WhatsApp Image 2021-10-06 at 19.29.07

Quanto tempo dura um implante dentário?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
implante dentário

O implante dentário é um tratamento odontológico comum, principalmente para pacientes de idade mais avançada, que muitas vezes acabam tendo que extrair seus dentes e substituí-los  pelos implantes. 

Uma vez que com o passar dos anos, os dentes naturais acabam passando por vários problemas bucais e por conta disso, vão se deteriorando. 

Dessa forma, apesar de ser um tratamento popular e moderno, muitas pessoas ainda não entendem direito o que é um implante dentário antes e depois

Além de não conhecerem suas principais características, indicações e contra indicações, muito menos as questões relevantes sobre o processo, como quanto tempo dura um implante. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que precisa saber a respeito do implante dentário bucal, entendendo todas as questões levantadas acima. 

Além de conferir os principais benefícios em optar por esse tipo de tratamento odontológico, quando ele é devidamente indicado por um profissional dentista, que pode também indicar um clareamento dentário.

Qual é a média de vida útil de um implante dentário?

Para entender essa questão, em primeiro lugar, é preciso saber que os implantes são projetados para serem tratamentos vitalícios, ou seja, durar muito tempo. 

Ou seja, quando um paciente coloca um implante, o profissional responsável projeta que aquele implante deve durar por toda sua vida.

Isso porque, diferente de tratamentos como o aparelho fixo transparente, os implantes , quando são feitos, são formados por um tipo de material muito resistente, o titânio, e que permanece fixado no osso que sustenta os dentes. Assim, não sofre deterioração.

Entretanto, para quem não sabe, o implante dentário consiste na aplicação de pinos nas gengivas e na estrutura óssea da boca. 

Então, por cima desses pinos, são colocadas as coroas, que nada mais são do que o objeto que imita o dente em si, que pode ser confeccionado de porcelana ou resina. Essa peça, porém, pode acabar sofrendo desgaste. 

Portanto, a troca dessas coroas e o tempo de duração que elas terão irá variar de acordo com o paciente e os cuidados que foram adotados por ele. 

O que influencia em toda essa questão é a duração desta prótese é a sobrecarga, o modo como está a higiene bucal, as rotinas e os tipos de alimentos consumidos.

É válido ressaltar que apesar de poderem durar por toda vida, existem condições que também podem afetar os pinos, caso o indivíduo não adote os cuidados necessários. 

Então, o mesmo aconteceria com um dente natural. Para saber ainda mais sobre o assunto, pesquise por prótese fixa preço em qualquer navegador digital. 

Quais são os cuidados necessários para aumentar a durabilidade do implante?

Uma vez que foi possível identificar que os cuidados são importantes para conquistar uma boa duração de seu implante dentário, confira a seguir alguns dos cuidados necessários com esse tipo de tratamento odontológico. 

Visite seu dentista 1 vez por ano para reavaliar seu implante dentário

Não deixe a visita de seu ortodontista de lado por acreditar que seu problema já foi solucionado. Isso porque, as consultas de rotina servem para os seguintes propósitos:

  • Ajuste da prótese dentária;
  • Verificar qualidade e altura da gengiva em torno do implante;
  • Veja se tem alguma inflamação com o implante dentário;
  • Analisar a qualidade da higiene na região do implante;
  • Avaliar alguma parafunção, como ranger ou apertar os dentes.

Dessa maneira, é preciso sempre ir ao dentista para avaliar, ao menos, cada um desses casos e verificar o seu implante. 

Uso do fio dental

O fio dental é um agente importante para a saúde bucal e não seria diferente para pacientes que utilizam implantes dentários ou até mesmo que realizam clareamento interno

Isso porque, o fio dental serve para eliminar os resíduos que estão entre os dentes e que podem gerar inflamação nesses implantes. 

Escove bem sua prótese dentária

Por último, mas definitivamente não menos importante, é preciso se preocupar com a escovação de higienização de sua prótese para evitar inflamações. 

Isso porque, muitas pessoas acreditam que não precisam se preocupar com suas próteses já que não são dentes naturais e teoricamente não podem ser afetadas por bactérias. 

Porém, é justamente aí que você se engana, já que a falta de higiene pode causar inflamações no pino e fazer com que precise trocar o implante. 

Quais fatores podem influenciar na durabilidade do implante dentário?

Confira a seguir os principais fatores que podem aumentar a longevidade de seu implante dentário e evitar muitas manutenções ou até mesmo trocas de coroas. 

  • Fazer o tratamento com um implantodontista experiente;
  • Preferir materiais de alta qualidade;
  • Seguir as recomendações no pós-operatório e na osseointegração;
  • Manter uma higiene bucal rigorosa;
  • Fazer a manutenção do implante com o dentista;
  • Evitar o tabagismo;
  • Eliminar hábitos que desgastam os dentes;
  • Manter a saúde bucal e orgânica em equilíbrio.

Dessa maneira, é possível verificar todos esses pontos e avaliar a durabilidade de um processo de implante dentário. 

Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.

Posts Populares

Cadastre em Nossa Newsletter e Receba Conteúdos Exclusivos e Com Prioridade!