WhatsApp Image 2021-10-06 at 19.29.07

Como o blockchain pode ser usado na área da saúde?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
blockchain

A tecnologia blockchain é muito utilizada no mundo das criptomoedas, mas ela pode ser usada em vários outros setores, incluindo a área da saúde.

Este tipo de sistema funciona como um banco de dados avançado que permite o compartilhamento de informações rastreáveis.

Há grandes apostas de que este sistema inteligente e seguro é transformar o setor de saúde e há muitas empresas que já começaram a utilizá-lo.

Atualmente, a rede blockchain é usada para preservar e trocar dados de pacientes por meio de hospitais, laboratórios, empresas de farmácia e médicos.

Seu maior destaque é reduzir a incidência de erros e fraudes em registros de ensaios clínicos, fornecendo registros imutáveis ??de ensaios clínicos e resultados de exames.

Mas não é só isso: a tecnologia habilitada para blockchain pode abordar a mudança de resultados e relatórios seletivos em ensaios clínicos.

Empresas de saúde que já usam este sistema

Quando falamos em criptomoedas, esta tecnologia é interessante por preservar todos os dados de compra, venda e armazenamento de moedas digitais como o Bitcoin, Ethereum, entre outras.

Empresas como a KuCoin explicam ao certo como esse sistema mantém todos os dados da moeda disponíveis para que se tenha o controle de quem tem uma moeda digital, quem vende e compra. Tudo fica registrado.

Com o blockchain sendo usado na saúde, podemos manter e compartilhar informações sobre o estado de saúde dos pacientes e assim avaliar sua melhora com os tratamentos.

Nos Estados Unidos já encontramos sistemas como o Akiri, que opera como uma rede e um protocolo para definir políticas e configurar camadas de dados enquanto verifica as origens e destinos dos dados em tempo real.

Neste caso, o sistema não armazena os dados, apenas faz a otimização e a segurança das informações dos pacientes. Assim, os dados de saúde permaneçam seguros e compartilháveis apenas para pessoas autorizadas.

Já a plataforma BurstIQ inclui informações completas e atualizadas sobre a saúde e a atividade de saúde dos pacientes. Seu objetivo é ajudar a erradicar o abuso de opióides ou outros medicamentos prescritos.

Muitos outros exemplos podem ser usados para mostrar que sim, o sistema blockchain é inovador para a área da saúde e há encontramos casos de sucesso em outros países.

Vantagens da tecnologia blockchain na saúde

O que podemos perceber é que cada sistema utilizará a tecnologia blockchain de uma forma dentro das variações da área da saúde.

Mas algumas vantagens desta ferramenta nós podemos listar a seguir:

  • Controlar o uso de remédios de alto risco;
  • Impedir o acesso de pessoas não autorizadas às informações dos pacientes;
  • Acompanhar tratamentos;
  • Realizar pesquisas entre pacientes;
  • Melhorar a tomada de decisão dos médicos;
  • Oferecer um atendimento integrativo com vários profissionais;
  • Transformar os registros médicos dos pacientes em um sistema descentralizado;
  • Não permitir adulteração nas informações dos pacientes.

Há muitas outras vantagens que a indústria farmacêutica, os laboratórios, hospitais e médicos credenciados poderão usufruir à medida que o blockchain for se tornando popular e cada vez mais utilizado no setor.

Mas por hora, os resultados obtidos são animadores e mostram que em breve esta e outras áreas poderão ter sistemas integrativos ainda mais eficientes e seguros.

Leia também:

Posts Populares

Cadastre em Nossa Newsletter e Receba Conteúdos Exclusivos e Com Prioridade!