WhatsApp Image 2021-10-06 at 19.29.07

Saúde 5.0: entenda como funciona!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
saúde 5.0

Saúde 5.0 é um termo que descreve as transformações na medicina e no setor de saúde que ocorreram nos últimos tempos.

Com o desenvolvimento da tecnologia, outros setores também estão evoluindo e, com isso, a área da saúde se reinventa constantemente para oferecer todo o cuidado necessário aos pacientes.

Isso é feito por meio da utilização de tecnologias como smartwatches, telemedicina, internet das coisas, inteligência artificial e outros recursos.

A saúde 5.0 já partiu da integração e agora foca mais na conectividade, com isso, possui funcionalidades adicionais conectadas que facilitam o acompanhamento dos pacientes, o que facilita o trabalho de médicos e enfermeiros.

Todos esses recursos promovem maior autonomia e qualidade de vida ao paciente, que necessita ou já recebe algum tipo de tratamento.

Além de facilitar diferentes tratamentos, a saúde 5.0 também garante que todos tenham uma melhor qualidade de vida, independentemente das limitações físicas do paciente.

Mas, afinal, o que é saúde 5.0?

Ao longo do tempo, clínicas e hospitais adaptaram a tecnologia para atender adequadamente novos perfis de pacientes, mais conectados e questionáveis.

Como resultado, o conceito de saúde 5.0 é formado por meio da utilização de diferentes recursos tecnológicos, incluindo:

  • Telemedicina e telediagnósticos;
  • IA (Inteligência Artificial);
  • IoT (Internet das coisas);
  • Wearables (dispositivos vestíveis).

As pessoas estão mais esclarecidas, com isso, procuram com antecedência uma clínica tratamento para alcoolismo, lendo bastante sobre o assunto e trazendo para o consultório questões mais maduras.

Isso significa que os pacientes de hoje são mais assertivos e querem ser os líderes de seus cuidados de saúde. Esses indivíduos estão conectados uns aos outros constantemente por meio de dispositivos móveis, como smartphones.

Por isso, o setor de saúde e atendimento home care nutricionista deve focar na utilização de recursos tecnológicos de ponta.

Qual o objetivo da saúde 5.0?

Um dos objetivos da saúde 5.0 é garantir que a tecnologia seja predominante na maioria dos processos, essa tecnologia facilita a troca de informações e promove a tomada de decisões.

Esses objetivos fazem parte da jornada do cliente, que começa na prevenção, diagnóstico, tratamento e recuperação em casa.

Todos esses pontos estão ligados via tecnologia e as informações são mais facilmente transmitidas. Como resultado, esta definição de saúde facilita o acesso do paciente aos seus registros hospitalares.

Por exemplo, se uma paciente está fazendo um acompanhamento com ginecologista, o especialista pode usar uma nova tecnologia, como o laser ginecológico para um caso específico ou até mesmo pedir outros exames que saem muito mais rápido.

Caso o paciente apresente algum sintoma, ele também pode acessar a plataforma e inserir essas informações. A tecnologia facilita a triagem, que emprega um algoritmo de aprendizado de máquina para recomendar uma data para um compromisso.

Além disso, mostra se é preciso procurar um posto de saúde ou chamar uma ambulância, mas tudo depende do histórico de saúde do paciente e dos sintomas que ele apresenta.

No hospital ou consultório, os médicos podem obter informações e tomar decisões mais decisivas com base na condição do paciente por meio de big data ou inteligência artificial.

Todos terão oportunidade de comunicar de forma mais humanística e imediata com o médico e toda a equipa que presta cuidados.

Como resultado, pode-se concluir que o objetivo principal da saúde 5.0 é aumentar a qualidade de vida das pessoas e proporcionar-lhes um atendimento mais rápido e personalizado, permitindo-lhes o acompanhamento da sua saúde.

Como funciona a saúde 5.0?

Já há algum tempo vivencia-se a aplicação da tecnologia na área da saúde. Por exemplo, big data é uma das principais ferramentas usadas para armazenar informações do paciente.

Outras tecnologias, incluindo aprendizado de máquina e inteligência artificial, estavam disponíveis no mercado e isso deu acesso a novas soluções.

Uma dessas soluções muito eficazes foi o painel eletrônico de senhas para atendimento, essas novas soluções também foram utilizadas em outros setores de saúde, desta vez para criar uma nova opção de tratamento.

Esse é o principal objetivo da saúde 5.0, além de promover diagnósticos mais precisos e rápidos, cirurgias menos invasivas e outras abordagens inovadoras para o tratamento de diversas doenças.

A saúde 5.0 é concebida como um domínio amplamente conectado que vai muito além das capacidades da inteligência artificial. Isso se deve à consideração de como essas tecnologias serão aplicadas e conectadas no setor de saúde.

Por exemplo, o paciente pode utilizar um dispositivo portátil que pode ser usado para monitorar seu tratamento médico, o que confirmará quaisquer equívocos que ele tenha em relação aos procedimentos do médico.

O objetivo é atender às necessidades de pessoas mais conectadas, capazes e autônomas, que desejam mais controle sobre seus prontuários.

Com isso, todo paciente se torna protagonista na jornada do sistema de saúde, trazendo mais valor e qualidade de vida para todos.

A saúde 5.0 aumenta as garantias que os pacientes recebem, por isso agrega valor aos seus tratamentos. Se alguém está pensando em fazer uma cirurgia, não tem garantias de que o procedimento será bem-sucedido.

É diferenciado na compra de qualquer tipo de produto, por exemplo, ventilador pulmonar hospitalar. Se o produto for ineficaz, é possível trocá-lo.

No entanto, este não é o caso quando alguém se submete a uma cirurgia plástica. O resultado pretendido não é alcançado.

Antes de iniciar qualquer procedimento, o paciente deve assinar um documento reconhecendo que está ciente da possibilidade de o procedimento não sair como planejado.

Isso tira qualquer garantia para a pessoa, mas se o paciente tiver acesso a uma plataforma que coleta todas as suas informações de saúde, pode ter certeza de que a orientação do médico é exatamente o que ele precisa naquele momento.

Todas essas informações são disseminadas para um grande público, o que permite acessar todas as etapas da jornada do paciente e, assim, tomar decisões mais assertivas.

Hospitais e clínicas podem optar por tratamentos mais eficazes, desde massagens voltadas para a pessoa como um todo até cirurgias mais complexas.

Além disso, eles têm a capacidade de escolher quais pacientes requerem mais atenção e às vezes até podem adquirir um robô assistente para organizar agendas e horários para facilitar a rotina.

Tudo isto aumenta a qualidade de vida das pessoas sem que tenham de se deslocar entre médicos, todos os profissionais podem fazer uma avaliação integral e holística do seu estado de saúde.

Se o paciente necessitar de tratamentos ou cirurgias mais complexas, o médico pode realizar um estudo completo de sua situação de saúde e escolher a opção mais adequada para sua qualidade de vida.

Quais as principais vantagens da saúde 5.0?

Da terapia rpg para a coluna a procedimentos mais invasivos que requerem um negatoscópio médico, a saúde 5.0 beneficia todas as opções no campo da saúde.

Os médicos são profissionais dedicados que primam pela segurança, qualidade e agilidade, pilares esses que são mantidos e aprimorados por meio da tecnologia.

Se um profissional utiliza a telemedicina para atender a seus pacientes, ele pode coletar métricas como peso, pressão arterial e até glicemia. Essas informações podem ser usadas ??para realizar o  monitoramento do paciente.

Isso porque ele tem acesso a informações adicionais sobre o indivíduo, essas informações são combinadas para fornecer um diagnóstico e tratamento.

Os médicos que farão essa análise digital podem oferecer aos pacientes diferentes tratamentos via telemedicina, como o pilates para doenças articulares.

Além disso, uma receita digital pode ser enviada para uma farmácia que providenciará a entrega do medicamento sem que o paciente precise participar. Todas essas possibilidades são benéficas para a saúde 5.0.

Para tal, hospitais, clínicas e profissionais de saúde recorrem a plataformas que disponibilizam um conjunto de soluções que facilitam a interoperabilidade e ligação de vários sistemas e ferramentas tecnológicas como controlador de acesso hospitalar.

Todos têm acesso a plugins funcionais adicionais que colaboram com recursos já existentes no mercado. A partir daí, os pacientes têm acesso a uma variedade de opções, desde a combinação de medicamentos até a cirurgia e outros tipos de tratamentos.

Considerações finais

A tecnologia é parte integrante de nossas vidas e tem uma variedade de usos que vão desde facilitar nossas atividades diárias até tornar a vida mais segura e prática.

Todos usam recursos tecnológicos em casa, no trabalho e na vida pessoal, e agora podem contar com eles também para cuidar da saúde.

A evolução deste setor levou à saúde 5.0, que está mudando a forma como as pessoas se consultam com os médicos, também estão se tornando mais participativas em seus tratamentos e diagnósticos.

A área da saúde está em constante evolução para acompanhar o surgimento de novos recursos tecnológicos. Os pacientes se beneficiam disso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia também:

Posts Populares

Cadastre em Nossa Newsletter e Receba Conteúdos Exclusivos e Com Prioridade!