Home / Saúde e beleza / Benefícios das técnicas de cromoterapia na decoração de ambientes

Benefícios das técnicas de cromoterapia na decoração de ambientes

cromoterapia

Saiba como as técnicas de cromoterapia podem transformar a decoração de um espaço interno ou externo!

A cromoterapia é uma técnica de manuseio das cores a fim de promover uma maior sensação de bem-estar ao entrar em um ambiente. Com a combinação de tons, é possível estimular o equilíbrio entre o corpo e a mente, sendo muito útil para a regulação da saúde mental no dia a dia.

Por esse motivo, a decoração de ambientes pode aproveitar bem os recursos da cromoterapia, a fim de deixar um espaço mais bonito e funcional. Desse modo, tanto a estética quanto a qualidade de vida são priorizadas ao planejar os adornos de cada cômodo de um imóvel.

Saiba mais sobre como funciona a cromoterapia aplicada na decoração de ambientes!

O que é a cromoterapia e para que serve?

A cromoterapia é uma prática integrativa e complementar voltada para os cuidados com a saúde e o bem-estar. Seu principal objetivo é promover mais equilíbrio ao ambiente, a fim de estimulá-lo de fora para dentro. Desse modo, ao aplicá-la na decoração, é possível desacelerar, renovar o humor, sentir-se mais confortável ou ter menos sono ao entrar em um cômodo.

A cromoterapia pode ser aplicada em diferentes meios. Roupas, paredes, objetos, lâmpadas, alimentos, entre vários outros estímulos podem ser utilizados para receber as cores ideais para cada objetivo.

No dia a dia, essa técnica tem o potencial de aliviar sintomas de diversos problemas físicos e mentais, como dores, hipertensão, diabetes, insônia e, principalmente, transtornos mentais, como a depressão e a ansiedade.

Qual é a função de cada cor na cromoterapia?

Nessa prática integrativa, cada coloração apresenta um conjunto de benefícios associados. A seguir, saiba mais sobre a função de cada cor na cromoterapia!

Vermelho

Conhecido como a cor da paixão, o vermelho é um ótimo estimulante. Com o uso de tons avermelhados, é possível trazer mais energia e motivação para um ambiente. Por esse motivo, pode ser aplicado em lugares em que se deseja ter mais ânimo e agitação, embora deva ser evitado em quartos, se o objetivo é combater a insônia e melhorar a qualidade do sono.

Laranja

Outra cor cheia de vida, o laranja é o representante da restauração e da reconstrução. Por isso, tem uma forte ligação com a promoção da autoestima. É uma coloração que estimula emoções positivas e ajuda na autoaceitação. Utilizá-la no closet e no banheiro, principalmente nos momentos de autocuidado, é uma ótima estratégia.

Amarelo

Representando a alegria e o calor, o amarelo é pura energia! Uma cor estimulante e com potencial energizante, é ótima para melhorar os ânimos, estimular a percepção e trabalhar o raciocínio. A presença dessa coloração em um escritório, por exemplo, auxilia na atenção e na produtividade.

Verde

Com a mensagem de esperança, natureza e abundância, o verde é uma cor que promove o equilíbrio entre o corpo e a mente. Na cromoterapia, ajuda na redução da sensação de dor e no estímulo à paz interior, promovendo o relaxamento e apreciação do momento presente. Ambientes de lazer e área externa podem ser enriquecidos com essa coloração.

Azul

O azul tem um profundo efeito calmante. Por esse motivo, costuma estar presente em lugares de calmaria e relaxamento. Não é à toa que hospitais, SPAs, escolas e demais ambientes utilizam esse tom para estimular a tranquilidade.

Índigo

Com uma coloração um pouco mais intensa, o índigo representa a purificação do ambiente. Essa também é uma cor que estimula a intuição, a conexão entre as pessoas e a paz mental. Por isso, torna-se bem convidativa em ambientes sociais e sala de jantar, por exemplo.

Violeta

Já o violeta representa a regeneração de um ambiente e a conexão espiritual. O tom é uma excelente escolha para quem deseja ter um espaço zen ou um cantinho para relaxar, aliviar-se do estresse e superar angústias.

Como usar a cromoterapia na decoração de ambientes?

Como visto, cada cor apresenta uma ou mais funções que podem ser amplamente exploradas na decoração de ambientes. Confira, a seguir, ótimas dicas para aplicar essa técnica na organização de um imóvel!

Explore os tons de azul no quarto

Como o azul é uma cor que passa a sensação de calmaria e tranquilidade, o quarto se torna o melhor lugar para aplicá-la. Com o seu uso próximo à cama, como nas cortinas e no enxoval, é possível melhorar a qualidade do sono, diminuir o estresse e ter mais sensação de harmonia.

Outros tons mais frios, como o lilás, índigo, violeta e até mesmo o verde, podem ser aproveitados no quarto, na suíte ou no banheiro. A decoração náutica, por exemplo, consegue explorar ao máximo essas colorações.

Invista no amarelo na sala de estar e na cozinha

Estar em um ambiente que inspira energia e positividade é ótimo para relaxar, receber os amigos e preparar uma boa refeição. Por isso, a sala de estar e a cozinha merecem alguns toques de amarelo para renovar todo o espaço.

O tom vibrante pode ser aproveitado em uma decoração moderna, em combinação com tons mais sóbrios, como o cinza e o preto. Assim, o cômodo fica bem equilibrado e o amarelo recebe ainda mais destaque.

Renove os ambientes com violeta e vermelho

Para trazer mais força, intuição, vigor e luxo para um espaço, nada melhor do que elementos em vermelho e/ou violeta. O uso dessas cores nas almofadas, tapetes, quadros e demais objetos decorativos pode transformar todo o ambiente e destacar detalhes na decoração.

Use lâmpadas coloridas

Para aproveitar a cromoterapia ao máximo, é possível utilizar lâmpadas coloridas, que alteram a cor. Assim, basta acender na coloração para despertar a sensação desejada e decorar o ambiente.Como visto, a cromoterapia é uma prática integrativa e complementar que pode promover ótimos resultados para a saúde e o bem-estar. Associada à decoração de ambientes, só tem a agregar para a qualidade de vida e o conforto em uma casa ou um apartamento.

Leia também:

Marcado:

Tags