Como emagrecer com saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Para emagrecer de forma saudável, é necessário mudanças de hábitos alimentares no estilo de vida. Estratégias eficientes podem ser adotadas e aplicadas diariamente, de forma que o processo não se torne tão difícil.

Muitas pessoas, em busca de resultados imediatos e fora da realidade, acabam fazendo restrições muito severas, ocasionando em efeitos colaterais e até prejudicando o bem estar e a saúde.

Veja tudo o que você precisa saber sobre como emagrecer com saúde neste artigo!

Como melhorar a minha alimentação e emagrecer com saúde?

É unânime entre os profissionais da saúde que as dietas precisam ser individualizadas para cada pessoa, de acordo com as suas necessidades e realidade. Entretanto, existem algumas mudanças de hábitos alimentares e dicas que podem ajudar no processo de emagrecimento, sem abrir mão da saúde, veja algumas delas a seguir:

Invista os alimentos ricos em nutrientes e de baixa calorias

Alguns alimentos são capazes de oferecer uma grande saciedade, nutrientes importantes para o bom funcionamento e, ainda, ser pouco calórico, se tornando perfeitos para aqueles em busca de uma dieta mais equilibrada e emagrecer.

Portanto, você pode consumi-los em maiores quantidades, aumentando a saciedade e adicionando volume às suas refeições. Veja alguns deles:

● Aveia

● Quinoa

● Abóbora

● Couve-flor

● Tomate

● Beterraba

● Rúcula

● Melancia

● Espinafre

● Cenoura

● Morango

● Abacaxi

Aposte nos super foods para emagrecer

Os superfoods, ou superalimentos, são caracterizados pela alta concentração de nutrientes essenciais que proporcionam diversos benefícios ao organismo. Eles favorecem o metabolismo, a capacidade mental, ajudam na saciedade, reduz a fadiga e fortalece o sistema imunológico.

Agora que você já sabe o que são superfoods, veja alguns exemplos que você pode incluir na sua dieta:

1. Brócolis: caracterizado pela presença do antioxidante sulforafano, além de ser rico em fibras, cálcio, vitaminas A e C e ácido fólico.

2. Semente de chia: rico em ômega 3, manganês, fósforo, cálcio, além de fibras e proteínas.

3. Semente de linhaça: rica em ômega 3, fortalece o sistema imunológico e reduz os riscos de doenças cardiovasculares.

4. Chocolate amargo: uma pequena quantidade de chocolate amargo (no mínimo 70% cacau) garante uma excelente quantidade de flavonoides, substância que ajuda na redução do colesterol ruim, LDL.

Faça refeições equilibradas e variadas

Para manter uma alimentação saudável no processo de emagrecimento é preciso ter equilíbrio de todos os nutrientes e pratos variados. Ingira diferentes tipos de frutas, legumes e verduras, além de incluir os diferentes grupos alimentares, como proteínas, carboidratos e leites e derivados.

Aumente o consumo de alimentos in natura

Priorize os alimentos naturais como frutas, verduras, grãos, legumes, proteínas de qualidade e gordura natural dos alimentos. Uma alimentação balanceada traz disposição, energia, autoestima, maior resistência mental e vigor, além de resultados físicos favoráveis.

Além de possuírem todos os nutrientes fundamentais para o organismo, irão auxiliar no processo de emagrecimento através da saciedade, diminuindo o consumo de possíveis “besteiras”.

Não restrinja a sua dieta de maneira exagerada

Não se restringe de maneira excessiva e exagerada. O primeiro passo para restabelecer uma relação saudável com a comida e alcançar um emagrecimento duradouro é eliminar o pensamento proibitivo sobre qualquer grupo de alimento específico, inclusive com aqueles que é recomendado evitar.

Excluir um grupo alimentar da sua alimentação pode causar desequilíbrios metabólicos, uma vez que cada um deles tem um papel a cumprir no organismo. Além disso, não ingerir as calorias diárias suficientes (menos do que o seu corpo precisa para realizar as funções básicas) também irá colocar o seu corpo em um estado de alerta de sobrevivência, estimulando a busca desenfreada pela comida, o que provavelmente acabará em episódios de ingestão excessiva de alimentos, na maioria das vezes doces ou lanches.

Uma alimentação equilibrada, que não ultrapasse diariamente 15% das calorias em açúcar é o ideal.

Evite as dietas da moda

As dietas da moda prejudicam a saúde e o metabolismo de seus adeptos a partir de restrições rigorosas e expectativas irreais de perda de peso. Além disso, podem causar deficiências nutricionais e sérios riscos à saúde, como anemia e desnutrição, caso sejam feitas por longos períodos de tempo. Muitos adeptos, após perderem peso de maneira imediata e inadequada, acabam voltando para sua rotina alimentar e ganhando os kgs de volta e até mais. Por isso, fique atento a essas promessas milagrosas e fuja delas!

Insira exercícios físicos na sua rotina

Os exercícios físicos são fundamentais não só ao emagrecimento, mas também à saúde. Se feito da maneira correta e constante, contribui para diminuição do percentual de gordura, funcionamento do organismo, aumento do bem estar e da qualidade de vida. Insira-os em sua rotina e não deixe de aliar a alimentação saudável.

Cuidado com as bebidas açucaradas

As bebidas muitas vezes acabam atrapalhando o emagrecimento sem as pessoas perceberem. Ingerir uma grande quantidade de bebidas açucaradas, como sucos artificiais, café com açúcar e refrigerantes, contribuem para o ganho de peso e aumentam o risco de obesidade e diabetes tipo 2. Por isso, sempre opte pelas bebidas sem calorias, como chá ou café sem açúcar (além da ingestão constante de água, claro).

Insira os chás na sua rotina

Os chás possuem diversos benefícios e podem ser um grande aliado do emagrecimento. Chá verde, chá preto, chá de casca de laranja e chá de gengibre são exemplos de chás com alto teor de fitoquímicos que auxiliam na perda de gordura e prevenção de doenças. Acostume a consumi-los sem adoçar para poder usufruir de seus benefícios.

Diminua o consumo de açúcar e gordura trans

O açúcar e a gordura trans são os principais vilões quando se trata de emagrecer. Seu consumo em excesso favorece o acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal. Portanto, fique atento ao consumo de doces, bolos, tortas, sorvetes, batata frita, chips e etc.

Diante de todas essas dicas, coloque-as em prática agora mesmo e aguarde os resultados de maneira paciente e realista. Lembre-se que o emagrecimento é multifatorial e deve ser pensado para ser sem sofrimentos e para o longo prazo.

Emagrecer com saúde e sem passar fome irá trazer de volta a sua autoestima, bem estar e disposição. Para quantidades individuais, procure um nutricionista para realizar um acompanhamento personalizado.

Referência para criação deste artigo: 10 dicas de alimentação saudável

0 resposta em “Como emagrecer com saúde”