WhatsApp Image 2021-10-06 at 19.29.07

Conheça os 3 principais tipos de gripe, sintomas e prevenção

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

O cuidado com quadros gripais tem se mostrado cada vez mais importante, principalmente após a pandemia de Covid-19. Por isso, apresentar os diferentes tipos de gripe é uma excelente maneira de conscientizar a população da vacina de gripe

A partir desse conhecimento é possível apresentar os principais sintomas e indícios da gripe, alertando os pacientes e aumentando o cuidado diário. Sendo assim, uma importante estratégia para diminuir casos de epidemias e superlotação de hospitais.

Nesse sentido, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre os diferentes tipos de gripe. Conheça cada um deles, assim como os principais sintomas da gripe e a importância das vacinas para toda população.

3 tipos de gripe

De modo geral, foram catalogados 3 tipos de gripe, denominados Influenza A, B e C. Para evitar possíveis complicações, conheça um pouco mais sobre cada um deles. 

Influenza A

O primeiro tipo, a influenza A é um dos tipos de gripe mais conhecidos e sua grande característica é a capacidade de acometer humanos, cães, cavalos e porcos. Além disso, apresentam mais de 15 subtipos mas com 3 circulantes atualmente em humanos.

Os três subtipos comuns são o H1N1, conhecido como gripe suína, H1N2 e H3N2, também conhecido como a cepa Darwin. De modo geral, os sintomas mais comuns da influenza A são febre alta, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e dores no corpo.

Influenza B

Já a influenza do tipo B tem como característica afetar apenas humanos e focas. Dentro desse tipo, existem duas classificações de linhagens, a Victoria e Yamagata. De modo geral os sintomas são os mesmos do tipo A. 

Entretanto, alguns outros podem ser mais frequentes como espirros, náusea, diarréia e vômitos. Desse modo, conhecer os sintomas dos tipos de gripe ajuda no processo de tratamento e também no conhecimento de cada caso do paciente.

Como prevenir os tipos de gripe

Tipos de gripe: Influenza C

O terceiro é o da influenza C, conhecido por apresentar sintomas leves em comparação aos dois outros tipos de gripe. Com isso, eles tendem a não desencadear possíveis problemas respiratórios. A e B. 

Portanto, o tipo influenza C é considerada a menos agressiva, também não sendo classificada com riscos de possíveis epidemias e grandes complicações à saúde pública.

Principais sintomas nos 3 tipos de gripe

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os 3 diferentes tipos de gripe, vamos conhecer 3 dos sintomas mais comuns nos casos gripais. 

1- Coriza 

Embora possa ter maiores ou menores complicações dentro de cada tipo de gripe, a coriza é um dos sintomas mais comuns em quadros gripais. De modo geral, ele é muito comum em pessoas mais jovens, principalmente crianças. 

Além disso, é preciso muito cuidado pois a coriza pode provocar o desenvolvimento de outros problemas como sinusite e otite. Com isso, ela pode ser caracterizada como um acúmulo de líquido na região nasal. 

2- Febre 

Outro sintoma muito comum entre os tipos de gripe é a febre, podendo ser alta ou mais branda dependendo da influenza acometida. De modo geral, ela está relacionada a temperaturas de 39°C, proporcionando suor e calafrios. 

Além disso, como grande parte dos sintomas, possuem um maior impacto em crianças e adolescentes, assim como pessoas de maior idade. A febre além de intensa, pode provocar uma sensação de piora de outros sintomas, se tornando um problema ainda maior.

3- Dor de garganta

O terceiro sintoma muito comum em casos de gripe é a dor de garganta. Afinal, se trata de uma doença que afeta diretamente as vias respiratórias, mesmo em casos mais leves como o da influenza C. 

Com isso, a dor de garganta também costuma ser um dos primeiros sintomas de quadros gripais. Desse modo, deve ficar atento a sinais como: maior dificuldade para engolir, desde alimentos a líquidos, acúmulo de pus e vermelhidão na região.

Influenza C

Como prevenir os tipos de gripe?

 

De modo geral, as vacinas de gripe são as principais aliadas da população para o controle dos quadros gripais. Desse modo, além de garantirem sintomas e quadros menos intensos, é fundamental para uma maior possibilidade de imunização.

Com isso, é possível diminuir os riscos de casos epidêmicos, que podem desencadear uma série de complicações na rede de saúde do país. Afinal, com o aumento dos casos e lotação dos leitos, o tratamento fica mais complexo e afeta também outras doenças.

Sendo assim, as vacinas e campanhas de vacinação são essenciais para criar uma população mais resistente às variantes, com casos mais leves. Logo, diminuir probabilidades de internações e até mortes.

Portanto, a melhor forma de prevenir os tipos de gripe é trabalhar a conscientização da população sobre a importância das vacinas de gripe. Assim como, os cuidados com higiene e troca de materiais comuns, como talheres e copos. 

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no texto é possível conhecer os 3 tipos de gripe em circulação no Brasil. Entre eles, o principal e mais conhecido é da influenza A, capaz de acometer humanos e diversos animais, como cães, cavalos e porcos.

De modo geral, estão entre o grupo da influenza A, a gripe suína e a cepa de Darwin, respectivamente conhecidos como H1N1 e H3N2. Já a influenza B possui duas linhagens diferentes, a Victoria e Yamagata, desencadeando sintomas como náuseas e diarréia.

Por fim, o terceiro tipo de gripe é mais leve, a influenza C não tende a gerar riscos de problemas epidemiológicos e grandes complicações nas vias respiratórias. Entre os sintomas de gripe mais comuns, destacamos a coriza, febre e dor de garganta. 

Com isso, para uma maior prevenção de casos mais graves e riscos de epidemias a melhor iniciativa são as campanhas de vacinação. Sendo assim, capazes de proporcionar uma imunização em massa, diminuindo a superlotação dos leitos e quadros gripais graves.

Portanto, agora que você já conhece os tipos de gripe e os principais sintomas, você já sabe a importância da vacinação. Desse modo, procure o posto de saúde mais próximo e mantenha sua vacinação em dia.

Leia também:

Posts Populares

Cadastre em Nossa Newsletter e Receba Conteúdos Exclusivos e Com Prioridade!