WhatsApp Image 2021-10-06 at 19.29.07

Afinal, qual é a relação entre saúde e sustentabilidade?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
saúde e sustentabilidade

Muitas pessoas estão à procura de uma boa qualidade de vida, mas poucas sabem que saúde e sustentabilidade caminham juntas nessa temática. 

Assim sendo uma inerente a outra, os dois tópicos, quando praticados, promovem uma melhor condição de vida. 

Sendo benéfica não apenas para quem coloca em prática ações relacionadas aos temas, os dois campos também possibilitam para as próximas gerações bem-estar e diversas outras vantagens, mostrando o grande poder que exercem sobre toda a sociedade. 

Dessa forma, quem busca viver bem não deve apenas se preocupar com os exercícios físicos, consumo de açúcar, álcool e outros elementos, mas também com os impactos na natureza que são desencadeados pelas ações dos homens.

Impactos esses que estão presentes em cada hábito do dia a dia, desde a limpeza de prédios até a não separação do lixo reciclável. 

Cada ato, por menor que seja, acaba promovendo uma série de efeitos, muitas vezes não benéficos, no meio ambiente. 

Assim, para ter uma vida saudável é importante aliar os tão conhecidos hábitos, como se alimentar bem, se exercitar, meditar e tantos outros com atos sustentáveis, que nem sempre são tão complexos e difíceis de serem colocados em prática como se pensa.  

A seguir, confira como conquistar qualidade de vida por meio da preservação da natureza.

Leia também: como cultivar morango?

Aliando sustentabilidade e saúde

O conceito de sustentabilidade é bem complexo, pois faz referência a várias áreas, sendo três delas as principais: 

1. Questão ambiental

Dendo práticas das empresas voltadas ao meio ambiente, tais como: preocupação com o aquecimento global, diminuição da emissão de gases poluentes e da poluição do ar, além de outros hábitos.

Pensando nisso, muitas empresas, como empresa de agenciamento de cargas, por exemplo, investem em comitês que irão debater o assunto e procurar medidas benéficas e que sejam sustentáveis para a sociedade como um todo. 

2. Questão social

Que se relaciona a responsabilidade social e o impacto das empresas na sociedade, como assuntos de direitos humanos, segurança no trabalho, diversidade e outros. 

Essa questão está muito presente na mídia e é debatida em diversos fóruns presenciais e também no mundo online, de forma que consiga abranger pessoas de diferentes localizações. 

É comum que grandes organizações fomentem essa discussão em todos os setores. Uma empresa de gestão ambiental, neste caso, pode prestar consultoria para outros empreendimentos que estão engajados nessa luta. 

3. Questão energética

Que se liga diretamente à economia, pois não há energia sem economia e com a falta de desenvolvimento dessa as condições da vida das pessoas não avançam.  

Por isso, muito se fala sobre ter atenção para os eletrodomésticos que fazem parte do dia a dia, como geladeira, ventilador, refrigerador e diversos que causam impacto no meio ambiente.

Assim, manter o hábito de realizar a manutenção preventiva de ar condicionados, por exemplo, é uma ótima forma de ter o controle sobre o impacto desse eletrodoméstico na natureza, de forma que não cause grandes danos. 

A seguir, confira como conquistar qualidade de vida por meio da preservação da natureza. 

Como a saúde se relaciona com a sustentabilidade?

Bem, é muito comum escutar pessoas reclamando do seu estado de saúde. Porém, poucas pessoas sabem que essas reclamações podem diminuir se a população tiver uma mente aberta para os cuidados que geram mais sustentabilidade. 

Doenças respiratórias como rinite, asma, bronquite e até mesmo câncer de pulmão estão relacionados com a poluição do ar. 

Com os gases que são emitidos por grandes indústrias que não possuem consciência verde, pelos carros sem manutenção e muito mais. 

Por causa disso, há grandes filas nos hospitais, filas para realizar exames, como o exame de Covid, e, infelizmente, também ocorrem muitos óbitos em decorrência dessas doenças, que podem ser adquiridas até mesmo pelo contato com a água aparentemente limpa. 

Por isso, é importante que medidas sejam tomadas diariamente para diminuir esse impacto tão negativo e também para resgatar o sentimento de sustentabilidade que está presente nas pessoas, mesmo estando adormecido. 

E essa consciência pode ser gerada com o apoio da grande mídia, do próprio governo, de instituições do terceiro setor e, claro, das escolas, que possuem uma grande influência nas pessoas, principalmente nas crianças, que já irão crescer com essa visão sobre a natureza.

Uma forma simples de iniciar esse processo de resgate do meio ambiente e consequentemente de mais saúde são as seguintes práticas abaixo:

  • Descarte consciente dos resíduos;
  • Controle do uso de papel;
  • Fazer a reutilização da água;
  • Investir em produtos biodegradáveis;
  • Apostar na arquitetura ecológica.

Aparentemente, pode ser difícil pensar em como aplicar esses hábitos, mas os realizando por alguns dias, já é possível entender a sua eficácia não só para o meio ambiente, mas também para a saúde. 

São atitudes simples, mas que possuem um grande impacto e que devem ser realizadas por cada cidadão, de forma que uma corrente bem maior, mais complexa consiga atingir o tão almejado objetivo: maior sustentabilidade.

Para entender melhor essas ações, vamos explicar como colocá-las em prática durante o dia a dia. 

Descarte consciente dos resíduos 

Esse é um hábito que já faz parte do cotidiano de alguns segmentos, como a área da saúde, que pode contar com a cooperativa de drogarias e farmácias para encontrar uma forma certa de descartar o lixo médico. 

Trazendo esse item para as atividades de casa, ele deve estar presente na hora de separar o lixo. 

Sendo assim, não jogar garrafas de plástico e resto de alimentos dentro da mesma sacola, dificultando que cada produto seja reciclado. 

Assim, atenção para o lixo comum e aquele lixo mais tóxico, que possui resto de remédio, agulhas, baterias e outros objetos que são prejudiciais para quem está fazendo a coleta e também para o processo de reciclagem. 

Controle do uso de papel 

Pode parecer difícil, mas é possível estabelecer uma meta de quanto papel será utilizado por dia ou durante a semana. 

Tanto que algumas empresas possuem uma meta para os seus colaboradores utilizarem menos papel durante o expediente. 

Funciona assim: um empreendimento, como assessoria em medicina e segurança do trabalho, estimula que os seus funcionários imprimam novos materiais no verso da folha em branco ou que utilizem papéis que ainda possuem espaço como rascunho.

Assim, em casa, mães, filhos, pais e avós podem fazer o mesmo. Podem utilizar o celular, computadores ou outros apetrechos para anotarem o que acham importante, como a lista do mercado. 

Fazer reutilização da água 

Sabe aquela água que cai do ar-condicionado? Ela pode ser reutilizada para limpar a casa, regar as plantas e ter outras finalidades. 

Assim, é importante ficar atento a água que pode ser realocada para outro uso, de forma que o desperdício seja evitado. 

Investir em produtos biodegradáveis 

Atualmente, há diversos produtos no mercado que possuem um pacto com a natureza, isto é, que foram fabricados com o intuito de se decompor mais rapidamente. Embalagens de suco, salgadinhos, biscoitos e outros fazem parte dessa lista.

Dessa forma, é imprescindível que esses produtos sejam adquiridos no lugar de outros que podem demorar mais tempo para serem dizimados do planeta terra, causando um grande impacto ambiental. 

Apostar na arquitetura ecológica 

Há diversos apetrechos tecnológicos que podem fazer parte de moradias e, com isso, reduzir os efeitos negativos na natureza. 

Um exemplo disso são as casas inteligentes, que contam com um sistema automatizado para realizar as principais funções.

Para entender melhor qual o papel dessas casas no quesito sustentabilidade, é só pensar nas lâmpadas. Elas utilizam lâmpadas mais econômicas e também controlam por quanto tempo elas irão ficar ligadas, evitando o alto consumo de energia. 

E essa tecnologia também pode ser utilizada em outros ambientes, como em hospitais, indústrias, escritórios e qualquer outro que queira transformar o espaço em um ambiente mais saudável e sustentável. 

Para as indústrias, utilizar a automatização é um mar repleto de vantagens. Assim, um exaustor para laboratório funcionará com um tempo mais específico, evitando um consumo exagerado de energia.

Considerações finais 

Portanto, não é fácil desenvolver uma consciência mais verde, que está preocupada com o meio ambiente e com todos os impactos que as ações do homem podem causar na natureza. Entretanto, é um processo que precisa ser estimulado para o bem de todos. 

Quando a sociedade se volta para cuidar do planeta terra, para evitar o consumo exagerado, desperdício e descarte de muito lixo, ela está fazendo um bem para a própria saúde, evitando o surgimento de vírus e doenças que podem levar à morte.

Assim, ter uma vida saudável não se resume apenas em ir a academia ou comer frutas e verduras, é também ter hábitos que não prejudiquem o meio ambiente, ter ações mais conscientes e sustentáveis.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia também:

Posts Populares

Cadastre em Nossa Newsletter e Receba Conteúdos Exclusivos e Com Prioridade!