WhatsApp Image 2021-10-06 at 19.29.07

Alimentação intuitiva: saiba o que é e como colocar em prática

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
alimentação intuitiva

Com a crescente preocupação com a saúde e a forma física, muitas pessoas estão buscando alternativas para se alimentar de forma mais saudável e equilibrada. Com isso, surge a alimentação intuitiva.

A alimentação intuitiva é uma abordagem que vem ganhando destaque, pois valoriza o autoconhecimento e a conexão que uma pessoa tem com o seu próprio corpo. 

Neste texto, serão esclarecidos: o que é a alimentação intuitiva, quais são seus princípios, como colocá-la em prática e alguns dos benefícios que alguém pode ter em adotá-la no seu dia a dia.

O que é alimentação intuitiva?

A alimentação intuitiva nada mais é do que uma abordagem que valoriza a conexão entre a mente e o corpo para tomar decisões alimentares, como se fosse um tipo de sala de terapias por hora.

Ela se baseia em escutar os sinais do corpo para determinar o que comer, em vez de seguir dietas restritivas ou planos alimentares muito rígidos.

A alimentação intuitiva acredita que cada pessoa tem um conjunto único de necessidades nutricionais e que a melhor forma de atendê-las é por meio da escuta e do respeito ao próprio corpo. 

Isso significa que a alimentação intuitiva não é uma dieta, mas um estilo de vida que valoriza o autoconhecimento e o bem-estar geral, seja de uma criança ou um adulto que faz treinamento nr 32, por exemplo. 

Quais são os princípios da alimentação intuitiva?

A alimentação intuitiva é uma abordagem de alimentação saudável baseada no respeito pelo próprio corpo e suas necessidades individuais.

Essa abordagem encoraja as pessoas a se reconectarem com suas necessidades internas de fome e saciedade, a confiarem em seus corpos e a fazerem escolhas alimentares baseadas em suas próprias preferências 

Tudo isso ao invés de seguir prescrições externas que podem nem ser eficazes. A lista a seguir apresenta os principais princípios da alimentação intuitiva, são eles:

  1. Honrar a fome

Aprender a reconhecer os sinais de fome e a responder a eles de forma adequada, alimentando o corpo com a quantidade de alimentos necessária para atender às suas necessidades nutricionais. 

Isso significa comer somente quando se sente que o corpo está com fome e parar somente quando sentir que o corpo está satisfeito.

  1. Lidar com as emoções sem usar a comida

Desenvolver habilidades para lidar com emoções difíceis sem recorrer à comida como fonte de conforto ou alívio também é um importante princípio da alimentação intuitiva.

Em vez disso, a alimentação intuitiva incentiva as pessoas a procurarem outras formas de lidar com suas emoções, como conversar com amigos, fazer exercícios ou praticar meditação nas horas vagas do trabalho de serviço terceirizado de cozinha, por exemplo. 

  1. Permissão para comer

Permitir-se desfrutar de todos os alimentos, sem julgamentos ou restrições, e sem sentir culpa ou vergonha ao fazê-lo, pode ser uma das melhores sensações da vida.

Isso significa permitir-se desfrutar de alimentos considerados “proibidos” por muitas dietas, como doces ou alimentos ricos em gordura.

  1. Respeitar a saciedade

Aprender a reconhecer os sinais de saciedade e parar de comer quando o corpo está satisfeito. Isso significa aprender a comer devagar, saboreando cada mordida e prestando atenção aos sinais do corpo.

  1. Descobrir o que funciona melhor para o próprio corpo

Experimentar diferentes alimentos e formas de alimentação para descobrir o que funciona melhor para o próprio corpo, suas necessidades e preferências. 

Isso significa encontrar um equilíbrio entre alimentos nutritivos e prazerosos, sem seguir regras alimentares rígidas, ainda mais na correria do dia a dia trabalhando com a fabricação de doces para eventos, por exemplo.

  1. Valorizar e respeitar o próprio corpo

Desenvolver uma relação positiva com o próprio corpo e suas necessidades para evitar o julgamento ou crítica do corpo e para priorizar o cuidado e o respeito por ele.

Isso significa aprender a apreciar o próprio corpo pelo que ele é e valorizar a saúde e o bem-estar em vez da aparência física e das imperfeições criadas pela sociedade perfeccionista atual.

Esses princípios trabalham juntos para ajudar as pessoas a desenvolver uma relação mais saudável e equilibrada com a comida, baseada no respeito pelo próprio corpo e pelas suas necessidades individuais. 

Em vez de se concentrar em restrições e regras alimentares rígidas, a alimentação intuitiva enfatiza a importância de ouvir e responder às necessidades do corpo e cultivar uma relação saudável com a comida.

Como colocar em prática a alimentação intuitiva?

Para colocar em prática a alimentação intuitiva, é importante seguir os princípios básicos que foram mencionados anteriormente. A seguir é possível conhecer  algumas dicas práticas para ajudar qualquer pessoa a começar:

Prestar atenção aos sinais de fome e saciedade

Aprender a reconhecer os sinais de fome e saciedade do corpo é muito importante. Assim como começar a prestar atenção na sensação de fome e satisfação, para que se possa responder de forma adequada.

Escolher alimentos que goste

Fazer escolhas alimentares baseadas nas próprias preferências e escolher alimentos que goste e que deixam uma pessoa satisfeita é ideal para todos.

Comer devagar

Comer devagar, saborear cada mordida e prestar atenção aos sinais do corpo pode ajudar qualquer pessoa a reconhecer a sensação de saciedade e parar de comer quando estiver satisfeito.

Ser gentil consigo mesmo

É necessário que toda pessoa se lembre de ser gentil e compassivo consigo mesmo. Não julgar a si próprio ou criticar as escolhas alimentares que ela faz, lembrando sempre também que a alimentação intuitiva é uma jornada e leva tempo para aprender.

Exercitar-se por prazer

Em vez de se exercitar apenas para queimar calorias, uma pessoa deve fazer exercícios que goste e que o deixem feliz e energizado e até engajados para cumprir tarefas como trabalhar em uma palestra motivacional para mulheres.

Fazer escolhas conscientes

Fazer escolhas alimentares conscientes e baseadas nas necessidades nutricionais e escolher alimentos ricos em nutrientes e variados para atender às necessidades do corpo também está entre os passos da adição da alimentação intuitiva.

Desenvolver estratégias para lidar com emoções

Em vez de recorrer à comida como fonte de conforto emocional, uma pessoa deve desenvolver estratégias saudáveis ??para lidar com as emoções. Isso pode incluir:

  • Conversar com amigos;
  • Praticar meditação;
  • Passear por novos lugares;
  • Fazer qualquer outra atividade que goste.

Essas e outras atividades podem ajudar qualquer pessoa a lidar com emoções e eliminar a necessidade de comer de maneira compulsiva para lidar com elas.

Evitar dietas restritivas

Evitar seguir dietas restritivas que promovem a restrição alimentar e a contagem de calorias é muito indicado. Essas dietas podem levar a comportamentos alimentares prejudiciais e a uma relação negativa da pessoa com a comida.

Cultivar uma relação positiva com o corpo

Lembrar-se de cultivar uma relação positiva com o próprio corpo. Ou seja, a pessoa deve aprender a apreciar o corpo pelo que ele é e a valorizar a saúde e o bem-estar em vez da sua aparência física.

Buscar apoio

Se necessário, é indicado buscar apoio de um profissional de saúde mental ou nutricionista para ajudar a pessoa a colocar a alimentação intuitiva em prática e superar obstáculos ao longo do caminho.

Ao adotar essas práticas alimentares saudáveis e positivas, todo mundo pode desenvolver uma relação mais equilibrada e saudável com a comida, melhorar a sua saúde e bem-estar geral e se sentir mais conectado com o seu corpo.

Assim, até as relações familiares, pessoais e até mesmo profissionais na empresa que emite laudo tecnico pericial segurança do trabalho tendem a se tornar mais fortes.

Quais são os benefícios da alimentação intuitiva?

Por fim, a adoção da alimentação intuitiva no dia a dia pode ajudar tudo tipo de pessoas e levar uma série de benefícios para as suas vidas. Alguns dos maiores benefícios são:

Melhorar a relação com a comida

A alimentação intuitiva incentiva as pessoas a superarem a culpa e a vergonha associadas aos alimentos e a encontrar liberdade alimentar.

Isso pode levar a uma grande melhora na relação que uma pessoa tem com a comida e também a uma redução na ansiedade alimentar.

Promover o autoconhecimento

A alimentação intuitiva incentiva as pessoas a se conhecerem melhor e a entenderem as necessidades nutricionais e emocionais do próprio corpo. 

Isso pode levar a uma maior autoconsciência e auto aceitação, algo que ajuda em várias áreas da vida, até mesmo na empresa que faz evento de admissão esocial, por exemplo.

Melhorar a saúde mental

A alimentação intuitiva valoriza a conexão entre a mente e o corpo, o que pode levar a uma melhora na saúde mental e no bem-estar visto em um âmbito geral.

Melhorar a saúde física

A alimentação intuitiva incentiva as pessoas a escolherem alimentos nutritivos e equilibrados, o que pode levar a uma melhora na saúde física, incluindo perda de peso, redução do colesterol, controle da pressão arterial e muito mais.

Considerações finais

A alimentação intuitiva é uma abordagem alimentar que valoriza muito o autoconhecimento e a conexão com o próprio corpo. 

Ela rejeita a ideia de que existe uma única maneira correta de se alimentar e incentiva as pessoas a se concentrarem em seus sinais de fome e saciedade para tomar decisões alimentares. 

Ao seguir os princípios da alimentação intuitiva, as pessoas podem melhorar sua relação com a comida, promover o autoconhecimento e melhorar sua saúde mental e física no trabalho de podologia tratamento a laser para micose.

Porém, todos devem se lembrar de que a alimentação intuitiva não é uma abordagem rápida ou restritiva e pode exigir tempo e esforço para uma pessoa entender e respeitar as necessidades do próprio corpo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia também:

Posts Populares

Cadastre em Nossa Newsletter e Receba Conteúdos Exclusivos e Com Prioridade!