WhatsApp Image 2021-10-06 at 19.29.07

Placa de bruxismo: quais são os tipos e como funcionam?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
placa de bruxismo

O bruxismo é um verdadeiro problemas para milhares de pessoas que precisam usar placa de bruxismo para a contenção dessa síndrome que não tem uma cura propriamente dita e pode desgastar os dentes do paciente, de tal forma a estragar seu sorriso e causar danos ainda maiores para a autoestima e saúde mental do paciente. 

Dessa forma, é importante lembrar que para ter acesso a essas placas e conseguir realizar um tratamento em relação ao bruxismo, o primeiro passo é procurar um profissional dentista e solicitar as avaliações necessárias, principalmente se o paciente em questão utiliza lente de dente, e depois verificar os melhores tratamentos. 

É importante destacar que nesse sentido, o controle ao bruxismo pode ser uma tarefa que deve ser realizada com múltiplos profissionais como dentistas e psicólogos.

Sendo assim, confira a seguir tudo o que precisa saber sobre essa síndrome para que seja possível minimizar seus efeitos colaterais e ter uma maior qualidade de vida. 

O que é bruxismo?

Apesar de ser uma doença muito conhecida, muitas pessoas ainda não sabem o que é o bruxismo e do que ele se trata.

Pois bem, esse problema nada mais é do que uma síndrome que causa o ranger dos dentes de forma inconsciente de forma constante e excessiva, causando pressão sobre eles e tensão nos músculos responsáveis pela mastigação. 

Dessa forma, para pacientes com prótese dentária ou dentes naturais, essa síndrome acaba desenvolvendo diversos sintomas para além do desgaste dos dentes que por si só causa uma série de doenças bucais. 

Em suma, os sintomas podem envolver dores de cabeça, dor nas articulações da mandíbula ou dor de cabeça ao acordar, além de causar desgaste e amolecimento, trincas ou até fraturas dos dentes.

Por último, mas não menos importante, é preciso saber que o problema pode surgir de forma voluntária ou semi voluntária em prótese fixa ou dentes naturais, durante o sono ou quando o paciente passa por situações de estresse. Esses dois tipos  são conhecidos como bruxismo em vigília e bruxismo noturno.

Quais são as causas e sintomas do bruxismo?

Assim como já mencionado anteriormente, o bruxismo é uma síndrome que pode ser identificada devido aos seus sintomas e ser tratada com placa de bruxismo.

Em suma, esse problema pode ser causado devido a fatores emocionais ou uso de medicamentos, distúrbios neurológicos ou alterações respiratórias, como a apneia e até mesmo devido a questões hereditárias. 

De acordo com alguns estudos, alguns casos de bruxismo também podem ser que o consumo excessivo de cafeína, álcool, fumo  ou o uso frequente de drogas também pode aumentar a recorrência do bruxismo, periodicamente ao longo do dia ou noite,. Além disso, o refluxo também pode favorecer o bruxismo. 

Sendo assim, os principais sintomas são:

  • Ranger os dentes;
  • Apertar os dentes de forma inconsciente;
  • Dores de cabeça;
  • Zumbido no ouvido e incômodo;
  • Dor no pescoço;
  • Dor na região do maxilar e mandíbula;
  • Incômodo nos músculos da face;
  • Sono alterado;
  • Estalos na mandíbula ao abrir e fechar a boca.

O bruxismo requer um diagnóstico feito por especialista, sendo assim, na presença de qualquer sintoma procure um profissional da odontologia.

O que é a placa de bruxismo?

A placa de bruxismo por sua vez nada mais é um acessório, assim como um aparelho invisível, que pode ser feito de acrílico ou silicone que tem como principal objetivo ter um efeito de encaixe com a dentição. 

Dessa forma, a placa pode evitar que haja contato brusco entre a arcada superior e a inferior devido ao ranger de dentes, o que poderia acabar causando desgaste dos mesmos, ou produzir sons, sendo facilmente identificado por meio dos desníveis dos dentes e por meio do desgaste.

Portanto, quando o assunto é placa de bruxismo, é possível contar com dois tipos: placa miorrelaxante para bruxismo em acrílico. (placa oclusal estabilizadora rígida) e as placas para bruxismo macias (silicone).

O que é a placa de miorrelaxante?

Além da placa de bruxismo citadas acima, também existem a placa miorrelaxante que é indicada em casos que o ranger de dentes que estão diretamente ou não relacionadas ao bruxismo, mas afetam a estética, o tamanho e a harmonia dos dentes.

Sendo assim, o ranger de dentes está associado à condição emocional da pessoa, que diante de um episódio de tensão e estresse pode desenvolver esse problema, que pode ou não ser passageiro. Para saber ainda mais, basta pesquisar em qualquer navegador a respeito de facetas de porcelana antes e depois.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Leia também:

Posts Populares

Cadastre em Nossa Newsletter e Receba Conteúdos Exclusivos e Com Prioridade!