Melhorando a dor nas costas e a flexibilidade com Fisioterapia Aquática

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
fisioterapia
81 / 100

A fisioterapia aquática, também conhecida por hidroterapia, possui várias vantagens pontuais para os seus adeptos, como uma melhora significativa na dor nas costas e também na flexibilidade do indivíduo. Isso tudo é possível por conta das técnicas utilizadas nela. Isto é, a imersão parcial do paciente dentro de uma piscina aquecida. A água traz efeitos térmicos que são capazes de provocar relaxamento e a anulação de certos impulsos nervosos.

Contudo, para que seja de fato eficaz, é necessário que tudo isso seja feito com o auxílio de um profissional, já que a dor nas costas pode ser originada por vários fatores, sejam físicos ou sociais. Por exemplo, um indivíduo que todos os dias sobe e desce escadas, provavelmente irá desenvolver dor nas costas no futuro, caso não faça uma intervenção antes. E outro indivíduo também pode desenvolver a lombalgia por conta que sofre de ansiedade, ou seja, é a mesma patologia, entretanto, com origens diferentes.

botao whatsapp do prime gourmet

Quando deve-se começar a hidroterapia?

Muitos se perguntam, quando devem de fato procurar um fisioterapeuta a fim de começar a fisioterapia aquática. A resposta é: o quanto antes. Pesquisas indicam que dois terços de toda população mundial, um dia, irão apresentar dor nas costas, portanto, quanto antes começar o tratamento, melhor. Já que a prática da hidroterapia, acima de tudo, melhora a qualidade de vida do paciente.

Quantos dias por semana deve-se praticar a hidroterapia?

Depende bastante do indivíduo e do motivo que o levou para a hidroterapia. Caso ele tenha ido por conta que sua lombalgia seja crônica, o indicado é que ele pratique todos os dias, de segunda a sexta. Entretanto, se ele estiver buscando apenas a prevenção, ele pode praticar três vezes por semana que já ajuda bastante. Levando em consideração que cada sessão dura em média 40 minutos.

Benefícios da hidroterapia

Por conta dos fatores medicinais presentes na água, a hidroterapia consegue ter uma gama de benefícios, desde disposição para tarefas diárias, até mesmo alívio de dores crônicas. Já que como salientado, a água aquecida traz relaxamento e diminuição de várias dores.

Se o paciente apresenta dor nas costas, ele pode optar pela fisioterapia aquática, ela vai fortalecer os músculos do abdômen, o que faz com que as dores lombares desapareçam. Dentro da água há algo chamado empuxo, que é uma força que atua em todo corpo que encontra-se imerso dentro de algum fluido, por conta disso, vários outros exercícios são feitos dentro da piscina, já que o impacto é reduzido de maneira exponencial. Caso eles fossem realizados em solo firme, provavelmente, iriam causar lesões no indivíduo.

E por conta de uma melhor movimentação dentro da água, isso acarreta em uma melhora na flexibilidade, tornando o paciente mais flexível, o que ajuda ele a realizar tarefas do cotidiano. Por exemplo, pegar uma caixa pesada no chão, caso ele tenha uma má flexibilidade, com certeza ele irá apresentar dificuldades em realizar essa ação.

Portanto, aconselha-se que todos façam hidroterapia em algum momento da vida, futuramente esta prática irá ajudar bastante em dores que a pessoa poderia vir a sentir, entretanto, por conta da intervenção fisioterapêutica, ela foi evitada.

Se você está procurando uma ótima Clínica de Fisioterapia especializada e de alta qualidade agende sua consulta na HidroFisio.

Leia também:

botao whatsapp do prime gourmet