WhatsApp Image 2021-10-06 at 19.29.07

Dor no peito: Primeiros Socorros e Cuidados com a Saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
dor no peito

A dor no peito pode ter diversas causas e motivos, mas sempre causa preocupação nas pessoas que as têm, principalmente se ocorre com frequência ou mais aguda.

Mas quais podem ser as causas de dores no peito? Vejamos neste artigo, as possíveis causas, mas lembre-se, se sentir alguma dor ou desconforto, procure seu médico.https://www.youtube.com/watch?v=aC9O0UJhcyo&t=2s

botao whatsapp do prime gourmet

Problemas Cardíacos

Causas de dor torácica podem variar de pequenos problemas como indigestão ou estresse para emergências médicas graves, como ataque cardíaco ou embolia pulmonar. A causa específica da dor torácica pode ser difícil de interpretar.

Pode ser difícil encontrar a causa da dor no peito, especialmente se você nunca teve sintomas antes. Mesmo os médicos podem ter dificuldade em decidir se a dor torácica é um sinal de ataque cardíaco ou algo menos grave, como a indigestão.

Problemas mais leves causados por indigestão, má circulação ou ansiedade, podem ter tratamentos mais simples, como bons hábitos e pulseiras magnéticas.

Se você tiver dores de tórax inexplicadas que duram mais de alguns minutos, procure atendimento médico imediatamente e não tente diagnosticar a causa por si mesmo.

dor no peito

Ataque cardíaco

Um ataque cardíaco ocorre quando uma artéria que fornece músculo cardíaco com oxigênio é bloqueada. Um ataque cardíaco pode causar dor no peito durando alguns minutos ou mais, ou pode ser silencioso e não causar sinais ou sintomas.

Muitas pessoas que têm um ataque cardíaco têm sinais de alerta horas, dias ou semanas de antecedência. O primeiro sinal de aviso das artérias cardíacas bloqueadas pode ser episódios persistentes de dor no peito, começando quando você está fisicamente ativo e aliviado pelo repouso. Em um ataque cardíaco, no entanto, esses sintomas ocorrem mesmo sem atividade física.

Não, nenhum ou todos os seguintes sintomas podem ocorrer em um ataque cardíaco:

  • Pressão desconfortável, inchaço ou espremer dor no meio do peito mais do que alguns minutos
  • A dor se espalha nos ombros, costas, pescoço, mandíbula ou braços
  • Sonolência, desmaie, transpiração fria, náusea ou falta de ar

Se você ou qualquer outra pessoa deve sofrer um ataque cardíaco:

  • Ligue para 190 ou atendimento médico de emergência. Não tome os sintomas de um ataque cardíaco. Se você não tem acesso a serviços médicos de emergência, um vizinho ou amigo o leva ao hospital mais próximo. Dirija apenas como último recurso e perceber que a condução irá colocar em risco você e outros se sua condição de repente piorar.
  • Mastigue uma aspirina normal. A aspirina reduz a coagulação do sangue, o que pode ajudar o fluxo sanguíneo através de uma artéria estreitada que causa um ataque cardíaco. No entanto, não tome aspirina se você é alérgico a aspirina, tem problemas de sangramento ou está tomando outro medicamento para diluir o sangue, ou se o seu médico lhe disse antes que não deveria.
  • Tome nitroglicerina se for prescrito. Se você acha que teve um ataque cardíaco e seu médico lhe receitou nitroglicerina de antemão, leve-a conforme indicado. Não tome a nitroglicerina de outra pessoa.
  • Comece uma ressuscitação cardiopulmonar na pessoa que sofre de um ataque cardíaco quando solicitado. Se a pessoa suspeita de ter um ataque cardíaco é inconsciente, um bombeiro ou outro profissional médico de emergência pode recomendar que você comece a CPR. Se você não recebeu treinamento em CPR, os médicos recomendam apenas realizar compressões de tórax (cerca de 100 a 120 compressões por minuto). O expedidor pode ensinar-lhe os procedimentos corretos até chegar a ajuda.
  • Se um Desfibrilador Externo Automático (AED) estiver disponível imediatamente e o assunto estiver inconsciente, siga as instruções para o uso do dispositivo.

Angina

dor no peito

Angina é dor torácica ou desconforto causada pela diminuição do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco. O termo angina é comumente usado se você já foi diagnosticado com doença cardíaca.

A angina é chamada estável ou instável. A angina estável pode ser persistente, a dor torácica recorrente que geralmente ocorre no esforço e é relativamente previsível. Angina instável ocorre quando a dor torácica é repentina, nova ou diferente do padrão típico e pode indicar um ataque cardíaco iminente.

A angina é relativamente comum, mas pode ser severamente diferenciada de outros tipos de dor torácica, como dor ou desconforto na indigestão.

Se você tem angina com qualquer um dos seguintes sinais e sintomas, isso pode indicar uma condição mais grave, como:

  • Dor nos braços, pescoço, mandíbula, ombro ou costas na dor no peito;
  • Náusea;
  • Fadiga;
  • Falta de ar;
  • medo;
  • transpiração;
  • Tonturas ou desmaios.

A gravidade, duração e tipo de angina podem variar. Se você tem dores no peito novas ou em mudança, estes sintomas novos ou outros podem indicar uma forma mais perigosa de angina (angina instável) ou um ataque cardíaco. Se sua angina piora ou muda, procure ajuda médica imediatamente.

Embolia pulmonar

dor no peito

A embolia pulmonar ocorre quando um coágulo de sangue – geralmente da perna ou veias pélvicas – se une a uma artéria pulmonar em seus pulmões. O tecido pulmonar fornecido pela artéria não é adequadamente perfundido, resultando em problemas de oxigenação do sangue. Isso torna mais difícil para os pulmões fornecer oxigênio ao resto do corpo.

Sinais e sintomas da embolia pulmonar podem ser:

  • Dor no peito repentino e afiado, muitas vezes acompanhada de falta de ar;
  • Falta de ar repentina e inexplicável, mesmo sem dor;
  • Batimento cardíaco rápido na falta de respiração;
  • Temor severo;
  • Suor inexplicável;
  • Inchaço de apenas uma perna causada por um coágulo de sangue na perna.

A embolia pulmonar pode ser fatal. Se você tem sintomas de embolia pulmonar, procure ajuda médica imediatamente.

Dissecção aórtica

dor no peito

Uma dissecção aórtica é uma condição séria em que uma lágrima se forma na aorta interna, o grande vaso sanguíneo que sai do coração. Através desta lágrima, o sangue entra na camada média da aorta, fazendo com que as camadas interna e média se separem (dissecam). Quando o canal cheio de sangue atravessa a parede aórtica externa, a dissecção aórtica geralmente é fatal.

Os sinais e sintomas típicos são:

  • Dor repentina, severa ou dorso superior, muitas vezes descrita como rasgando, rasgando ou cortando que irradia para o pescoço ou para trás;
  • Inconsciência (desmaie);
  • Falta de ar;
  • Dificuldade repentina a falar, perda de visão, fraqueza ou paralisia de um lado do corpo, por exemplo, acidente vascular cerebral;
  • transpiração;
  • Pulso fraco em um braço sobre o outro.

Se você notar algum desses sinais ou sintomas, eles podem ser devidos a dissecção aórtica ou outras condições médicas graves. Procure atendimento médico imediatamente.

Pneumonia com pleuresia

dor no peito

Sinais e sintomas comuns de pneumonia incluem dor torácica acompanhada de calafrios, febre e tosse, que podem causar expectoração sangrenta ou mal cheirava. Quando a pneumonia ocorre com a inflamação das membranas que circundam os pulmões (pleura), inalação ou tosse pode causar desconforto no tórax significativo. Esta condição é chamada pleurisia.

Uma indicação de pleurisia é que a dor geralmente é aliviada temporariamente mantendo a respiração ou pressionando o peito dolorido. Isso geralmente não se aplica a um ataque cardíaco.

Se você foi recentemente diagnosticado com pneumonia e depois apresenta sintomas de pleurisia, consulte o seu médico ou procure imediatamente um médico para determinar a causa da dor no peito. Pleurisia sozinho não é uma emergência médica, mas você não deve tentar fazer o diagnóstico sozinho.

Dor no Peito

Um dos tipos mais comuns de dor torácica inofensiva é a dor na parede torácica. Um tipo de dor na parede torácica é a costocondose. Provoca dor e ternura dentro e ao redor da cartilagem que junta suas costelas ao seu esterno.

Na costocondrite, pressionar alguns pontos ao longo da borda do esterno muitas vezes resulta em delicadeza considerável nessas pequenas áreas. Se a pressão de um dedo provoca dor torácica semelhante, é improvável que uma condição grave, como um ataque cardíaco, seja a causa da dor no peito.

Outras causas de dor torácica são:

  • Músculos do tórax devido ao uso excessivo ou tosse excessiva;
  • Musculatura peitoral sangra por lesão menor;
  • A curto prazo, ansiedade súbita com respiração rápida;
  • Úlcera péptica;
  • Dor do trato digestivo, como refluxo, úlcera gástrica ou dor da vesícula biliar, que podem se sentir semelhantes aos sintomas de infarto do miocárdio;

Leia também:

botao whatsapp do prime gourmet

Posts Populares

Cadastre em Nossa Newsletter e Receba Conteúdos Exclusivos e Com Prioridade!