WhatsApp Image 2021-10-06 at 19.29.07

Medicina personalizada: conheça essa tendência!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
medicina personalizada

Cuidar da saúde é um imperativo fundamental para se ter qualidade de vida, mas nem sempre é uma tarefa fácil. Contudo, algumas tendências têm surgido para auxiliar nessa perspectiva. Uma delas é a medicina personalizada.

Medicina: um panorama

Muito se fala sobre as mudanças de paradigmas que a humanidade vem enfrentando no curso de sua história.

Esses fundamentos passaram a fazer parte de todas as instâncias da vida social e tem dado alguns insumos para facilitar o cotidiano.

Garantir, portanto, que essas realizações sigam o curso proposto para que, cada vez mais as pessoas tenham acesso a essas tecnologias é um fator fundamental.

Por exemplo, no âmbito da medicina, a dependência química sempre foi um fator dentro do contexto da humanidade.

No entanto, de um tempo pra cá, uma série de possibilidades passaram a ser estudadas a fim de mitigar esses efeitos nocivos.

No caso de instituições que fazem tratamentos para alcoolismo, essa realidade acaba se constituindo como um desdobramento desses aspectos tecnológicos dentro de uma perspectiva médica.

Todos os dias, é fato, as pessoas se deparam com algumas novidades que visam facilitar o seu cotidiano de forma bastante ampla.

Do ponto de vista da medicina, esse é um avanço que é ainda mais recorrente, uma vez que  as necessidades impostas a ela são mais urgentes.

É fato que desde o Egito Antigo existem registros de atividades médicas exercidas pelos seres humanos.

Inclusive, essa é a perspectiva mais longínqua que se tem notícias em relação à medicina de uma forma mais ampla.

No período de Hamurabi como rei da Babilônia, havia até uma legislação específica para essa atividade médica.

Isso ia desde pagamento para pacientes curados até, em outra instância, punição severa para um médico que não conseguisse efetuar a realização da cura de uma mazela.

Em casos mais graves, inclusive, amputa até a mão daqueles profissionais que não conseguem recuperar um paciente.

Esse é um período, no entanto, que dentro de uma perspectiva ocidentalista da filosofia é chamada de místico.

Isso porque atribuía-se toda a capacidade de curas a conhecimentos que iam desde elementos da natureza até uma perspectiva divina.

Medicina como ciência

Foi só na sociedade grega que esses elementos passaram a ter uma perspectiva um pouco mais metodológica dentro de uma perspectiva de ciências da natureza.

O grande nome desse período que, inclusive, é utilizado até hoje como uma referência de código de conduta é o Hipócrates.

Esses aspectos, na verdade, são os que fundamentaram a perspectiva científica que iria se desdobrar dali por diante.

Esse panorama é importante para que se consiga chegar até os dias em que a medicina passou a ser tratada como ciência.

Diante dos avanços tecnológicos, uma série de novas possibilidades foram sendo atribuídas dentro desse contexto.

Isso vai desde uma perspectiva de cura para doenças infecciosas através dos antibióticos até a orientação digital da telemedicina.

Seja como for, é fundamental entender a medicina dentro de todos os seus âmbitos para a manutenção do bem-estar das pessoas.

No caso, por exemplo, do tratamento para dependentes químicos há, hoje em dia, terapias e algumas alopatias que podem ajudar reduzir os efeitos da abstinência.

Como escolher uma especialidade?

Há, dentro de uma lógica medicinal, uma infinidade de possibilidades que acabam dialogando com as especificidades dos quadros de cada paciente.

Diante da complexidade que o corpo humano propõe para o mundo da ciência, torna-se impossível ser especialista em todas as doenças e curas.

Por essa razão, as especialidades acabam sendo fatores decisivos para uma ação objetiva dentro de uma lógica de saúde, seja ela qual for.

Contudo, há, também, uma outra perspectiva medicinal que tem a ver com o clínico geral e suas potencialidades para a resolução de quadros mais gerais e, também, encaminhamentos para especialistas.

Seja como for, a procura por um profissional qualificado precisa orientar uma série de possibilidades para o desenvolvimento da saúde de uma pessoa.

Para facilitar um pouco mais esse esclarecimento, é importante saber quais são as possibilidades que aparecem para que se procure algumas especialidades.

Por isso, apontar para algumas delas pode ser um fator bastante esclarecedor e que pode sanar algumas dúvidas. Algumas delas são:

  • Oftalmologista;
  • Otorrinolaringologista;
  • Ginecologista;
  • Urologista.

Logicamente, há uma infinidade de especialidades e cada uma delas acaba dialogando com algum tipo de problema específico.

Até mesmo dentro dessa lógica compartimentada há, ainda, outras perspectivas dentro de uma especialidade, também.

Entretanto, é preciso apontar para algumas dessas elaborações para que, assim, seja possível seguir com alguns esclarecimentos.

Oftalmologista

Essa é uma especialidade que tem a ver com algumas questões que envolvem a visão e o sistema ocular de uma forma completa.

Nesse caso, é importante procurar esse profissional se for o caso de aparecer algum problema relacionado a esse tipo de situação.

Se, por exemplo, o cuidador de idoso acamado da família perceber que os olhos daquela pessoa estão com uma aparência diferente, esse pode ser o momento de procurar um oftalmologista.

Otorrinolaringologista

Já o otorrinolaringologista tem uma perspectiva muito mais relacionada com o funcionamento interno da face.

Isso vai desde questões que envolvem o ouvido e o nariz até questões como amígdalas inchadas, por exemplo.

Ginecologista

Um médico ginecologista está relacionado com a saúde reprodutiva do útero e outros elementos que compõem a saúde reprodutiva.

É importante que esse profissional seja consultado periodicamente para que seja efetuado alguns exames de rotinas, nesse sentido.

Em caso de gravidez, é importante ter um acompanhamento desse profissional e, também, de outro que tenha um curso de especialização para técnico de enfermagem em obstetrícia para auxiliar nesse acompanhamento.

Urologista

Tal como o ginecologista, ou urologista também está preocupado com a saúde reprodutiva, só que agora sob uma perspectiva do funcionamento das dinâmicas dos órgãos responsáveis pela produção de espermatozóides.

Nesse caso, também é importante sempre está se consultando com esse tipo de profissional, mas, ao passar dos 40, essa pessoa precisa efetuar alguns exames por conta da incidência maior de câncer na próstata.

O que é medicina personalizada

Falar de especialidades é fundamental, mas há uma perspectiva que pode aparecer ainda mais impressionante: a personalização.

Afinal de contas, esse elemento acaba sendo fundamentado através de uma série de perspectivas que levam em consideração a pessoa que está sendo atendida e não os aspectos mais generalistas de uma área da medicina.

Essa orientação médica tem a ver com uma avaliação apurada do quadro genético e das propensões que aquela pessoa tem.

Pilares da medicina personalizada

Para compreendê-la de uma forma mais assertiva, é importante entender onde ela está ancorada para que sua realização seja bem efetuada.

Antecipação

Partindo de mediações genéticas bastante apuradas, é possível entender quais são as tendências daquele paciente.

Diante disso, algumas respostas podem ser dadas a fim de mitigar ou prevenir algumas possibilidades futuras de desenvolvimento de mazelas.

Esse ponto pode orientar, por exemplo, alguma tendência para a calvície e se será necessário um implante capilar para homem.

Personalização

Esse é um dos pontos mais importantes, uma vez que é nele que reside a capacidade dessa medicina ser tão avançada.

A personalização, nesse caso, pode ser um elemento bastante importante para a identificação de padrões genéticos.

Quanto mais apurado for este requisito, melhor será o desempenho daqueles profissionais para a previsão e prevenção de determinadas doenças.

Esse ponto pode ganhar aspectos ainda mais relevantes se houver a possibilidade de aliar essa medicina com atendimento médico domiciliar particular.

Tratamento participativo

Participar do próprio tratamento dentro de uma dinâmica de comunicação clara é mais um elemento que pode personalizar e humanizar a medicina.

Nesse caso, independente da especialidade, esse pilar precisa ser respeitado dentro de toda sua complexidade, uma vez que é ele que vai orientar melhor essa perspectiva.

Benefícios da medicina participativa

Essa é uma perspectiva bastante inovadora e, por isso, há alguns prognósticos importantes quanto a essa perspectiva.

Diante disso, é importante apontar para alguns de seus benefícios mais importantes realizados.

Previsão diagnóstica

Sendo um dos pontos mais importantes quando o assunto é medicina personalizada, a previsão diagnóstica é um dos elementos centrais para a realização dessa perspectiva.

Isso ocorre por conta de uma série de possibilidades de tendências que as avaliações genéticas podem proporcionar para o cotidiano das pessoas.

Saber, por exemplo, quando é o período certo de se efetuar um exame ocupacional periódico acaba sendo decisivo.

Qualidade de vida

Essa perspectiva da medicina personalizada pode trazer alguns elementos diários para elevar a qualidade de vida dos pacientes.

Seja com relação a uma alimentação mais direcionada até, em outra instância, práticas físicas específicas.

Isso, também, pode levar em consideração a rotina de uma pessoa que, por exemplo, está fazendo um curso de motorista de ambulância online.

Seja como for, é importante que todos esses aspectos acabem convergindo em um aumento de qualidade de vida.

Tratamento adequado

Se houver algum diagnóstico em curso na vida de um paciente, é importante que essa perspectiva seja adotada a fim de mitigar um pouco mais esses efeitos.

Sabendo exatamente quais são as predisposições genéticas para o desenvolvimento de uma doença, o profissional responsável conseguirá elaborar um rumo mais assertivo quanto ao tratamento.

Considerações finais

Os avanços tecnológicos sempre foram a tônica do desenvolvimento humano e da medicina de uma forma bastante potencializada.

Passaram-se anos e uma série de perspectivas foram dominando essa área da ciência até que se chegou o momento da medicina personalizada.

Nesse caso, entender quais são os seus desdobramentos acaba sendo um fator decisivo para entender a respeito das potencialidades dessa ferramenta.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia também:

Posts Populares

Cadastre em Nossa Newsletter e Receba Conteúdos Exclusivos e Com Prioridade!