Benefícios e dicas de como fortalecer o pulmão em todas as idades

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
pulmão
83 / 100

Como fortalecer o pulmão em todas as idades: Práticas rotineiras e alimentação podem contribuir para saúde do órgão e melhora na qualidade de vida

Nunca se falou tanto em bem-estar quanto atualmente, especialmente após os mais de dois anos de crise pandêmica. Atividades como andar de bicicleta, que já eram regulares para muitas pessoas, passaram a ser ainda mais incentivadas para quem deseja fortalecer a saúde pulmonar, aspecto que ganhou enorme importância pelas complicações do vírus SARS-CoV-2.

Motivado por campanhas e mudanças de comportamento, é notável o aumento do número de pessoas que buscam interromper hábitos como o cigarro e sedentarismo, mirando na melhora da qualidade de vida e na prevenção de problemas mais sérios de saúde. 

Felizmente, é possível inserir atividades prazerosas no dia a dia que contribuem diretamente com a saúde e ainda abrem espaço para novas interações com pessoas e espaços diferentes. Se você busca por esse upgrade na sua rotina, este artigo vai trazer alguns benefícios e dicas de como melhorar a saúde do seu pulmão ao longo do tempo. Acompanhe.

botao whatsapp do prime gourmet

Importância do pulmão no funcionamento do organismo

Estudos ainda recentes buscam entender de forma aprofundada os efeitos da COVID-19 no funcionamento dos pulmões de pessoas infectadas em diferentes idades e biotipos. Um dos principais agravantes é o estado de pneumonia, uma infecção pulmonar que pode deixar lesões e levar à morte. 

A função básica dos pulmões é armazenar oxigênio para uso do organismo e eliminar gás carbônico, em um ciclo vital contínuo. Sendo assim, o pulmão é um órgão vital que garante que as células de todos os tipos dentro do corpo possam realizar suas funções adequadamente.

Doenças pulmonares podem resultar em diversos outros problemas de saúde, que afetam desde a movimentação do indivíduo, até a sua capacidade de fala, ingestão de alimentos e sistema imunológico.

Mas será que é possível ‘’treinar’’ os pulmões, aumentando seu desempenho e prevenindo doenças em todas as idades? A resposta é sim, e as possibilidades são muitas. Confira nos tópicos a seguir.

Melhorando a saúde pulmonar: 5 dicas para colocar em prática 

Desde a escola aprendemos que a prática regular de atividades físicas ajuda a prevenir diversos problemas de saúde, entre eles a fadiga. Caso você fique cansado ao subir um simples lance de escadas de poucos degraus, é um indicador que seus pulmões estão enfraquecidos. 

Se engana quem acredita que é necessário passar horas na academia para ter um corpo saudável. Com o intuito de melhorar a capacidade pulmonar, veja as dicas abaixo. 

Encha balões

Sim, uma atividade simples que provavelmente você já deve ter realizado em festas infantis. Encher balões ajuda o sistema respiratório a exigir uma maior capacidade de armazenamento de ar, estimulando os tecidos pulmonares. Existem acessórios disponíveis em farmácias e lojas especializadas que simulam essa atividade, que contribui a longo prazo para um pulmão mais saudável e potente.

Pratique exercícios e alongamentos

Quando o corpo se alonga da forma correta, ele usa o ar para estimular os tecidos musculares e nervosos em cada movimento. Aqui o importante é prestar atenção no ritmo de inspiração e expiração, sempre pelo nariz. Além de treinar a capacidade de ar armazenado nos pulmões, os alongamentos evitam que a caixa toráxica fique tensionada, a famosa ‘respiração cortada’.

Exercícios aeróbicos como andar de bicicleta, correr ou fazer caminhada também estimulam os pulmões a trabalharem mais e melhor, resultando em uma melhor oxigenação da corrente sanguínea.

Inclua gengibre na sua alimentação

O gengibre é um alimento bastante conhecido pela sua enorme eficácia anti-inflamatória. Não é à toa que ele é um ingrediente amplamente utilizado para tratamento de resfriados e outras doenças respiratórias, liberando a passagem de ar pelos pulmões. A dica é consumir o ingrediente em sucos, molhos para saladas, e caso você seja fã do sabor, em pequenas lascas ao longo do dia.

Beba bastante água

O corpo humano é composto em sua maioria de água, e o funcionamento dos pulmões depende e muito da hidratação do corpo, afinal de contas, o ar que respiramos também é água. A ingestão da quantidade ideal de líquido para o seu corpo ajuda o sangue a absorver maiores quantidades de oxigênio, componente que é obtido pelo ar através dos pulmões.

Leia também:

botao whatsapp do prime gourmet