Home / Saúde e beleza / Principais cuidados com a saúde que devemos ter durante o outono

Principais cuidados com a saúde que devemos ter durante o outono

outono

Mudança de tempo pode afetar, sobretudo, grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos

Com início no dia 20 de março, o outono é a estação que marca a passagem do caloroso verão para as temperaturas mais baixas do inverno. Essa mudança climática, por sua vez, pode afetar negativamente a nossa saúde.

Problemas como crises alérgicas e doenças respiratórias, por exemplo, costumam ser mais comuns nessa época do ano, o que nos faz redobrar a atenção na limpeza de itens como cobertores, roupas de frio, ar condicionado e até ventilador de teto.

A boa notícia é que esses cuidados são mais simples do que se pode imaginar e garantem que você atravesse o outono com mais saúde e tranquilidade. Confira, a seguir, os principais cuidados para essa estação.

Chegada do outono afeta saúde das pessoas

É facilmente perceptível que cada estação carrega em si mudanças significativas na temperatura. No caso do outono, uma das características é a variação das temperaturas e a redução na umidade relativa do ar — que tende a ganhar ainda mais força na estação subsequente, o inverno.

Essas mudanças no tempo acabam afetando o sistema imunológico de muitas pessoas, deixando-as mais propensas a desenvolverem doenças de ordem respiratória e até mesmo cardiovascular. Os grupos mais afetados são idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

Ao mesmo tempo, há um aumento de doenças virais e bacterianas, como gripes e conjuntivites, especialmente porque as pessoas tendem a se manter mais próximas umas das outras em épocas com temperaturas mais baixas — tendo como resultado a propagação ainda maior de tais doenças.

Então o que fazer? É possível driblar os efeitos nocivos causados por toda essa mudança de tempo? A resposta é sim e depende de cuidados simples, como você verá a seguir.

Higienize cobertores e roupas de frio antes de usá-los

Sabe aquele cobertor que ficou guardado por meses? Antes de usá-lo, faça uma limpeza adequada. Isso implica lavar e secar mantas, edredons, cobertas, além daquelas roupas de frio mais pesadas, de modo que nenhum resquício de poeira e mofo entre em contato com a sua pele quando você for usá-los.

Prefira o aspirador à vassoura

A vassoura é uma ferramenta básica na limpeza da casa, mas ela pode acabar espalhando alguns resquícios de poeira no ambiente, assim como o espanador. Então, se possível, dê preferência ao aspirador de pó, especialmente em épocas como o outono e o inverno.

Use o pano de chão úmido na limpeza da casa

Ainda falando de higiene doméstica, o uso do pano de chão úmido é uma excelente alternativa para limpar sem o risco de espalhar pó. Inclusive, esse cuidado é indicado até mesmo por médicos, especialmente para quem sofre com problemas crônicos, como rinite alérgica e sinusite.

Beba água

Manter a hidratação diária é um cuidado que precisa ser mantido ao longo de todo o ano, mas que tende a ser negligenciado em estações mais frias. Por isso, lembre-se de beber ao menos 2 litros de água por dia. Uma dica para  incrementar a ingestão de líquido é usar chás quentes, o que ajuda a manter o corpo mais aquecido.

Hidrate a pele

A mudança de temperatura também tende a afetar a pele, deixando-a mais ressecada, sem brilho e mais propensa a problemas dermatológicos. Logo, é necessário investir na hidratação usando cremes e loções, de preferência, específicos para o seu tipo de pele.

Evite ambientes fechados

Ambientes fechados tendem a ser um ótimo foco para a proliferação de vírus e bactérias, ainda mais em momentos de temperaturas mais baixas, como é o caso do outono. Por isso, evite-os ao máximo. Em casa, mantenha a ventilação natural do ar pela manhã para manter os ambientes arejados.

Higienize aparelhos de circulação de ar

Aproveite para higienizar e fazer a manutenção de aparelhos como ventilador, ar condicionado, umidificador de ar e aquecedor. Esse cuidado deve ser colocado em prática durante todo o ano, mas sobretudo em momentos de maior circulação de doenças respiratórias.

Use máscara de proteção

Está com sintomas gripais ou precisa ficar por muito tempo em um lugar fechado e com grandes aglomerações? Use máscara de proteção. Dessa forma, você evita a contaminação de vírus e bactérias, seja com gripes comuns, seja até com o próprio coronavírus. Além disso, lembre-se de levar álcool em gel na bolsa ou no bolso.

Leia também:

Marcado:

Tags