Home / Saúde e beleza / Doenças respiratorias / Saiba diferenciar os sintomas de ansiedade e depressão

Saiba diferenciar os sintomas de ansiedade e depressão

ansiedade

Você provavelmente já enfrentou momentos de ansiedade, certo? Entretanto, é muito importante conseguir diferenciar os sintomas de ansiedade e depressão para serem tomadas as medidas certas para cada situação.

É evidente que ambos estão interligados, entretanto, é possível enumerar algumas diferenças e tratamentos, dentre eles aparece a fisioterapia pélvica que pode trabalhar a melhora da autoestima. 

Portanto, preparamos a seguir um texto com tudo o que você precisa saber sobre sintomas de ansiedade e depressão, assim como todas as causas e tratamentos que as diferenciam. Vale destacar, que tanto ansiedade quanto depressão estão ligados ao fator psicológico.

O que é depressão?

De modo geral, a depressão se apresenta como um transtorno mental que afeta quase 15% da população mundial e se caracteriza por sentimentos contínuos de tristeza profunda

Portanto, a pessoa apresenta desinteresse em realizar tarefas que antes eram prazerosas, ou seja, age de maneira mais apática e quieta, levando lentamente a solidão e agravamento da doença.

Com isso, a depressão pode afetar a vida da pessoa de diferentes maneiras, podendo atingir mais a vida pessoal ou a vida profissional. Por isso, é importante a pessoa se atentar quanto a relação interpessoal e a capacidade e vontade de realizar atividades de rotina.

Além disso, pessoas com quadro de depressão podem desencadear outros problemas de saúde, com isso, é necessário o acompanhamento de perto de profissionais capacitados para amenizar o quadro quanto antes. 

Com isso, estão entre os principais sintomas da depressão a sensação de tristeza profunda, cansaço constante, irritabilidade, dores no corpo, baixa autoestima, perda da libido e ansiedade. 

Causas da depressão

Apesar de ser uma das doenças que mais crescem no mundo, a depressão não possui uma causa específica. Portanto, vale destacar algumas situações que podem desencadear quadros de depressão e que precisam ser analisadas mais de perto.

Com isso, a depressão pode ser desencadeada ou causada por uma tristeza inesperada, como, por exemplo, a morte de algum familiar ou amigo, assim como o término de algum relacionamento ou demissão conturbada.

Além disso, a depressão também pode ter relações genéticas, ou seja, um paciente com pais que já tenham enfrentado a depressão pode apresentar maior predisposição para passar por uma depressão. 

Sendo assim, como fica evidente, estresses emocionais são a grande causa da depressão. Portanto, é muito importante que cada vez mais as pessoas se conscientizem da necessidade de cuidar da saúde mental da mesma maneira que as pessoas procuram cuidar da saúde física.

Afinal, a depressão não é uma doença simples e também inventada por aqueles que não sabem enfrentar por problemas, algo muito levantado por aqueles que desmerecem a existência e gravidade da doença.

O que é ansiedade?

Diferente da depressão, a ansiedade pode aparentar quadros esporádicos que não são necessariamente caracterizados como uma doença. Com isso, a ansiedade pode ser definida como uma tensão antes de algo acontecer.

Essa tensão e ansiedade pode tanto estar relacionada a bons momentos quanto também momentos ruins. Com isso, a ansiedade pode ser desencadeada na tensão pré-apresentação de um trabalho ou até mesmo na realização de um sonho.

Embora a ansiedade, normalmente, não seja prejudicial à saúde, esse quadro pode se transformar em uma doença quando acontece com muita frequência ou quando dificulta a desenvoltura da pessoa na realização das atividades.

De maneira geral, um quadro de ansiedade apresenta os seguintes sintomas: preocupações, tensões ou medos exagerados, sensação contínua de que algo ruim está prestes a acontecer, medo extremo de alguma situação ou falta de controle sobre suas atitudes.

Tipos de ansiedade

Agora que você já compreendeu melhor sobre o que é a ansiedade, você já pode entender melhor três tipos de ansiedade que você ou qualquer outra pessoa pode apresentar. Afinal, cada situação pode provocar uma resposta diferente.

1- Ansiedade moralista

O primeiro tipo de ansiedade apresentada é a ansiedade moralista. Por sua vez, esse tipo tem relação com o medo e receio da pessoa sofrer alguma penalização por ter infringindo algum código moral.

2- Ansiedade real

Já a ansiedade real se caracteriza pelo medo e tensão ao enfrentar situações desconhecidas, como, por exemplo, quando você fica meio ofegante e em alerta ao caminhar por um local desconhecido ou escuro. 

3- Ansiedade neurótica

Por fim, a ansiedade neurótica é o medo de algo que está prestes acontecer, ou seja, a pessoa se mostrar apreensiva para o desenrolar de alguma situação ou atividade, porque não sabe como ela terminará, podendo ser uma prova, por exemplo.

Ansiedade x depressão

Você já percebeu que os sintomas de ansiedade e depressão são sintomas de transtornos mentais. No entanto, a depressão pode ser considerada um transtorno grave, a qual tem relação direta com o humor e condição psíquica do paciente.

Portanto, a depressão afeta a energia da pessoa, transformando seus pensamentos e prejudicando o desenvolvimento de novas ações e atividades. Já a ansiedade se caracteriza por uma condição mais natural da pessoa, que se sente acuada em momentos de tensão.

A depressão necessita de um acompanhamento médico contínuo quando, por sua vez, a ansiedade só apresenta necessidade de intervenção médica quando são apresentados casos bem graves de ansiedade.

Conclusão

Com todas as informações apresentadas é possível compreender os sintomas de ansiedade e depressão, além de entender o que caracteriza cada uma delas e as principais causas e diferenças desses transtornos.

Portanto, é muito importante que cada vez mais as pessoas tenham consciência da necessidade do acompanhamento médico em casos de depressão, assim como o melhor entendimento de toda a população quanto a sua gravidade e até existência.

Além disso, o texto também apresenta que a ansiedade tem um caráter mais natural, no qual o indivíduo está sujeito a enfrentar caso não saiba lidar perfeitamente com momentos de tensão que a vida pessoal e profissional costumam apresentar.

Por fim, tanto a ansiedade quanto a depressão são doenças que existem tratamentos e também são menos complexas de serem tratadas se forem diagnosticadas previamente, por isso é importante conscientizar mais a população sobre o que é ansiedade e depressão.

Leia também:

Marcado:

Deixe um Comentário

Tags