Cuidados com a pele do corpo: tudo que você precisa saber Saiba como manter a pele do corpo mais saudável

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
pele
83 / 100

A pele é o maior órgão do nosso corpo, e ela precisa de cuidados especiais todos os dias. Por mais que muitas vezes a gente se concentre mais na pele do rosto, a nossa pele corporal precisa ter os mesmos cuidados para se manter saudável!

Além da limpeza diária, é preciso usar hidratantes corporais e protetor solar diariamente, incluindo, é claro, hábitos saudáveis na rotina para potencializar os cuidados.

Neste artigo, você conhecerá as principais práticas que contribuem para a saúde da pele, e como você pode ter uma rotina de cuidados diariamente!

botao whatsapp do prime gourmet

O que prejudica a pele do corpo?

Para saber como cuidar melhor da nossa pele, precisamos conhecer o que pode prejudicar a saúde dela. Isso ajuda a evitar práticas ruins e a implementar melhorias na nossa rotina para ter uma pele saudável. A seguir, mostramos alguns fatores que prejudicam bastante a saúde da pele.

Banhos quentes

Por mais que eles ajudem a nos manter relaxados, não podemos negar que banhos muito quentes afetam a saúde da pele. A alta temperatura da água pode remover as barreiras protetoras da pele, deixando-as mais desprotegidas e, muitas vezes, ressecadas.

Exposição solar

Você pode até querer estar bem bronzeada para o verão, mas a alta exposição solar só prejudica a nossa pele. Os raios ultravioletas mexem com nossas células e podem causar manchas, hiperpigmentação e, nos casos mais intensos, câncer de pele.

Estresse emocional

Por fim, o estresse emocional também pode prejudicar nossa pele. Ele altera nossos hormônios fazendo nosso corpo ficar mais vulnerável às doenças e infecções. Para manter uma pele saudável, pode ser necessário encontrar medidas que ajudem a diminuir o nível de estresse.

O que melhora a saúde da pele do corpo?

Após ter lido sobre o que prejudica a nossa pele, já é possível ter uma ideia do que ajuda a mantê-la saudável, não é mesmo? A seguir, listamos algumas práticas que contribuem para a saúde da pele do nosso corpo!

Hidratar a pele

Muita gente deixa a hidratação do corpo de lado, principalmente nos meses de inverno, quando ela é mais necessária. A pele do corpo tem a tendência de ficar mais desidratada, então é fundamental passar um creme hidratante após o banho para mantê-la com um viço saudável.

Alimentação equilibrada

Não é só de cuidados externos que nossa pele sobrevive. Tudo que colocamos no corpo afeta a saúde dela também. Para contribuir com isso, é importante manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes.

Manter hábitos saudáveis

Além de uma boa alimentação, existem outros hábitos saudáveis que ajudam a nossa pele. Evitar fumar, assim como evitar o consumo de álcool, são hábitos que contribuem para a saúde da nossa pele, junto a tomar água regularmente e ter uma boa noite de sono.

Como ter uma rotina de cuidados?

Para manter a pele do corpo saudável, é necessário ter uma rotina de skincare parecida com a que temos no nosso rosto, seguindo as etapas básicas de limpeza, hidratação e proteção.

A seguir, você conhece uma forma de manter uma rotina de cuidados com a pele que a deixam mais saudável.

Rotina matinal

O seu dia deve começar com um bom banho para limpar a pele e se preparar para a aplicação dos outros produtos. No entanto, atente-se à temperatura da água e não tome banhos muito quentes.

Após o banho, é necessário hidratar a sua pele e protegê-la com o uso de um protetor solar. Para facilitar a sua rotina, você pode optar por produtos que tenham as funções de hidratar e proteger.

Rotina noturna

Durante a noite, você pode seguir os mesmos passos da rotina matinal. O banho da noite é um dos mais importantes, pois ele vai retirar todas as impurezas a que sua pele ficou exposta durante o dia.

Depois do banho, não é mais necessário passar o filtro solar, mas é preciso se hidratar para repor os nutrientes que a pele precisa. Aqui é importante se atentar à área dos joelhos, dos cotovelos e dos pés, pois elas ficam mais desidratadas.

Após seguir essa rotina, é só ter uma boa noite de sono, o que também ajudará a manter a sua pele saudável!

Leia também:

botao whatsapp do prime gourmet