WhatsApp Image 2021-10-06 at 19.29.07

5 Dicas certeiras para evitar a prisão de ventre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
prisão de ventre

Só quem já teve prisão de ventre sabe o quanto isso é um grande incômodo. E não dá pra negar: quando o intestino não funciona bem, as principais causas estão relacionadas a uma alimentação ruim.

Uma dieta pobre em vitaminas e especialmente fibras, aliada a hábitos alimentares ruins pode sim resultar em uma maior propensão a ter dificuldades para evacuar. É fato que manter uma boa alimentação e bons hábitos comprovadamente melhoram a saúde, evitando problemas como a prisão de ventre, além de muitos outros.

Nesse artigo queremos dar 5 dicas infalíveis para quem quer evitar problemas intestinais. E como já adiantamos, o segredo está na alimentação saudável aliada a bons hábitos.

botao whatsapp do prime gourmet

Evitando a prisão de ventre

Para evitar a prisão de ventre, algumas mudanças no estilo de vida vão fazer toda a diferença. E é essa atitude que vai melhorar não apenas o funcionamento do intestino como o de outros órgãos, trazendo muitos benefícios à saúde em geral.

Todas essas dicas parecem clichês, mas não se engane: são bons hábitos que todos precisam seguir para viver melhor, com mais saúde e disposição.

1- Beba 2 litros de água por dia

Falando especificamente das fezes, beber bastante água ajuda a hidratar as fezes, principalmente quando se consome uma quantidade adequada de fibras durante a alimentação.

As fezes desidratadas têm maior dificuldade de percorrer o intestino, causando incômodo e correndo o risco de causar outros problemas como feridas e até mesmo hemorróidas. Por esses e outros motivos, beba pelo menos 2 litros de água por dia.

2- Consuma mais fibras

As fibras são um elemento muito importante para o bom funcionamento do intestino. Elas estão presentes especialmente nas frutas frescas, vegetais e sementes como a linhaça, chia, gergelim e semente de girassol.

Por serem um tipo de carboidrato resistente à digestão, as fibras servem como alimentos para a flora intestinal, sendo considerados prebióticos. Mas há um alerta: é importante consumir fibras e associar o consumo com uma boa ingestão de água ao longo do dia.

As fibras no nosso organismo precisam dessa ingestão de água, pois o excesso de fibras sem a quantidade de água adequada no organismo pode piorar a prisão de ventre.

3- Consuma gorduras boas

O consumo de gorduras consideradas boas para o organismo funcionam como lubrificante no intestino, o que facilita a passagem das fezes.

Pensando nisso é importante consumir regularmente alimentos ricos em boas gorduras como o óleo de coco, azeite, nozes, castanhas, amendoim, abacate e as sementes de chia e linhaça.

4- Pratique atividades físicas regulares

A prática de alguma atividade física regular é benéfica para a saúde em vários aspectos. Movimentar o corpo estimula a movimentação do intestino, funcionando como um exercício para ele, e assim ajudando a combater a prisão de ventre.

5- Não demore para ir ao banheiro

É muito importante ir ao banheiro logo que sentir vontade. Segurar e prorrogar a evacuação das fezes pode ocasionar mais prisão de ventre, tornando isso um hábito que pode tornar o intestino preguiçoso.

Essas foram algumas dicas simples mas muito importantes para ajudar a evitar a prisão de ventre e garantir o bom funcionamento do intestino.

Receita para aliviar a prisão de ventre

Pensando em aliviar o incômodo causado pela constipação intestinal, um bom remédio natural são vitaminas à base de frutas e fibras.

Essa é uma ótima receita:

• 1 copo de iogurte natural;
• 1 colher de granola;
• 1 fatia de mamão;
• 2 ameixas secas.

Para preparar, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e beber em seguida. Tomar essa vitamina todos os dias de manhã é uma boa maneira de garantir o bom funcionamento do intestino.

Manter uma alimentação equilibrada e saudável, e associá-la à prática de atividades físicas é a base para ter mais saúde e evitar problemas como a prisão de ventre.

Vale ressaltar que as causas da constipação intestinal podem ainda estar relacionadas ao efeito colateral de algum medicamento ou outro problema. Caso esse incômodo seja constante, é importante buscar a análise de um médico.

Leia também:

botao whatsapp do prime gourmet

Posts Populares

Cadastre em Nossa Newsletter e Receba Conteúdos Exclusivos e Com Prioridade!