Como o nosso corpo elimina a gordura?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Você sabia que o nosso corpo elimina a gordura por meio da prática de atividades físicas, assim como por meio de outros mecanismos? Basicamente, a gordura é eliminada saindo em forma de água, assim como de gás carbônico. 

A gordura passa a ser queimada, ou seja, utilizada como um combustível quando o nível de glicose cai. Vale lembrar que a glicose é a principal fonte de energia do corpo humano. 

Quando ocorre essa queda de glicose, as células vinculadas à gordura realizam a liberação de triglicerídeos, que possuem o oxigênio, hidrogênio e carbono. Esses triglicerídeos são transformados em ATP, que é a energia utilizada pelo nosso corpo. 

Dessa forma, podemos afirmar que o CO2 é removido pelos pulmões e a água, por meio do suor e da urina. Junto com essa eliminação, o corpo também libera as toxinas que afetam o corpo humano.

Ficou curioso em saber mais sobre como o nosso corpo realiza a eliminação de gordura? Então prossiga a leitura a seguir. 

Mais a fundo no tema 

Você realiza uma corrida para o seu trabalho em uma empresa de impermeabilização de fachadas , tem uma boa alimentação e buscou orientação médica para a perda de peso. Os resultados vão aparecer, pois a gordura está sendo eliminada. 

Agora, é importante compreender como isso funciona de modo metabólico, ou seja, ter o entendimento sobre como funciona o processo de eliminação da gordura. 

É um fato que a gordura pode se transformar em calor ou em energia, mas, essas não são as únicas formas de redução da gordura. Ela também pode se transformar em gás carbônico e até mesmo, em água. 

Quando você elimina o excesso de gordura, que também é conhecido como tecido adiposo, os pulmões serão os responsáveis pela eliminação de gordura que foi queimada.  É como se seu corpo exalava a gordura queimada. 

Estudos mostram que a gordura pode ser expelida por meio da respiração e que o restante pode ser eliminado de outras formas,como por meio do:

  • Suor;
  • Da urina;
  • Das fezes;
  • De lágrimas;
  • De outros fluidos do corpo. 

Ou seja, existem várias formas de eliminação que nosso corpo desenvolveu ao longo da evolução. Vale ressaltar que a gordura não vira músculo e sim, está vinculada à produção de energia.  Vamos entender mais sobre o processo de transformação a seguir!

Entenda como a  gordura pode virar gás e água

Um processo de transformação ocorre quando a pessoa realiza uma corrida para ir ao trabalho em uma empresa de projetos de arquitetura, assim como quando alguém vai à academia. Mas, como isso ocorre? Vamos entender a seguir. 

Quando existe um consumo de oxigênio que é maior, o corpo precisa de mais energia que pode vir de 3 formas: por meio dos carboidratos, da proteína ou das gorduras. 

Geralmente, a gordura não é o primeiro elemento a ser queimado, já que ela é estocada em células adiposas, que são chamadas também de células de gordura. 

Essas células possuem triglicérides, que são compostas por hidrogênio, oxigênio e carbono. Para quebrar essas células de gordura existem algumas reações químicas que precisam ocorrer. 

Com isso, os triglicérides podem se transformar em ATP, que funcionam como um  combustível para o corpo. 

Já as moléculas que são compostas por oxigênio e carbono resultam em água, assim como em dióxido de carbono que vão ser eliminadas pelo organismo, por meio dos pulmões. A água pode ser eliminada pela urina, suor ou pelas fezes. 

Como essa gordura pode ser utilizada? 

Agora que você compreendeu como funciona o processo de queima da gordura quando você realiza um exercício em academia ou indo para o seu trabalho em uma empresa fabricante de portas de alumínio, é importante saber o seguinte. 

Falamos que o corpo pode obter energia por meio dos carboidratos, gordura e proteínas. Mas, como ele sabe quando é necessário queimar a  gordura?

O tipo de exercício escolhido é fundamental para orientar o corpo acerca de onde ele deve buscar energia. Para queimar a gordura é necessário fazer uma atividade de modo constante, assim como intensa.

Ou seja, é importante realizar exercícios aeróbicos, que estimulam o aumento da frequência respiratória e cardíaca. Alguns exemplos desses exercícios são corrida, pular corda, nadar, dentre outros. 

O processo de queima de gordura é mais lento, por isso, a atividade precisa ser prolongada para surtir efeito.

Os males que o excesso de gordura pode trazer

Algumas pessoas possuem uma rotina bastante intensa e às vezes, desenvolvem o sedentarismo, que é o ato de não se movimentar por pelo menos 150 minutos durante a semana. 

Por exemplo, você trabalha em uma empresa de vendas de esquadria de alumínio sob medida e passa o dia todo sentado. Essa pessoa corre o risco de ter um acúmulo de gordura que traz diversos malefícios ao corpo. 

Dentre eles, podemos citar:

  • Obesidade;
  • Problemas respiratórios e cardíacos;
  • Diabetes;
  • Hipertensão arterial;
  • Acidente vascular cerebral;
  • Possibilidade de infarto;
  • Trombose;
  • Varizes. 

Ou seja, a pessoa reduz a qualidade e o tempo de vida por conta do excesso de gordura. Dessa forma, é importante adaptar o seu trabalho em uma empresa de tratamento de água ou qualquer outro setor, buscando realizar a prática de atividade física. Dicas finais para a manutenção da saúde 

A partir do entendimento sobre como nosso corpo elimina a gordura, separamos algumas dicas finais para a manutenção da saúde em seu dia a dia em uma empresa de sistema de aterramento ou em qualquer outro negócio. Desenvolva seu condicionamento físico

A primeira orientação diz respeito à importância de desenvolver condicionamento físico. Quanto maior o condicionamento, mais é a capacidade para queimar a gordura, pois existe um fortalecimento respiratório – relação de oxigênio e gás carbônico que entra e sai do corpo. 

Se houver mais entrada de oxigênio, maior será a queima de gordura corporal. Ou seja, a oxidação de gordura tem ligação à forma como seus pulmões processam oxigênio e gás carbônico. 

E como é possível melhorar o condicionamento físico? Bem, é essencial fazer atividades físicas de modo mais intenso. Isso não quer dizer mais tempo de atividade e sim, mais intensidade na prática dos exercícios. 

A intensidade unida à velocidade para a realização das atividades faz com que você ganhe condicionamento físico. Isso quer dizer que quanto mais rápida for a prática das atividades, maior será a queima de gordura. 

Faça exames médico

A segunda orientação diz respeito à busca por um profissional de saúde, levando em conta a realização de exames para a verificação de como está o seu estado de saúde, assim como é necessário exames para começar a trabalhar em uma loja de valor de vistoria veicular.

O condicionamento físico não é algo obtido da noite para o dia. É necessário tempo para ganhar resistência física e respiratória. Por isso, a realização das atividades físicas depende de uma avaliação médica para identificar quais são as melhores atividades para você. 

Além de buscar um médico para verificar como está o seu estado de saúde, visando realizar as atividades físicas de modo correto, é importante unir a prática de exercícios físicos com uma boa alimentação.

Dieta

O controle nutricional é essencial para conseguir ter uma saúde de qualidade. É essencial controlar qual é o seu consumo de calorias, de modo a reduzir o consumo de alimentos gordurosos, que vão incidir no aumento do peso. 

A dieta é um importante aliado durante a realização de exercícios físicos. Você não pode ter déficit energético, levando em conta a necessidade de consumir alimentos como proteínas e ricos em vitamina. 

No entanto, o controle nutricional é importante também para evitar a perda de massa magra. 

Por isso, a recomendação é realizar a busca por um nutricionista, que fará uma avaliação de como está a sua saúde, de modo a emitir uma dieta que seja personalizada para a sua necessidade. 

Se planeje

A próxima dica diz respeito à realização de um planejamento que seja eficiente para a prática de exercícios físicos. 

Por exemplo, muitas vezes você trabalha em uma empresa administradora de condomínio ou em um escritório e passa boa parte do tempo sentado. Com o cansaço e correria do dia a dia, muitas vezes, as pessoas se tornam sedentárias e até mesmo, têm uma alimentação ruim. 

Com isso, os problemas de saúde podem começar a surgir, como a hipertensão (pressão alta) e a diabetes (aumento dos níveis de açúcar no sangue). 

É importante buscar adaptar à prática de atividade física com uma  boa alimentação diante da sua rotina. Por isso, resumimos algumas dicas a seguir! 

  • Busque aumentar o seu condicionamento físico;
  • Procure um médico para fazer um check up;
  • Busque um nutricionista para fazer uma dieta eficiente;
  • Tenha uma boa alimentação;
  • Adapte sua rotina para não ser sedentário. 

Com essas práticas, você terá mais qualidade de vida, saúde e bem-estar em seu trabalho, assim como em sua casa. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia também: