WhatsApp Image 2021-10-06 at 19.29.07

4 vantagens e desvantagens da telemedicina

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
telemedicina

A Telemedicina é uma das maiores inovações do novo cenário mundial, no qual as pessoas se voltaram cada vez mais à tecnologia e às modalidades remotas de atendimento e de trabalho. Entretanto, os aspectos dessa novidade possuem duas pontas.

botao whatsapp do prime gourmet

Dessa forma, pensar fornecer esse tipo de serviços aos pacientes, tais como os serviços de uma enfermeira particular, deve ser realizado cautelosamente, visto que cada um destes têm suas peculiaridades. 

É necessário levar em conta, portanto, que o atendimento remoto é uma novidade bastante interessante e muito benéfica aos que ela desfrutam, mas que não está à disposição de todas as pessoas.

Por esse motivo, e para que se possa relevar os aspectos até mesmo das vantagens de um pass through hospitalar num contexto de telemedicina, será de grande utilidade trazer neste texto o assunto dos atendimentos médicos feitos de forma remota.

Por meio deste artigo, serão disponibilizadas duas listas. Em uma estará contida quatro vantagens do uso desse tipo de recurso para atender à distância, enquanto na outra estarão quatro desvantagens que se sucedem na telemedicina.

Desse modo, será possível abordar de forma ampla e completa esse assunto, mostrando como a tecnologia pode ajudar a salvar muitas vidas, estando presente até mesmo em uma casa de repouso para senhoras.

Quais são as vantagens da telemedicina?

De forma prática e objetiva, o primeiro aspecto que vem à mente quando o assunto é tecnologia e atendimento médico é que, no atual momento do mundo, não haveria mais como existir uma coisa separada da outra.

No que diz respeito aos atendimentos da tendência remota de atendimento médico, a primeira coisa que se pensa é que a ideia é muito boa.

Para que se torne mais simples e para que se possa ir direto ao ponto, será interessante citar quatro vantagens concretas dessa abordagem:

  1. Otimização do acesso à saúde;
  2. Aceleração do diagnóstico;
  3. Proporcionamento de tratamentos mais simples;
  4. Maior economia financeira.

Antes mesmo do momento social e sanitário que o mundo vive hoje, a telemedicina já era abordada por impactar um problema bastante comum e desafiador no sistema de saúde, que é justamente o seu o acesso.

Para que se possa ter uma ideia, nos Estados Unidos, mais de trinta estados já estavam autorizando o uso da consulta virtual no ano de 2019, sendo que setenta e seis por cento dos hospitais disponibilizavam a tecnologia para a realização de consultas e exames.

A metodologia torna possível o acesso a hospitais mais remotos ou áreas habitacionais mais longínquas. Em vez de uma pessoa doente se deslocar quilômetros a uma consulta, ele somente se esforça para ligar o celular e se conectar com um doutor.

Além do mais, é importante levar em consideração que pacientes que são diagnosticados precocemente na grande maioria dos casos precisam de tratamento menos complexos.

Junto a isso, não se pode deixar de levar em conta a diminuição da taxa de mortalidade. A telemedicina possibilitou o acesso mais ágil e eficaz às pessoas que optavam por ir ao pronto socorro, por exemplo, apenas quando o quadro se agravava.

Mesmo uma orientação psicossocial pode ser realizada virtualmente. Dessa forma, vê-se que mesmo os campos da saúde cuja acessibilidade é remota são alvos da telemedicina.

Além do mais, essa forma de medicina é economicamente mais viável, pois não faz com que as partes envolvidas dispensem dinheiro com viagens médicas e gastos extras.

O não desperdício de tempo também é uma grande vantagem da telemedicina, uma vez que não existe necessidade de esperar atendimento em sala de espera ou mesmo de um deslocamento desnecessário

Em virtude disso, essa modalidade é reconhecida por ocasionar uma grande economia de tempo aos envolvidos.

Um bom exemplo disso é a possibilidade de esperar pela consulta ainda trabalhando e parar apenas no momento que a consulta de fato ocorre.

É possível ter acesso à consulta no conforto da própria casa.

Aos profissionais da saúde, a telemedicina é, efetivamente, um ótimo controlador de acesso hospitalar, pois permite, para além dos pontos supracitados, mais segurança aos envolvidos numa consulta.

Em crescimento no Brasil, a medicina remota tem ganhado cada vez mais profissionais das mais distintas áreas, e isso fornece diversas vantagens ao consumidor, que pode escolher, independentemente da localidade, o médico que mais lhe agrada.

Ao contrário de ocasiões em que o paciente ficava preso ao local no qual residia, hoje a telemedicina tem uma variedade grande de opções em distintas localidades, até mesmo fora do estado a que um indivíduo pertence.

É possível optar pelo tipo de atendimento desejado, assim como a escolha do médico, uma vez que existe uma maior gama de especialidades disponíveis para escolher.

Não é mais preciso enfrentar longas distâncias para fazer uma consulta com médicos específicos no tratamento de determinado problema.

Para os pacientes com enfermidades crônicas, a grande vantagem é a realização de consultas com o médico que acompanha o seu tratamento com uma maior frequência, e a possibilidade de qualquer intervenção necessária em condições emergenciais.

Para citar um exemplo, é possível imaginar que um paciente faz uso de um remédio controlado e acaba necessitando da troca da medicação. E, nessa situação, ele descobre uma alergia, ou então não se adapta ao novo medicamento.

De forma imediata, o médico que o acompanha pode realizar a troca do remédio sem ocasionar maiores prejuízos ao indivíduo, com a mesma praticidade que um ortopedista poderia indicar uma joelheira para firmar o joelho, por exemplo.

Mas quais são as suas desvantagens?

Nem tudo é perfeito na medicina, e nenhum tipo de atendimento ou abordagem vai conseguir atingir o nível máximo de excelência.

Por esse motivo, é necessário pontuar também que os atendimentos remotos possuem algumas grandes desvantagens. E entre elas, é possível citar quatro:

  1. Necessidade de uma maior profissionalização dos médicos;
  2. Falta de cobertura das seguradoras;
  3. Pacientes com fraco acesso à internet;
  4. Equipamentos precários.

Se essa modalidade de atendimento só tivesse benefícios, ela certamente estaria sendo usada em peso pela maioria dos departamentos de saúde, e seria tão popular mesmo, por exemplo, às empresas que fazem exame admissional.

O atendimento virtual não se adapta a todos os indivíduos ou situações. E, se for comparado à abordagem tradicional, ela pode trazer algumas desvantagens.

Para hospitais e médicos, a medicina remota requer um treinamento adicional. Dessa forma, o custo de tempo e dinheiro acaba crescendo, a fim de treinar especialistas para compreender os novos termos técnicos.

Alguns médicos podem precisar se adaptar totalmente a nossa modalidade. Além do mais, existem outros desafios na contratação para a atuação por meio da telemedicina.

Outro ponto a ser destacado é que nem todas as seguradoras têm cobertura para essa modalidade. No Brasil, somente vinte e seis estados requerem a cobertura.

Existem algumas restrições técnicas. Nem todos possuem acesso à internet ou mesmo dispõem de câmera ou microfone de qualidade. Caso os equipamentos não estejam em ótima condição, o atendimento certamente é prejudicado.

Conceito e funcionamento da telemedicina

O termo telemedicina possui a sua origem na palavra grega tele, que quer dizer distância. Também é utilizada para formar os prefixos dos termos telefone, televisão e outros parecidos.

Assim, a modalidade abarca toda a prática médica feita à distância, independentemente do material utilizado para essa prática.

A abordagem tem origem em Israel e é bastante utilizada nos Estados Unidos, bem como no Canadá e nos países da Europa.

Desde o seu princípio, na década de cinquenta, a medicina à distância mudou e avançou bastante, sobretudo com a popularização das atividades realizadas estritamente pela internet

Isso de forma que até mesmo uma aula de alongamento medicinal pode ser assistida pela internet hoje.

Antes, eram poucos hospitais que faziam uso de televisões para chegar a pacientes em lugares remotos.

Mas com o avanço dos canais de comunicação, o contato entre médico e paciente ou entre os técnicos de saúde ficou mais simples e objetivo, de forma que a relação e a troca de dados foi ampliada.

O atendimento médico à distância foi imprescindível para desafogar os pronto-atendimentos, possibilitar o monitoramento de pacientes que estavam confinados em casa e fazer contatos entre médicos intensivistas e médicos clínicos-gerais nas UTIs.

Aqui, entra também o ponto da chamada Inteligência Artificial, que é considerada uma área de pesquisa que faz uso de recursos tecnológicos capazes de proporcionar mecanismos e dispositivos que podem reproduzir a capacidade do ser humano de solucionar problemas.

Esse procedimento, quando aplicado à saúde, trouxe inúmeros benefícios. Além disso, a telemedicina é um dos segmentos que avançou bastante com os recursos da IA, principalmente na automatização e estipulação das prioridades médicas.

Considerações finais

Todas as vias para o progresso de uma ciência possuem os seus polos positivos e negativos que precisam ser igualmente avaliados.

Através do conhecimento das duas faces da telemedicina, é possível utilizar esse tipo de abordagem com uma maior eficiência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

botao whatsapp do prime gourmet

Leia também:

Posts Populares

Cadastre em Nossa Newsletter e Receba Conteúdos Exclusivos e Com Prioridade!