O termo hérnia foi criado para representar quando algum órgão sofre deslocamento e revela uma saliência na pele. As hérnias costumam aparecer devido a fragilidades do nosso corpo.
Essas fragilidades podem acontecer em qualquer lugar, na coluna, na virilha, no abdômen ou na virilha, por exemplo. Por isso, cada tipo de hérnia recebe um nome de acordo com onde surgiu.
Os tipos mais comuns de hérnia são aquelas envolvendo os músculos abdominais, isso devido a fragilidade da região, que quando forçada a fazer esforços pode resultar em um problema como esse.
As hérnias são perigosas e precisam de tratamento, por isso é importante conhecer quais são os tipos de hérnia e como reconhecê-las para em qualquer suspeita serem feitos exames para diagnosticar corretamente.
Sumário
Tipos de hérnia
A seguir, você vai conhecer quais são as principais hérnias que se desenvolvem e quais os sintomas que elas manifestam:
Hérnia de disco
A hérnia de disco é um tipo de hérnia que afeta a coluna, mais precisamente ela ocorre nos discos invertebrais. Esses discos são responsáveis pelo amortecimento entre uma vértebra e outra, por isso, a existência de uma hérnia na região pode causar fortes dores na lombar.
Existem várias causas para o surgimento desse tipo de hérnia, sendo mais comum em idosos e em pessoas com obesidade. Um dos principais motivos que levam a hérnia de disco é carregar muito peso ou então estar com os músculos abdominais enfraquecidos.
Sintomas da hérnia de disco
Os sintomas da hérnia de disco costumam aparecer tempo antes do diagnóstico, já que muitas pessoas não dão atenção aos sinais e acreditam se tratar apenas de dores de cansaço.
Porém, é preciso conhecer os sinais desse tipo de hérnia para evitar que a situação se agrave. Confira quais são os principais sintomas desse problema:
- Frequente dor nas costas (mais de 3 meses);
- Dificuldade de se manter sentado corretamente;
- Acordar por dor nas costas;
- Fraqueza nas pernas;
- Dificuldade para segurar urina;
- Formigamento nos braços ou pernas;
- Dificuldade para levantar peso;
- Dores na região da nuca e nos ombros.
Esses sinais indicam um problema sério na coluna, por isso merecem atenção e uma averiguação.
Hérnia inguinal
A hérnia inguinal ocorre quando os músculos do abdômen se abrem, fazendo com que alguma parte do intestino ou algum outro órgão próximo fique exposto por essa abertura.
É possível notar uma saliência que aparece na virilha, a hérnia inguinal pode surgir tanto em homens quanto em mulheres. Sua causa na maioria das vezes está relacionada ao levantamento de objetos pesados ou o excesso de força no abdômen, como para realizar abdominais.
Porém, em alguns casos, a hérnia inguinal acontece devido a um problema congênito que acaba permitindo a entrada de uma parte do intestino na região da virilha.
Sintomas de hérnia inguinal
Os sintomas da hérnia inguinal são um pouco diferentes dos da hérnia de disco, já que não causa tanta dor como a anteriormente citada.
Entre os principais sintomas podemos dizer:
- Inchaço em alguma região da virilha;
- Saliência em alguma região da virilha;
- Dor ou desconforto ao levantar-se e sentar-se;
- No caso dos homens, pode haver dor nos testículos.
Para um melhor diagnóstico é sempre ideal procurar um médico da Unimed ou ir até um posto de saúde realizar uma consulta pelo SUS. Os exames indicaram com mais precisão se trata-se de uma hérnia.
Hérnia de hiato
A hérnia de hiato também pode ser chamada de hérnia diafragmática e acontece quando uma parte do estômago passa pelo hiato. O hiato é um orifício localizado no diafragma, responsável pela separação entre o tórax e o abdômen.
Não é possível afirmar com certeza quais as causas do surgimento desse tipo de hérnia, porém, acredita-se que também esteja relacionada com o levantamento de peso e excesso de atividades físicas. Além disso, a obesidade é um fator que pode influenciar na aparição da hérnia inguinal.
Sintomas de hérnia de hiato
Os sintomas da hérnia de hiato podem facilmente serem confundidos com um refluxo, já que causam queimação na garganta e azia. Confira:
- Dificuldade para engolir;
- Paladar amargo com frequência;
- Azia e queimação na garganta;
- Tosse seca;
- Mau hálito;
- Arrotos frequentes;
- Vontade de vomitar;
- Digestão mais lenta.
Para diferenciar a hérnia de hiato de um refluxo gastroesofágico, a melhor opção é realizar alguns exames com um médico especialista.
Hérnia femoral
A hérnia femoral ocorre quando uma parte do intestino e gordura do abdômen acabam passando por meio dos músculos da região e vão parar na virilha. Esse tipo de hérnia causa uma protuberância na virilha ou na coxa, justamente pelo ocorrido.
Não é muito comum que ocorra esse tipo de hérnia e quando ocorre é mais frequente nas mulheres. As causas estão relacionadas ao aumento da pressão no abdômen, por exemplo em pessoas que estão acima do peso.
Além disso, levantar objetos pesados, tossir com frequência, fumar e ter prisão de ventre crônica aumentam as chances de desenvolver esse tipo de hérnia. Pela falta de sintomas é necessário fazer alguns exames para o diagnóstico.
Sintomas da hérnia femoral
Como mencionado, a hérnia femoral geralmente não apresenta sintomas além da saliência na virilha ou coxa, porém, em casos onde ocorreu um grande crescimento da hérnia alguns sintomas podem se manifestar, como:
- Excesso de gases;
- Vômitos;
- Náuseas;
- Dor abdominal;
- Prisão de ventre;
Para a correção do problema, é necessário fazer cirurgia para evitar que a hérnia comprometa o fluxo sanguíneo.
Hérnia umbilical
A hérnia umbilical ocorre quando as estruturas intra-abdominais, como parte do intestino, saem para a região do umbigo, provocando uma saliência. Esse tipo de hérnia é mais comum em bebês e crianças, também está relacionada ao aumento da pressão abdominal.
Por isso, alguns fatores estão ligados ao enfraquecimento dos músculos abdominais como o sobrepeso, esforços físicos, tosses crônicas e demais atividades que causam pressão na região.
Sintomas de hérnia umbilical
Os sintomas desse problema dependem do grau de gravidade da hérnia umbilical. Nas crianças, não costuma causar dores, porém, como as crianças choram, ficam mais agitadas e realizam atividades de movimentos, podem sentir desconfortos.
Já para os adultos, a saliência no umbigo pode causar dores mais fortes e desconforto. Embora não represente grandes sintomas, a hérnia umbilical pode evoluir para o estrangulamento da hérnia, que então causa:
- Dor abdominal intensa;
- Febre;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Obstipação;
- Vermelhidão e saliência no umbigo.
Quando ocorre o estrangulamento da hérnia, é porque a circulação sanguínea está comprometida, o que é muito sério e pode causar necrose. Por isso, é necessário acompanhamento médico para agir com rapidez em casos de suspeita.
Hérnia incisional
A hérnia incisional acontece em cicatrizes abdominais, a causa desse problema é o excesso de tensão na região ou a cicatrização inadequada do tecido. Após a realização de uma cirurgia, os músculos do abdômen ficam enfraquecidos, devido ao corte feito.
Dessa forma, os órgãos internos localizados na região da cicatriz ficam mais sujeitos a locomoção e pressionam a cicatriz. Isso faz com que ocorra um inchaço no local, a então hérnia incisional.
O surgimento de hérnia incisional é comum, porém mais frequente em pessoas que por algum motivo possuem maior pressão no abdômen, como no caso de obesidade ou de doenças pré-existentes.
Sintomas da hérnia incisional
Esse tipo de hérnia não manifesta muitos sintomas além do inchaço na região da cicatriz, porém podem aparecer também sinais como:
- Desconforto e dor na cicatriz;
- Febres baixas;
- Náuseas e vômitos;
- Alterações intestinais;
- Dificuldade de urinar.
Em caso de suspeita de hérnia incisional é preciso consultar o médico responsável pela cirurgia e avaliar a melhor forma de tratamento.
Hérnia muscular
A hérnia muscular pode ocorrer em qualquer músculo do corpo, porém é mais comum nas pernas, nos joelhos e nos tornozelos. Essa hérnia surge devido ao enfraquecimento do músculo da região afetada.
Podendo ocorrer tanto em homens, quanto em mulheres, a hérnia muscular é mais frequente em jovens que praticam muita atividade física, ou seja, de forma intensa e às vezes excessiva.
A fraqueza do músculo pode ter como causa a realização de alguma cirurgia, fatores genéticos ou outros motivos desconhecidos. O que se sabe é que quando desenvolvida, precisa de cirurgia para correção.
Sintomas de hérnia muscular
Os sintomas da hérnia muscular são parecidos com as demais aqui citadas, envolvem dor na região, saliência local, desconforto ao realizar algumas atividades, entre outros.
Tratamento para hérnia
Após a suspeita de algum tipo de hérnia, é imprescindível que a pessoa procure por um médico especialista para concluir o diagnóstico.
Caso o resultado dos exames seja positivo para alguma hérnia, o tratamento será realizado de acordo com a abordagem ideal para cada tipo do problema.
Na maioria dos casos, é necessário fazer cirurgia para corrigir a hérnia e evitar complicações maiores. Além disso, alguns medicamentos podem auxiliar no combate à dor e ao desconforto causado pela hérnia.
Cirurgia de hérnia
A cirurgia de hérnia consiste no reposicionamento do órgão que se deslocou para o seu lugar correto e então a colocação de uma tela para evitar recorrências do problema.
Após a confirmação do quadro de hérnia é ideal que a cirurgia seja feita o mais rápido possível, para evitar que ocorra um estrangulamento da hérnia, que é quando compromete a circulação de sangue pela região.
Leia também:
- O que há dentro de uma ambulância?
- Necessidade de ambulância em eventos?
- Quando devo ligar para uma ambulância?
- Existe ambulância particular no Paraguay?
- Ambulância tipo B: como deve ser essa ambulância?
- Precisando de uma ambulância no estado do Paraná?
- Ambulância particular: o que é e quais são os serviços?
- Você conhece os equipamentos dentro das ambulâncias
- [GUIA COMPLETO] Ambulância dentro da sua empresa
- Serviço de ambulâncias 24 horas, como funciona? Onde encontrar?