10 Dicas para Cuidar da Barba: Rotina de Cuidados Completa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
barba
85 / 100

As opiniões relacionadas ao cuidado da barba nos últimos tempos mudaram muito, considerando o contexto moderno que estamos inserindo, estar bem-arrumado é muito importante para a formação de uma auto imagem interessante. 

botao whatsapp do prime gourmet

Por que cuidar da barba? 

Young Man Portrait Beard - Free photo on Pixabay

Ainda que o hábito de estar bem cuidado seja subestimado por algumas pessoas, ele pode ser muito importante tanto para o sucesso pessoal, quanto para o profissional, tendo em vista que todos os sucessos estão entrelaçados à imagem que as pessoas têm de você. 

Ademais, estar bem-arrumado e com uma barba bem feita, pode ser importante para o cenário de atração do sexo oposto, ou de pessoas do mesmo sexo. Porém, para manter um visual bem alinhado é muito importante que algumas dicas sejam seguidas de maneira geral, pensando nisso, trazemos aqui alguns tópicos importantes para o autocuidado.

Dicas para cuidar da sua barba 

Limpe diariamente

Assim como em diversos contextos, a higiene é muito importante para o cenário estético e também de saúde, principalmente tendo em vista a proximidade que os pelos têm da boca e de partes importantes para o funcionamento do nosso corpo. 

A limpeza diária, como dito anteriormente, também pode ter grande importância para a estética, tendo em vista que alguns produtos de higiene também contribuem diretamente para o brilho dos fios da barba. 

Use Shampoo específico 

Muitas pessoas erram no momento de tentar cuidar da sua barba adequadamente, considerando que o uso de shampoos para cabelo não são úteis e podem atrapalhar diretamente no processo de higiene, considerando que podem deixar os fios mais oleosos e cheios de caspa. 

Dessa maneira, o uso do shampoo específico pode ser muito interessante para as pessoas que buscam eficiência em limpeza e estética. 

Use condicionador para barba 

Assim como no caso anterior, algumas pessoas bem intencionadas também acabam prejudicando o processo de desenvolvimento dos seus fios de maneira saudável, quando recorrem a produtos que não são feitos para barba, mas para os fios da cabeça. 

Dessa forma, cometem um erro inaceitável, já que o condicionador para barba é muito mais eficiente no que se propõe, tendo em vista que contribui para hidratação e também para limpeza dos fios da barba, ajudando também para a higiene da pele em alguns momentos. 

Hidrate semanalmente 

O uso de técnicas para hidratação também é muito importante, considerando que muito da estética e do brilho da barba, dessa maneira torna-se fundamental para você que quer hidratar a sua barba. 

Ademais, é importante destacar que essa hidratação não seja feita diariamente, já que o excesso pode ocasionar um contexto onde a pele fica mais oleosa do que deveria, gerando espaço ideal para acne e caspa. 

Evite coçar 

Essa dica pode se encaixar muito bem no tópico de higiene, tendo em vista que a mão traz muitas bactérias quando vivemos trabalhando ou estudando fora, por exemplo. Ademais, o ato de coçar pode atrapalhar o crescimento dos folículos capilares, com pelos encravados.

Dessa maneira, o ato de evitar coçar também pode ser muito importante para você que quer cuidar da sua barba, seja pela beleza dos fios ou até mesmo pela higiene, como foi destacado anteriormente. 

Toalha quente para fazer a barba 

Para cuidarmos da barba, também devemos saber como tirar os excessos, dessa forma, o uso de toalha quente no momento de tirar a barba, já que é necessário que os poros sejam abertos e o processo de cuidado seja facilitado de forma geral, evitando alergias e incômodos posteriores. 

Ademais, é fundamental destacar que a toalha não pode estar em temperatura tão alta, para evitar lesões que decorrem de queimaduras, por isso, é preciso ter bastante atenção, esperando a temperatura amenizar, para que o processo seja realizado da maneira ideal. 

Aparar os fios semanalmente 

Ainda que muitas pessoas não tenham condição de irem semanalmente ao barbeiro, agora existem várias máquinas com grande custo-benefício, que a partir de certo tempo valem a pena. 

Pensando nisso, aparar a barba pode ser muito importante para trazer uma visão melhorada dos fios, que aparentam ser mais bem cuidados, melhorando sua auto imagem de maneira geral. 

Use espuma para barba 

Caso você não tenha condições de comprar uma espuma para barba de boa qualidade, é importante que você nunca faça a barba a seco, considerando as lesões que podem ser causadas quando esse processo é mal feito. 

Dessa maneira, caso não tenha espuma, use sabonete para passar no rosto, ou qualquer outro componente que faça espuma e não cause danos a pele da face. 

Use pós-barba 

No ato de fazer a barba, é necessário que vários fatores sejam somados para que o processo seja bem-sucedido, assim como no período em que a barba é finalizada. 

O uso do pós-barba é muito importante para evitar que alguns problemas como alergias e irritações apareçam na sua pele. 

Use Óleo de barba 

O óleo de barba é muito importante para a hidratação e para a estética dos fios, que ficam mais brilhosos. 

Boy with beard posing - Free Image by Ronie on PixaHive.com

 A barba é importante para atração de mulheres? 

A resposta é sim, de acordo com estudos das áreas específicas de atração e confiança, as mulheres preferem homens com barba. Porém, os fios devem estar bem cuidados e limpos, por isso, homens héteros, espero que tenham prestado bastante atenção no artigo. 

Qual a importância da barba para a autoestima? 

A barba, não tem importância tão vital para a maioria das pessoas, mas o cuidado que ela recebe pode ser muito importante para a criação de um contexto onde você valoriza mais as próprias qualidades e características.

Como dito anteriormente em outros artigos, o autocuidado representa um fator muito importante para pessoas com problemas relacionados à autoestima, tendo em vista que tudo o que é cuidado, tem algum valor. 

Quando você se cuida, está dizendo a si mesmo, que é importante, assim como a sua auto imagem que é estimulada através do cuidado.

Pensando nisso, se valorize, já que quando você se dá o devido valor, as pessoas ao seu redor também dão. O ato de cuidar da barba é apenas superficial, cuidar de si, é o mais importante. 

Tem alguma sugestão com relação ao conteúdo? Deixe aqui nos comentários, com certeza temos muito a aprender com você! 

Leia também:

botao whatsapp do prime gourmet