WhatsApp Image 2021-10-06 at 19.29.07

Impactos negativos do tabagismo aos nossos dentes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
tabagismo

Entre todos os efeitos conhecidos aos dentes pela prática do tabagismo, o surgimento de manchas ou halitose podem ser considerados os menos graves. A prática do tabagismo é muito mais perigosa para a nossa saúde bucal do que aparenta.

Isso porque, ela pode trazer consequências muito mais graves, como é o caso da manifestação de um câncer na boca.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, do número de mortes anuais 12% estão relacionadas ao tabaco. 

Já no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse número chega a bater 8 milhões de pessoas que falecem por conta dessa prática.

Que além de matar muita gente, também é uma das principais causadoras de problemas bucais, como é o caso da periodontite, do aparecimento de cáries, manchas e halitose. 

Isso sem falar dos cânceres orais, além de prejudicar procedimentos como as facetas de resina.

Danos causados pelo tabagismo

Primeiramente, é importante entender que o tabagismo não se restringe somente ao uso de cigarro. 

Produtos como, charutos, fumo-de-rolo, rapé, tabaco para narguilé e até mesmo os populares dispositivos eletrônicos de fumar são causadores dos danos que são apresentados a seguir.

Danos esses que só podem ser amenizados ou evitados quando não consumindo nenhum dos produtos que contenham tabaco, afinal eles levam aos seguintes quadros:

  • Coloração dental amarelada;
  • Halitose recorrente;
  • Deterioração do paladar;
  • Escurecimento da gengiva;
  • Periodontite;
  • Cânceres orais;

Como dito antes, a melhor maneira de evitar essas situações é justamente evitando o consumo do tabaco ou de derivados dele. 

Porém, uma vez que devido ao seu uso se adquiriu algum dos problemas citados, é importante que se pare imediatamente. Isso porque, ele também dificulta bastante na recuperação ou nos tratamentos odontológicos.

Por exemplo, a periodontite, uma inflamação severa que atinge a gengiva e pode chegar até os ossos maxilares, normalmente já se formam devido ao acúmulo de placas bacterianas, que também podem se formar por conta do hábito de fumar, e assim gera a gengivite.

Como fumar também afeta fortemente a gengiva, o tratamento da gengivite acaba sendo prejudicado e assim, ela evolui para uma periodontite, que é considerada um dos problemas bucais mais graves, podendo inclusive levar à queda de dentes.

Inclusive, vale ressaltar que o tabagismo também dificulta a aplicação de implante dentário antes e depois, fazendo com que o procedimento seja muito mais complicado do que deveria ser. 

Tabagismo e o paladar

Outro dos problemas trazidos pela prática de fumar, é a diminuição do paladar do fumante, onde a fumaça do cigarro afeta diretamente as papilas gustativas, o que dificulta o processo de sentir o gosto dos alimentos. 

Ou seja, o hábito de fumar, além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de cânceres, também deixa os alimentos menos saborosos, porque a nicotina pode causar mudanças funcionais e morfológicas nas papilas gustativas.

Sendo que a recuperação dessa falta de paladar é justamente uma das primeiras mudanças sentidas quando se começa o processo de parar de fumar, isso porque nas primeiras semanas o nosso organismo já começa recuperar as funções das papilas.

Tratamentos afetados

Também não podemos deixar de falar que os tratamentos odontológicos também são fortemente prejudicados. 

Sendo então, um verdadeiro inimigo por exemplo de processos como a lente de dente e os implantes dentários, pois o tabaco atrapalha a osseointegração dos implantes na arcada dentária. 

Além de que devido às substâncias tóxicas da nicotina, as defesas do organismo acabam sendo diminuídas, o que dificulta a recuperação do procedimento, bem como outros processos, como extração, raspagem e cirurgias periodontais.

A questão de aderência aos tratamentos também podem acabar sendo complicadas, isso porque, os preços de implantes dentários e outros procedimentos podem ser um maiores que média, pois se as próteses custam em média de R$1700,00 a R$2900,00. 

Eles podem acabar ficando mais caros por conta do processo de recuperação que provavelmente sua boca irá precisar.

Também acabam sendo afetados o uso de alinhadores ou lente de contato dental, que muitas vezes ficam impossibilitados de ser usados justamente por causa dos estragos serem maiores que a média.

Por fim, por mais que pareça óbvio, os tratamentos dos de câncer também são muito afetados devido ao fumo. Principalmente no caso dos que são orais, como o de garganta, boca, faringe e os de língua.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Posts Populares

Cadastre em Nossa Newsletter e Receba Conteúdos Exclusivos e Com Prioridade!