Limpeza é saúde: Os impactos da falta de limpeza para sua saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
limpeza
90 / 100

Limpeza e higiene são dois quesitos essenciais na vida de um ser humano, visto que um ambiente onde as condições não são boas para se conviver, pode acabar gerando problemas de saúde, que em alguns casos se tornam piores com o passar dos anos.

Mesmo em ambientes que possam exigir um cuidado específico com a sua limpeza por conta dos materiais que compõem o meio, como uma sala planejada apartamento ter os pisos porcelanato, a limpeza é um assunto do qual não pode ficar de canto.

Porque não se trata apenas de um visual, trata-se também do bem-estar do indivíduo.

As práticas de limpeza do ser humano passaram por grandes transformações ao longo da história da humanidade, onde em períodos antes de Cristo os gregos e os romanos tinham os hábitos de tomar banho, em alguns séculos depois na Europa, essa prática era rara.

A falta de higiene nos séculos passados renderam na transmissão de doenças com uma maior facilidade, até a descoberta de que desinfetar as mãos antes de realizar partos diminuía a taxa de mortalidade de mulheres. 

A princípio, certos produtos de higiene eram acessíveis apenas para a classe alta, até que com o tempo, e com materiais mais baratos, a classe mais baixa começou a ter acesso aos sabonetes, ainda em um período sem o tratamento sanitário adequado. 

Ao longo dos anos, os atos de limpeza se mostraram cada vez mais eficazes para combater doenças e garantir uma vida mais prolongada sem ingerir bactérias ou fungos que geram, em muitos casos, o óbito. 

botao whatsapp do prime gourmet

Quais os impactos que a falta de higiene causa?

Conviver em um ambiente, faz com que haja a necessidade de uma limpeza constante para um melhor aproveitamento, e quando isso não ocorre, as consequências para o indivíduo podem ser grandes, seja em ambientes residenciais como também, os de trabalho.

Em um aspecto geral dos trabalhadores, a falta de higiene no ambiente profissional pode gerar impactos como:

  • Proliferação de doenças;
  • Mal-estar físico;
  • Abalos psicológicos;
  • Queda na motivação e produção.

Um ambiente de trabalho que não é limpo constantemente, pode fazer com que os frequentadores daquele meio desenvolvam ansiedade e situações de estresse com uma maior facilidade.

Além dos problemas respiratórios, sejam crônicos ou não, que sofrem ainda mais com essa falta de higiene, como asma, rinite e a sinusite por conta do aumento de ácaros, poeira e os fungos, os principais agentes deste tipo de doença.

As consequências de uma empresa sem higiene adequada

Uma empresa não apostar no investimento de uma higienização de estofados de tempos em tempos, pode acabar refletindo no modo como ela será vista pelo mercado e também, pelos seus consumidores.

As consequências da falta de limpeza impactam também na produtividade dos funcionários por conta da saúde afetada, seja em setores de produção como fábricas ou os setores administrativos, um ambiente limpo ajuda no trabalho cotidiano.

A falta de limpeza também transpassa uma falta de segurança para os trabalhadores, porque doenças virais como gripe, alergias e conjuntivite podem se propagar com uma maior facilidade em um local onde não há higiene.

Essa falta de segurança reflete também nos consumidores, que passam a ver o negócio com maus olhos e acaba gerando uma queda nos lucros além da perda de oportunidades por conta da desordem.

Que pode refletir também, no pagamento de indenizações em casos graves de má higiene, principalmente envolvendo setores como o alimentício, saúde e produtos químicos.

Como uma empresa de banho e tosa para gatos ao apresentar condições impróprias por conta da falta de higiene, colocam em risco a vida dos animais bem como, dos funcionários que trabalham nela.

Empresas podem ser multadas e até interditadas quando apresentam falta de limpeza que comprometem os seus trabalhadores e seus clientes, chegando até mesmo ao caso de pagar indenização quando os danos são severos.

As vantagens de um ambiente com limpeza frequente

Estar em um ambiente limpo automaticamente gera uma sensação de conforto, principalmente no trabalho, o que em casos como mesas bagunçadas ou falta de higiene, pode gerar um desânimo e uma baixa produção.

Um ambiente limpo não se torna favorável apenas para os funcionários como para clientes, fornecedores e parceiros que uma empresa possa vir a ter, especialmente em salas de reunião onde as impressões podem ser fatores que se mantêm ou quebram negócios.

A produtividade em um ambiente limpo pode ser algo que fique em alta, principalmente porque os funcionários estarão saudáveis para exercerem as suas funções.

E ter uma empresa cujos hábitos de higiene e limpeza são frequentes, acaba também atraindo mais funcionários que desejam trabalhar nela, o oposto de quando isso não é realizado podendo-os afastar.

Um ambiente de trabalho limpo ajuda também nas relações construídas entre os colegas de equipe, porque não há fatores externos que podem ser um empecilho nestas relações, e sim, se torna um estímulo para que elas ocorram. 

Dicas de como deixar o ambiente limpo

A limpeza dentro de uma empresa pode se começar com os mínimos detalhes, até mesmo com uma organização em uma mesa de escritório e a cortina para sala sob medida ser limpa de tempos em tempos.

Contudo, algumas dicas e ações podem ser postas em um ambiente de trabalho para ajudar com a manutenção do ambiente.

Limpeza de ar-condicionado

A limpeza de equipamentos como ar-condicionado é um fato importante que deve ser sempre verificado, mesmo que a empresa tenha uma inclinação para o ramo de limpeza, como lavagem a seco de cadeiras estofadas

Por ser um equipamento que utiliza filtros, a higiene do ar-condicionado deve ser feita para que não haja acúmulo de bactérias, fungos ou de vírus que podem se espalhar pelo ar quando estiver funcionando.

O que agrava os trabalhadores com problemas respiratórios e até mesmo, ajuda a desenvolver mais rápido nos casos dos que possuem com certa amenidade. 

Um ar-condicionado quando está operando de modo limpo, acaba também gerando uma redução no consumo de energia e com isso, um menor gasto nas contas de luz. 

Organização 

Da mesma forma que um indivíduo realiza a limpeza de colchão encardido com certa frequência para manter o ambiente pessoal organizado e limpo, dentro de uma empresa, também deve haver organização para a higiene.  

Uma técnica que pode contribuir para a organização do ambiente é denominada de 5S, que em tradução, seria os trabalhadores possuírem senso de utilização, ordenação, limpeza, padronização e autodisciplina. 

A organização ajuda a manter a limpeza de uma empresa em dia, principalmente se após algo ser utilizado, ser colocado de volta no local para ser reutilizado e em alguns casos, descartado. 

Isso acaba gerando uma organização para limpeza também, especialmente nas mesas de trabalho onde sem que se dê conta, acaba se tornando um ambiente bagunçado. 

Sendo responsabilidade do funcionário que a ocupa, as mesas de trabalho devem ser limpas com regularidades e reorganizadas, para que a sujeira não gere empecilhos no ambiente do qual a mesa está instalada. 

Podendo ser limpa uma vez por semana assim como um tapete personalizado para loja e evitando pequenos lixos como papéis que não possuem mais utilidade, a mesa de trabalho deve estar em boas condições para que o serviço possa render.

Cuidados com os equipamentos 

Tratando-se de um escritório ou uma sala de reuniões, os móveis que fazem parte da mobília podem acabar se tornando um empecilho quando se trata de saúde e limpeza, especialmente os que estão quebrados, com lascas ou enferrujados. 

A substituição e os cuidados estabelecidos após a compra de novos móveis, pode ser algo ideal e que acaba sendo mais fácil de limpar. 

Da mesma maneira que os equipamentos velhos devem ser descartados, pois colocá-los de canto acaba tornando-os esquecidos e acumulando poeira, além de ser um meio para outros problemas de saúde surgirem. 

Manter a organização e o zelo com os equipamentos são práticas que prolongam a vida deles, e geram menos danos à saúde. 

Considerações finais

Portanto, a limpeza é um fator importante dentro e fora de um ambiente de trabalho por estar diretamente ligada à saúde do ser humano, porque nos casos de ausência, pode acabar despertando doenças.

Em empresas, a falta de higiene pode afastar consumidores por gerar uma imagem negativa e até mesmo, gerar multas pela vigilância sanitária, especialmente as que estão ligadas ao ramo alimentício como terceirização de copa e à saúde.

As vantagens vão além de gerar uma imagem positiva para a empresa, mas também demonstra que há organização e uma preocupação não somente com a saúde dos clientes, como também, dos seus funcionários. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia também:

botao whatsapp do prime gourmet