WhatsApp Image 2021-10-06 at 19.29.07

Existe diferença entre suplementos e medicamento? Saiba tudo aqui

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
suplementos

Os suplementos alimentares, como o whey protein, são frequentemente utilizados por pessoas que desejam complementar sua dieta com nutrientes específicos ou melhorar seu desempenho em atividades físicas. Assim como este, diversos outros tipos de suplementação são utilizados para os mais diversos fins. 

No entanto, surgem muitas dúvidas em relação a esses complementos alimentares, incluindo como se dá seu funcionamento e se eles atuam como remédio. Por isso, nesse artigo vamos entender melhor esse universo de suplementadores alimentares, acompanhe.

Por que é importante complementar a alimentação com suplementos?

Complementar a alimentação pode ser importante em algumas situações, como para corrigir deficiências de nutrientes, prevenir doenças nutricionais em dietas restritivas e suprir necessidades aumentadas. 

Nesses e em outros casos, o profissional da saúde que acompanha a situação específica de cada pessoa pode receitar a suplementação para alcançar o equilíbrio nutricional do paciente. Sua importância está justamente na manutenção desse equilíbrio, que irá viabilizar mais saúde e bem-estar para o indivíduo.

Quais são os nutrientes mais comuns que podem ser obtidos por meio de suplementos?

Os suplementos podem fornecer uma variedade de nutrientes, incluindo vitaminas como a Vitamina C, D, E, B12, B6, A e K, e minerais como ferro, cálcio, magnésio, zinco e selênio. Além disso, o suplemento de ácidos graxos ômega-3 pode colaborar para manter a saúde do coração e melhor atividade cerebral. 

Eles são frequentemente usados por atletas e aqueles que querem aumentar a massa muscular e podem ser obtidos a partir de fontes como soro de leite, caseína, soja e ervilha. Além de conter bactérias benéficas que podem melhorar a saúde digestiva, podendo ser encontrados em forma de cápsula ou pó.

Qual é a diferença entre suplementos alimentares e medicamentos?

A suplementação tem diferentes finalidades e esse grupo é regulamentado de maneira diferente. Medicamentos são destinados a tratar, curar ou prevenir doenças e são regulados pela agência de saúde do governo. 

Os complementos alimentares, por outro lado, auxiliam na dieta e fornecem nutrientes que podem estar em falta, ou presente em quantidades insuficientes na alimentação, e são regulamentados de maneira diferente dos medicamentos.

Tipos de suplementos alimentares

Existem vários tipos disponíveis no mercado. Por isso, abaixo preparamos uma lista com os mais comuns de se encontrar, explicando como agem no organismo humano: 

  1.   Vitaminas e minerais: como mencionado anteriormente, são projetados para complementar a dieta e entregar nutrientes que podem estar em falta ou presente em quantidades insuficientes na alimentação; 
  2.   Ácidos graxos ômega-3: são derivados de óleo de peixe ou algas, sendo importantes para melhorar a condição cardíaca e a saúde do cérebro; 
  3.   Suplementos de proteína: frequentemente utilizados por atletas e pessoas que procuram aumentar a sua massa muscular; 
  4.   Probióticos: contêm bactérias benéficas que ajudam a manter a saúde do sistema digestivo; 
  5.   Complementos alimentares de ervas: esses são derivados de plantas e podem ser usados para uma variedade de propósitos, incluindo melhorar a digestão, aumentar a energia e promover o sono; 
  6.   Esportivos: projetados para melhorar o desempenho atlético, como pré-treino, pós-treino, creatina e aminoácidos; 
  7.   Perda de peso: auxilia a suprimir o apetite, acelerar o metabolismo ou bloquear a absorção de gordura, entre outras funções. 

É importante lembrar que nem todos os complementares são seguros ou eficazes, e muitos podem ter efeitos colaterais negativos. Por isso, sempre procure um profissional da saúde antes de adicioná-lo em sua dieta.

Entendendo quais os benefícios do whey protein

O whey protein é muito popular entre os praticantes de atividades físicas, em particular aqueles que desejam ampliar a massa muscular e melhorar a recuperação de sua musculatura após o exercício. 

Ele é uma profusão de proteína de alta qualidade, extraída do soro do leite, e acomoda todos os aminoácidos básicos necessários para a construção muscular. Alguns de seus benefícios incluem: aumento da massa muscular, recuperação muscular, auxílio na perda de peso, melhora da função imunológica e redução da pressão arterial. 

É sempre importante lembrar que qualquer suplementação na dieta deve ser acompanhada por um médico ou profissional da saúde, a fim de evitar possíveis efeitos colaterais e garantir resultados mais satisfatórios.

Leia também:

Posts Populares

Cadastre em Nossa Newsletter e Receba Conteúdos Exclusivos e Com Prioridade!