de peso. Nesse processo, os nutricionistas indicam uma dieta equilibrada, considerando fatores como idade, presença de doenças associadas à obesidade, nível de atividade física, histórico médico, medidas, entre outros.

O trabalho do nutricionista no acompanhamento multidisciplinar é conectar o padrão alimentar do paciente a um cardápio adequado, com substituições possíveis, conforme as preferências de cada paciente.

Suporte na prática de atividades físicas

Assim como a alimentação, as atividades físicas também são fundamentais no processo de emagrecimento. Por isso, os educadores físicos integram as equipes de acompanhamento multiprofissional.

Eles são responsáveis pela orientação para a execução da atividade física recomendada ao paciente, considerando suas limitações e necessidades. A escolha do tipo de exercício físico é feita em conjunto com outros profissionais, como médicos e fisioterapeutas.

Apoio ao controle emocional

Normalmente, quando o assunto é emagrecimento, as pessoas costumam focar no corpo, mas esquecem da mente. Situações do cotidiano, como estresse, ansiedade e tédio, podem gerar um desejo por comida, e até mesmo episódios de compulsão alimentar, transformando-se em uma espécie de agente sabotador na perda de peso.

Dessa forma, alguns pacientes precisam aliar a psicoterapia ao tratamento de emagrecimento para reconhecer gatilhos, identificar a presença de transtornos e conseguir lidar com as emoções. O trabalho é realizado por um psicólogo que também faz parte da equipe multidisciplinar.

Orientação para uso de medicação e esclarecimento de dúvidas

O apoio de uma equipe multiprofissional também ajuda o paciente a não cair em ciladas causadas pela automedicação e a desinformação. Para isso, a equipe conta com médicos especializados e enfermeiros dispostos a dar orientações ao paciente. A avaliação médica permite identificar as condições de saúde do paciente, servindo como um “norte” para o trabalho realizado pela equipe multiprofissional.

Leia também:

Posts Populares

Cadastre em Nossa Newsletter e Receba Conteúdos Exclusivos e Com Prioridade!