Programas de atualização de clínica pediátrica se tornam vitais aos profissionais da área

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
pediátrica
77 / 100

Nos dias de hoje, cuidar de crianças e adolescentes irá repercutir diretamente e totalmente na qualidade do futuro de diferentes gerações e na sociedade por inteira. Para ter um retorno e uma visão totalmente positiva, é necessário fazer um investimento grande na área da saúde e também na qualidade dos diferentes tratamentos oferecidos nos dias de hoje. E por isso, foi criado o PROPED,  Programa de Atualização em Terapêutica Pediátrica, que tem como objetivo possuir diferentes iniciativas.

De acordo com os pesquisadores de dados atuais, em torno de 50% dos alunos se envolvem nesse tema e pensam em seguir diferentes passos para se tornar um especialista da área.

Apesar de tanto interesse, o mais importante é lembrar que ainda existe uma enorme demanda de pediatras e pessoas qualificadas e interessadas no assunto. A melhor maneira de se aprimorar o conhecimento é vencendo os desafios da atualidade, que é se manter atualizado.

Mas afinal, o que é PROPED?

PROPED é um programa de atualização em Terapêutica Pediátrica, que oferece diferentes conteúdos que lidam de diferentes formas, sejam nas questões físicas quanto emocionais de crianças e adolescentes. Estamos falando de uma população total de quase 60 milhões de pessoas que estão em torno ou abaixo dos 19 anos no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

A globalização e as diferentes inovações tecnológicas trazem diferentes e verdadeiras mudanças no comportamento e na saúde dos jovens. Algumas transformações são totalmente sensíveis e tem um impacto diretamente na atuação dos profissionais que lidam diretamente com esse público. 

Alguns desafios devem ser vencidos pela área da pediatria e de acordo com os artigos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), existem somente duas fases da vida que devem ser ressaltadas. Os primeiros 1 mil dias de vida, que apresentam uma fase importante para o desenvolvimento mental e orgânico da criança e a adolescência até os 19 anos de idade, onde outras várias questões e transformações podem ser observados. 

Quando focamos na primeira fase de uma criança, existem os estímulos do ambiente, a maneira de nutrição e os diferentes cuidados profiláticos que se tem uma importância fundamental garantindo que a criança cresça e seja um adulto capaz e saudável. Uma das formas é a maneira de criar os filhos e os estímulos que são feitos, os quais as crianças são expostas, além de uma própria conduta médica e da atuação do corpo de saúde em geral.

Para se ter uma ideia, segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI), nenhuma vacina conseguiu atingir a cobertura mínima de 95% atualmente no Brasil. Essas informações e esses dados foram amplamente divulgados por canais de notícias que demonstram que algumas doenças erradicadas podem acabar voltando a se assolar na saúde infantil, como a poliomielite, o sarampo, a coqueluche entre outras. 

PROPED apresenta uma abordagem ampla e multidisciplinar

É importante lembrar que o PROPED tem como base apresentar diferentes abordagens: ampla, profunda e multidisciplinar. É mais que necessário encarar a área da pediatria em diferentes aspectos genéricos, obtendo um aprofundamento bastante significativo nas diferentes áreas. 

Algumas das questões e temáticas mais importantes da atualidade são:

– Puberdade precoce;

– Puberdade atrasada;

– Autoimagem e a satisfação corporal;

– Desafios para crianças especiais;

– Problemas do sistema respiratório na infância;

– Patologias;

– Diferentes distúrbios psicológicos e fisiológicos

É necessário mencionar que os maiores pontos dos maiores diferenciais estão na troca de experiência entre alunos e os professores. Ministrando uma pequena tutoria de diferentes assuntos relacionados à pediatria, o PROPED– Programa de Atualização em Terapêutica Pediátrica conta com inúmeros profissionais, que são altamente qualificados e renomados, dentro de diferentes nichos da saúde.

Obtendo uma enorme experiência com professores e dos próprios alunos, contribuindo para uma atuação altamente prática, dentro e fora dos livros e pesquisas, de forma eficiente. Ou seja, o contato com os seus conhecimentos se dá na teoria e na prática.

Algumas questões contidas apenas no PROPED são as que mais necessitam de uma maior atenção. Já que algumas pesquisas relatam coisas que necessitam do desenvolvimento em algumas áreas, um desenvolvimento totalmente diferente e conta com diferentes atualizações em constantes conhecimentos, os profissionais necessitam manter uma diferente ciência para atuar de modo assertivo e responsável. 

PROPED: saúde agora para envelhecer bem

O que muitos não aceitam é que a vida adulta de um ser humano tem uma grande parte de uma responsabilidade de ações que foram tomadas ainda na infância e na adolescência. Não só na parte fisiológica, mas também na parte psicológica começam a ser formadas em diferentes idades e tudo isso depende da evolução do ser humano. Isso faz com que os cuidados com a saúde devam ter uma atenção maior nas primeiras fases da vida. E por isso, os profissionais de diferentes ramos devem sempre se manter atualizados, seja por meio de artigos, estudos e programas como o PROPED– Programa de Atualização em Terapêutica Pediátrica

O que se sabe é que por mais que os pediatras sejam vistos apenas como profissionais em situações clínicas e físicas, devem trabalhar de um modo multidisciplinar, ou seja, devem trabalhar não só no físico, mas também no psicológico da criança e do adolescente. 

Sendo assim, podemos dizer que a pediatria não se resume apenas a parte clínica, já que a mesma pode envolver todos os tipos de profissionais da saúde. Começando desde os primeiros atendimentos em clínicas e hospitais, é preciso oferecer um preparo aprofundado em todas as questões das crianças e dos adolescentes. Esses temas são trabalhados e mencionados nas universidades de uma maneira rápida e sucinta, de uma forma menos aprofundada do que deveria. 

Nesse momento entra a grande importância de continuar mantendo os estudos após o encerramento da graduação. O PROPED tem a finalidade de atender essas demandas, sendo elas profissionais ou não, que são gabaritadas em lidar com a infância e a juventude no Brasil inteiro.

Leia também: