Mesmo que exista diferença entre psicólogo e psiquiatra, essas áreas atuam em conjunto para curar qualquer desconforto mental. E você pode usar a lista de endereços para procurar um desses profissionais mais perto de você.
A diferença entre psicólogo e psiquiatra está essencialmente na formação e na atuação. Cada campo entende os desconfortos mentais a partir de uma perspectiva. Enquanto os psicólogos atuam entendendo a socialização e a filosofia, o psiquiatra entende as patologias médicas.
E quando se trata de importância, não existe diferença entre psicólogo e psiquiatra. Ambos são essenciais para o encontro da cura mental.
Separamos um conteúdo completo para explicar o que cada um faz e como são as suas abordagens. Confira!
Sumário
O que faz um psicólogo?
A principal diferença entre psicólogo e psiquiatra é que eles atuam em campos da ciência diferentes. A psicologia é uma área das ciências humanas, enquanto a psiquiatria é uma área das ciências biológicas.
O psicólogo busca compreender aspectos mentais como emoções e sentimentos através da socialização de cada indivíduo. Para ele, a raiz dos problemas psicológicos é social, e portanto, precisa de psicoterapias para a cura ou readequação.
Mesmo que ele não ignore aspectos biológicos, o psicólogo considera todos os aspectos sociais, como criação na infância, socialização na escola e eventos traumáticos.
O profissional escolhido vai trabalhar a compreensão da raiz dos problemas a partir da observação em consultório, com sessões que têm a frequência acordada entre psicólogo e paciente.
A psicologia busca o desenvolvimento do autoconhecimento, da inteligência emocional e da autopercepção para que o atendido atinja o bem estar. É um processo terapêutico que pode ou não ter fim.
O psicólogo atende não só quem está com algum adoecimento, mas quem busca se desenvolver completamente.
O que faz um psiquiatra?
A psiquiatria é uma área da medicina. Portanto, os psiquiatras são médicos, ou seja, atuam nas ciências biológicas.
Então, mesmo que sejam áreas relacionadas, a diferença entre psicólogo e psiquiatra começa na formação do profissional. Enquanto psicologia tem duração de no máximo 5 anos, medicina conta com 6 anos mais 4 de residência.
O psiquiatra busca resolver desconfortos ou confusões por meio de diagnósticos que indicam alguma disfunção química no cérebro. A abordagem é fisiológica e medicamentosa.
Ele vai resolver problemas e não atuar no desenvolvimento do paciente como o psicólogo. Para compreender que tipo de medicamento utilizar para equilibrar o indivíduo mentalmente, o médico utiliza de exames de imagem, neurológicos e laboratoriais.
A observação também entra no diagnóstico do paciente, mas diferentemente do que o psicólogo faz, o psiquiatra já diagnostica com o auxílio dos exames.
E mesmo em tratamentos contínuos, a alta é prevista pelo psiquiatra. Assim como qualquer outra área da medicina, ele visa resolver um problema.
Quais as diferenças entre psicólogo e psiquiatra?
É fácil perceber a diferença entre psicólogo e psiquiatra. Principalmente porque um se encontra em vários setores da sociedade, como as escolas. E o outro atende essencialmente nos consultórios médicos.
No entanto, é comum que haja confusão. Já que ambos buscam o equilíbrio mental dos pacientes. Essas são áreas que se relacionam e têm maior efetividade quando trabalham juntas.
Mas, em algumas situações, um se faz mais necessário que o outro. E se ainda resta dúvidas sobre a diferença entre psicólogo e psiquiatra, separamos duas que vão saná-las de vez.
Campo de atuação
O campo de atuação do psicólogo é social. A psicologia por muito tempo foi tida como um campo da filosofia. Justamente porque procura respostas nas vivências dos pacientes.
Essa é uma ciência humana. Não existe diagnóstico de doenças por psicólogos. Ele pode aferir transtornos, mas nunca indica remédios, por exemplo.
Esse é o papel do psiquiatra, que tem como campo de atuação a medicina. A psiquiatria atua com o desenvolvimento de disfunções mentais a partir de desequilíbrios químicos no cérebro.
Para melhorar qualquer problema que seja, o profissional utiliza métodos da medicina comum como exames e introdução de remédios.
Locais de trabalho
Por muito tempo os psiquiatras trabalhavam exclusivamente nos hospitais psiquiátricos, popularmente conhecidos como hospícios.
Atualmente, os psiquiatras atendem em consultórios especializados e também em hospitais com emergência.
Os psicólogos podem trabalhar nas mais diversas áreas. É possível encontrar psicólogos em empresas que proporcionam apoio psicológico aos funcionários, em escolas a sua atuação é obrigatória e em consultórios e hospitais também.
Para quem essas áreas são recomendadas?
Na hora de buscar ajuda psicológica não existe uma cartilha correta que indique qual profissional buscar. A diferença entre psicólogo e psiquiatra nesse sentido é qual é o grau de urgência do seu mal estar.
Em surtos, psiquiatras são mais recomendados por conseguirem estabilizar o paciente rapidamente. No entanto, quem busca se conhecer e entender todos os aspectos da vida, deve procurar um psicólogo primeiro.
Em todo caso, sempre que estiver em contato com um, busque o auxílio do outro. A psicologia e a psiquiatria nunca podem ser vistas como ciências opostas. Elas são colaborativas para o bem comum.
Qual a formação acadêmica exigida para esses profissionais?
Como dito anteriormente, a diferença entre psicólogo e psiquiatra começa na formação. Psiquiatras são médicos, portanto, fazem medicina e se especializam em psiquiatria.
Já os psicólogos fazem a faculdade de psicologia, que dura em média 5 anos e é uma faculdade da área de humanas.
Conclusão
As duas áreas são fundamentais para o desenvolvimento humano, não importa a diferença entre psicólogo e psiquiatra. Quem sente algum desconforto mental deve procurar os dois profissionais.
Então, o mercado está sempre aquecido e deve se desenvolver cada vez mais. E enquanto a medicina exige mais de 10 anos de estudos, a psicologia tem um tempo de duração menor.
Cada profissional tem o seu conselho, e ao final da faculdade deve procurar ter seu registro validado para poder atuar. Os médicos precisam do número do CRM, e os psicólogos do CRP.
Independentemente do campo de atuação, são áreas fundamentais para o desenvolvimento humano.
Portal Saúde
Leia também:
- O que há dentro de uma ambulância?
- Necessidade de ambulância em eventos?
- Quando devo ligar para uma ambulância?
- Existe ambulância particular no Paraguay?
- Precisando de uma ambulância no estado do Paraná?
- Você conhece os equipamentos dentro das ambulâncias
- [GUIA COMPLETO] Ambulância dentro da sua empresa
- Serviço de ambulâncias 24 horas, como funciona? Onde encontrar?