WhatsApp Image 2021-10-06 at 19.29.07

Entenda por que nossa saúde mental afeta diretamente o desempenho profissional

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
desempenho profissional

De tempos em tempos, estudiosos desenvolvem pesquisas sobre desempenho profissional e a saúde mental dos funcionários. 

Em se tratando de estruturas corporativas e setores produtivos, como fábricas e canteiros de obras, há uma série de fatores e casualidades que podem contribuir para prejudicar a saúde mental no local de trabalho. 

Se não for tratado de maneira adequada, isso pode levar a um quadro de mais estresse, e outros problemas psicológicos.

Fatores que afetam o desempenho profissional

Entre vários fatores, o embate com colegas de trabalho, a pressão desnecessária por parte da chefia e prazos apertados podem ser comuns em uma organização, e acarretar em problemas recorrentes.

Para um profissional em início de carreira, ou que acabou de chegar em uma equipe de trabalho, a hostilidade, a falta de apoio e um treinamento ruim podem ser gatilhos para prejudicar o desempenho profissional e a saúde mental.

Com o cenário da pandemia provocada pela COVID-19, pode-se estender a lista a pressões como trabalhar em home office, as mudanças de rotina para quem segue o modo híbrido, a falta de suporte, entre outros fatores prejudiciais ao desempenho profissional.

A saúde mental pode afetar funcionários de uma empresa de diferentes formas, como:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Síndrome de burnout;
  • Síndrome do Impostor.

Cada problema de saúde mental afeta os indivíduos de maneiras diferentes, e talvez apenas a aula de hidroginástica pode ajudar.

A imprevisibilidade é o que pode dificultar a identificação de um problema de saúde mental, porque um funcionário pode parecer solícito e disponível em um dia e no outro se apresentar cabisbaixo ou mesmo improdutivo.

Saúde mental afeta o desempenho profissional?

Problemas de saúde mental, como a ansiedade, podem fazer com que alguém perca a concentração, tornando muito difícil realizar várias tarefas e atividades do dia-a-dia do trabalho. 

A resistência de um funcionário de uma fábrica de areia de gato biodegradável também pode ser afetada, dificultando o cumprimento dos prazos das tarefas. 

Alguém com ansiedade ou depressão pode sofrer de paranóia, o que significa que mesmo críticas construtivas podem ser levadas para o lado pessoal, acabando por fazer com que duvidem de si mesmos e da competência, prejudicando a confiança e habilidades no futuro.

Em determinados casos, nem sempre é o lado do trabalho físico que é afetado. 

Dessa forma, a dinâmica da força de trabalho, dentro de um escritório ou na linha de produção, se torna menos uma equipe e mais uma competição. 

Quem sofre de problemas de saúde mental pode lutar para interagir com os outros e, portanto, isolar-se. 

Isso causa um enorme bloqueio de comunicação, o que significa que quaisquer problemas em potencial que não são resolvidos podem causar danos duradouros no futuro. 

Da mesma forma, para aqueles que trabalham em casa devido à pandemia, que geralmente rejeitam os colegas, eles precisam se acostumar a trabalhar remotamente, novamente desencorajando a comunicação e forçando-os a trabalhar sozinhos.

Dentro de qualquer escritório, produtora de televisão, a cultura, a atmosfera e a dinâmica geral estão mudando constantemente, o que, para alguém que luta com a saúde mental, pode ser muito difícil. 

A incapacidade de se adaptar em um ambiente em constante mudança pode, realmente, desacelerar o que deveria ser um processo de crescimento natural dentro do negócio. 

Como identificar problemas de saúde mental 

Infelizmente, muitos de nós ainda relutamos em divulgar quaisquer problemas de saúde mental a gestores ou colegas. Isso geralmente ocorre porque temos medo das respostas de outras pessoas.

Por esse motivo, todos devem adotar uma abordagem proativa em relação à saúde mental dos colegas, e se familiarizar com os sinais e sintomas comuns quando surgem os primeiros indícios de problemas, que pode ocorrer em um intercâmbio agências de trabalho.

Esses sintomas nem sempre são óbvios, mas há sinais comuns a serem observados que, quando notados, pode ser chegada a hora de começar a conversa. 

Embora nem sempre sejam indicativos de um problema de saúde mental, ainda é importante descobrir e, por isso, os indícios a seguir devem ser observados quando se trata de identificar  baixo desempenho profissional e problemas de saúde mental.

1. Comportamento atípico

Você pode notar que um membro da equipe não se parece com o habitual. Por exemplo, eles podem começar a chegar tarde, agir de forma agressiva ou ficar estranhamente quietos.

2. Engajamento em baixa

O nível de engajamento de um funcionário pode se mostrar abaixo do esperado, assim como a falta de motivação e dificuldade de concentração não são necessariamente problemas de gerenciamento de desempenho.

Sendo assim, eles também podem ser efeitos colaterais de problemas de saúde mental.

3. Quedas na produtividade

Pessoas com problemas de saúde mental podem parecer desinteressadas, distraídas ou letárgicas. Eles também podem se esforçar para concluir tarefas e mostrar incapacidade de tomar decisões.

4. Mudanças nos comportamentos de sono ou alimentação

Insônia e dificuldade para dormir são frequentemente indicadores potenciais de um problema de saúde mental.

Você também deve ficar atento aos funcionários que começam a faltar regularmente ao almoço, ou se recusam a comer com colegas de trabalho.

5. Desinteresse pelo trabalho ou atividades de rotina

A falta de interesse em atividades, como ir à pizzaria assis, principalmente aquelas pessoas que costumavam gostar, pode ser um sinal de que alguém está de mau humor.

6. Aumento da ausência

Fazer faltas regulares e de curto prazo para situações cotidianas, mas de forma contínua,pode refletir um problema de saúde mental subjacente.

7. Mudanças nos padrões de trabalho

Mudanças nos padrões de trabalho, como faltar com frequência, chegar atrasado ou sair mais cedo, podem ser indicadores de um problema mental subjacente.

8. Medos e ansiedades irracionais 

Medos e ansiedades irracionais são típicos de algumas doenças mentais. Exemplos incluem paranóia sobre colegas de trabalho, assim como ansiedades em torno da segurança no emprego.

9. Retirada de situações sociais

Os funcionários podem começar a se retrair e se isolar dos colegas. Muitas pessoas com problemas de saúde mental sofrem de isolamento, solidão e auto-aversão.

10. Uso indevido de substâncias ilícitas

Para se automedicar, os funcionários podem recorrer ao álcool, drogas ou outros vícios. Isso geralmente é um sinal urgente de que um funcionário precisa de ajuda.

Pratique os primeiros socorros em saúde mental

As empresas podem oferecer um programa de cuidados com a saúde mental para os funcionários, incluindo a disposição de profissionais de gestão e RH (Recursos Humanos).

Os cursos do programa podem incluir primeiros socorros em saúde mental, sendo projetados para ajudar as pessoas que possam passar por uma preocupação, uma crise ou uso de substâncias ilícitas. 

Outras habilidades que o programa pode oferecer aos funcionários incluem habilidades de comunicação e conhecimento de como conectar alguém com problemas de saúde mental aos recursos dos funcionários. 

Gestores prontos para auxiliar funcionários

Muitos profissionais de RH concordam em aumentar a conscientização para que as pessoas no local de trabalho possam perceber quando um colega de trabalho está em crise.

Esse é um passo importante no apoio à saúde mental e desempenho no trabalho em um forno de lastro com vapor, e enfatiza que é fundamental treinar os gestores para fazer isso.

Os gestores devem ter oportunidades de participar de treinamento que lhes dê as habilidades para apoiar aqueles que têm doenças mentais, tanto para o bem-estar da pessoa que precisa de ajuda, quanto para o bem-estar de todos no local de trabalho. 

Esse treinamento deve incluir o conhecimento de que nem todas as doenças mentais dos funcionários podem ser tratadas da mesma maneira, e os gestores precisam abordar cada colaborador como um indivíduo.

Dispositivos de segurança para funcionários

A maioria dos funcionários mantém uma importante ferramenta de saúde mental no bolso, que pode ser acessada sempre que necessário, o celular smartphone. 

Existem muitos aplicativos sobre saúde mental, e que as empresas podem fornecer para aqueles que trabalham para eles, que apoiam hábitos como meditação e exercícios respiratórios, além de fornecer dicas para dormir melhor e aumentar o foco e a criatividade. 

Empresas devem ajudar a prevenir esgotamento

Quando um funcionário tem exaustão emocional, física e mental causada por prolongado estresse excessivo, é provável que fique sobrecarregado e incapaz de atender às demandas de trabalho. 

Entre os sinais mais comuns que indicam o esgotamento laboral incluem baixo desempenho profissional, pouco ou nenhum controle sobre as atividades, na enxerga o reconhecimento ou as recompensas pelos esforços empreendidos, deixando sem qualquer tipo de expectativa.

A empresa, a partir do RH, deve minimizar essas situações para ajudar a evitar o desgaste dos funcionários, e até oferecer férias em um hotel em caetité bahia, ou qualquer outro lugar.

Conclusão

Os funcionários precisam saber que o desempenho profissional está atrelado à saúde mental, e isso é importante para a empresa, tanto que qualquer tipo de tratamento deve ser incentivado assim que um sinal de alerta for acionado. 

Outra responsabilidade por parte das empresas é quanto aos planos de saúde, assim como a cesta básica alimentar, oferecidos aos colaboradores, para que seja incluído, de forma adequada, o cuidado com a saúde mental.

Treinamento, debates e seminários sobre as questões da saúde mental e o desempenho profissional também devem entrar na pauta, sempre que possível. 

Quanto mais esse assunto foi debatido, menor o estigma que as pessoas sentem em torno deles. 

Leia também:

Posts Populares

Cadastre em Nossa Newsletter e Receba Conteúdos Exclusivos e Com Prioridade!