Saúde capilar: cuidados para o cabelo crescer rápido e saudável

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
cabelo
81 / 100

Alimentação balanceada, cuidados com a hidratação do corpo e dos fios e uso de suplementos capilares podem ajudar no projeto Rapunzel

Cabelos longos, brilhantes e hidratados. Essa poderia ser a descrição de uma personagem bem conhecida: a Rapunzel. Para além da fantasia, centenas de mulheres procuram dicas e métodos eficientes para conquistar um cabelo digno de conto de fadas.

Alimentação balanceada, cuidados com a hidratação do corpo e dos fios e o uso de suplementos capilares. Afinal, o que realmente contribui para a obtenção de cabelos saudáveis e visualmente bonitos?

A resposta pode variar e é composta por uma série de cuidados que devem ser praticados no dia a dia, como será possível observar adiante.

botao whatsapp do prime gourmet

Cabelo longo e saudável: genética X cuidados

A genética é responsável por determinar os principais traços físicos de um indivíduo: cor dos olhos, cor dos cabelos, altura e estrutura corporal. Mas você sabia que a genética também é capaz de influenciar no comprimento dos fios?

A predisposição genética indica até onde os cabelos podem crescer de forma saudável, mas isso não significa que os cuidados adotados no dia a dia não influenciam no tamanho e na agilidade do crescimento dos fios.

Quanto mais cuidados forem adotados, mais saudável o cabelo estará, evitando a quebra dos fios e, consequentemente, fazendo com que os cabelos fiquem mais curtos por um período de tempo prolongado.

Dicas para conquistar um cabelo digno da Rapunzel

Independentemente da ajuda genética, é importante colocar os cuidados capilares básicos em prática. Assim, além de conquistar fios mais longos, é possível manter a saúde do cabelo, evitando quebras, a necessidade de cortar os fios ou o aspecto de cabelo mal cuidado.

É importante lembrar que apenas um cuidado isolado não é capaz de transformar os cabelos. Portanto, quanto mais atenção for dedicada a incluir essas práticas na rotina, maiores são as chances de conquistar um cabelo longo, brilhante e saudável.

Alimentação balanceada

Esse é um ponto essencial para manter a saúde do corpo e, consequentemente, dos cabelos. Manter uma alimentação equilibrada no dia a dia, com legumes, verduras, proteínas e carboidratos, é essencial para evitar danos aos fios.

Algumas doenças, como a anemia, também podem contribuir para deixar os cabelos mais fracos. Por isso, é importante se atentar à alimentação e aos sinais que os cabelos podem dar!

Hidratação, por dentro e por fora

Quando o assunto é hidratação e cabelos, logo vem à mente a imagem de um pote de creme, não é mesmo? Tão importante quanto esse tipo de hidratação, é a hidratação do corpo! Consumir, ao menos, 3 litros de água por dia pode ajudar tanto na saúde física quanto no bem-estar e na boa aparência dos fios.

Rotina de higiene

A rotina de higiene dos fios também pode afetar a saúde dos cabelos. Para estimular o crescimento, massageie o couro cabeludo durante as lavagens. Evitar dormir com o cabelo molhado, lavar os fios em dias alternados e investir em produtos de qualidade são outros cuidados que podem colaborar para um cabelo mais saudável.

Bonés e acessórios

O uso de bonés e outros acessórios pode tornar o look mais estiloso, porém, é preciso ter cuidado. Para não afetar a saúde dos cabelos, é importante evitar itens que abafem os fios por longos períodos e acessórios muito apertados, como elásticos e presilhas.

Exposição ao sol

O sol pode se tornar um inimigo para quem busca ter cabelos longos e saudáveis. Para evitar os danos, é importante investir em um bom protetor térmico e em óleos reparadores para recuperar a saúde das pontas.

Suplementos capilares

Aliado a todos esses cuidados, é possível investir nos suplementos capilares. Disponíveis no mercado nos mais diversos modelos e preços, esses suplementos colaboram para o crescimento dos fios e a saúde dos cabelos e unhas. Antes de começar a tomar os suplementos, é importante ler atentamente as recomendações e seguir à risca as orientações do fabricante!

Leia também:

botao whatsapp do prime gourmet