Saúde bucal infantil: a importância de escovar os dentes corretamente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
saude bucal
80 / 100

Descubra como incentivar seus filhos a fazer a higiene bucal de forma correta

A saúde bucal é um assunto muito relevante para todos, mas principalmente para as crianças. Elas estão na fase de aprender e de entender o que devem ou não fazer e como. Por isso, incentivar a higiene bucal é fundamental; contudo, é claro, é preciso ensinar de forma divertida, com brincadeiras, com uma rotina prazerosa e com uma necessaire infantil supercriativa.

A boca é parte do corpo em que se inicia o processo digestivo, logo é muito importante para a saúde. Ao todo, na vida adulta, são 32 dentes presentes nela, além da língua, da gengiva, do palato e da bochecha. A saúde bucal e o cuidado com a boca e com os dentes estão interligados.

Desde a aparição do primeiro dente, é preciso redobrar os cuidados com a saúde da boca como um todo. É preciso incentivar a limpeza e a rotina para que, no futuro, a criança e o adulto possam manter os dentes e a boca saudáveis.

botao whatsapp do prime gourmet

A rotina começa na infância

Como falamos, desde novos, é preciso incentivar o cuidado e a cautela ao cuidar dos dentes. Já no primeiro dentinho do bebê, é preciso limpar e seguir alguns cuidados básicos. É necessário limpá-lo com uma gaze ou com uma escovinha bem macia, própria para a idade.

Quando o neném começa a crescer e a se alimentar com mais diversidade, é preciso escovar os dentinhos com o produto adequado, como uma pasta de dente ideal para a idade, com uma concentração menor de flúor, por exemplo.

A partir daí, já é possível acostumar a criança com o hábito de escovar os dentes três vezes ao dia, a fim de que ela se sinta confortável e de que faça desse ato uma rotina.

Vale destacar que crianças que têm dentes fortes e saudáveis provavelmente serão adultos com a dentição permanente em bom estado e sem grandes problemas. Por isso, é importante manter a higiene desde os primeiros meses de vida.

Dicas para os pais: como fazer meu filho gostar de escovar os dentes?

Antes de tudo, vale dizer que, na infância, é papel dos pais a responsabilidade de educar e de ensinar os pequenos a fazer a higiene e a cuidar da dentição. Criar bons hábitos, ensinar a rotina e falar sobre o assunto são ações fundamentais.

Além disso, também é importante ensiná-los a ter uma alimentação saudável e equilibrada, sem excesso de açúcares e de outros ingredientes que possam prejudicar os dentes. Levá-los ao dentista regularmente para fazer limpeza e aplicação de flúor também ajudará muito no futuro.

Criando uma rotina prazerosa

A primeira dica é criar um momento de alegria e de diversão na hora de escovar os dentes. Não faça da rotina uma obrigação ou uma hora desagradável do dia.

Brinque com seu filho, mostre a ele como fazer, deixe que ele te imite e vá ensinando aos poucos, dia após dia, a fazer a escovação de forma correta.

Vale também colocar uma música de fundo, rir, brincar, dançar e cantar, para que ele se sinta feliz e para que o momento seja divertido e prazeroso.

Pasta de dente adequada

Existem diversas opções de pastas de dente para crianças. Algumas são específicas para a idade, outras têm cores e sabores diferentes.

Que tal levar seu filho para escolher a pasta dele com você? Ou, então, compre algumas opções e deixe que ele pense em qual usará naquele dia. Dando a ele o poder da escolha, ele se sentirá mais confiante para o momento da higiene bucal e ficará mais contente com o resultado.

Necessaire para sair

Muitas vezes, na escola, na creche ou até mesmo na rua, há a hora de escovar os dentes. Por isso, incentive as crianças a arrumar a necessaire, colocando todos os itens essenciais.

Procure bolsinhas de que a criança goste, com temas, com desenhos e com estampas com as quais ela se identifique. Ensine-a a higienizar e a guardar tudo de forma correta após o uso, a fim de evitar o contágio com bactérias externas.

Leia também:

botao whatsapp do prime gourmet