WhatsApp Image 2021-10-06 at 19.29.07

Como Cuidar da Saúde Física e Mental? Dicas Essenciais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
saúde

Para ter qualidade de vida, algo que você precisa fazer no seu dia a dia é cuidar da saúde física e mental.

Agora, como fazer isso? Por onde começar? Quais hábitos adotar? 

Para esses e outros questionamentos, nós separamos no artigo de hoje algumas dicas realmente úteis e valiosas!

Portanto, se você quer viver mais e, principalmente, melhor, não deixe de acompanhar a leitura com atenção até o final, ok?

botao whatsapp do prime gourmet

Dicas essenciais para cuidar da saúde física e mental

Dica 1: faça uma atividade física regularmente

Quando falamos em atividades físicas, diversas pessoas as associam com o corpo e a parte estética. Porém, elas não estão ligadas somente a esses aspectos, mas a parte mental também.

Portanto, no seu dia a dia, faça uma atividade física e faça-a regularmente, isto é, pelo menos três vezes por semana, e entre trinta e cinquenta minutos diários – esse tempo já é o suficiente para um bom treino.

Você pode, por exemplo, fazer musculação, correr, caminhar, dançar, nadar, andar de bicicleta, jogar bola… o importante é manter o corpo em movimento e evitar o sedentarismo.

E para que essa prática seja mais eficiente, encontre uma atividade que você realmente goste de fazer, que você não a veja apenas como “obrigação”, ok?

Dica 2: durma bem e na quantidade adequada

Por causa da rotina corrida, pesada e cheia de compromissos e afazeres, inúmeras pessoas não dão o devido valor ao sono – o que é um péssimo problema.

Isso porque, se você não consegue descansar, ou ainda, dorme poucas horas por dia, tanto a sua saúde física quanto a sua saúde mental são afetadas.

E por conta disso, problemas de estresse, irritação, ansiedade, falta de concentração, cansaço e até depressão, tendem a ser mais presentes em sua vida.

Portanto, para evitar esses e outros problemas causados pela falta de um sono de qualidade, procure dormir bem e na quantidade adequada – entre sete e oito horas por dia.

Dica 3: cuide da sua alimentação e hidratação

Comer de maneira adequada, não tem só a ver com manter uma boa forma física. Comer bem está relacionado ao seu bem-estar em geral.

Sendo assim, procure cuidar da alimentação em sua rotina. Dê preferência para pratos coloridos, alimentos naturais e ricos em nutrientes, além de frutas, verduras, legumes, vegetais, etc.

Agora, para saber o que realmente deve entrar (ou sair) da sua dieta, é de suma importância consultar um nutricionista e ouvir o que ele tem para te indicar – não defina o seu cardápio apenas com base em informações na internet, ok?

E além de cuidar da sua alimentação, é fundamental dar atenção também à sua hidratação. Isso porque, a água é extremamente importante para a saúde física e mental.

Portanto, diariamente, beba bastante água – o ideal é ingerir pelo menos dois litros por dia.

Dica 4: reserve um tempo para o lazer

Outra dica extremamente importante para você cuidar da saúde física e mental, é reservar um tempo para o lazer.

Isso porque, em sua rotina, você precisa de momentos para fazer o que gosta e para fazer o que te deixa feliz. Você precisa de momentos para colocar os seus hobbies em dia e para aproveitar com pessoas queridas (familiares e amigos).

Viver “preso” ao trabalho não é nada saudável. Você precisa manter um equilíbrio entre as responsabilidades e atividades de lazer, entre a vida profissional e pessoal, uma não pode prejudicar a outra.

Dica 5: medite

Por conta de problemas e situações do cotidiano, muitas pessoas estão sempre com a cabeça “a milhão” e, consequentemente, elas ficam ansiosas, estressadas, preocupadas, doentes… o que, claro, não faz nada bem para a saúde.

Portanto, em sua rotina, faça algumas pausas e medite, nem que seja por apenas dez minutos por dia.

Você não precisa estar fazendo algo o tempo todo. Você não precisa ser produtivo o tempo todo. Tenha calma, dê um tempo para o seu corpo e para a sua mente.

O importante aqui é que você relaxe, se desconecte um pouco dos problemas e foque no momento presente, na sua respiração e na sua postura. 

Dica 6: faça exames de rotina e check-ups

Se você quer cuidar da saúde física e mental, de modo a ter mais qualidade de vida, você precisa fazer exames de rotina e check-ups.

Procurar um médico somente quando já está com dores e problemas mais graves, definitivamente não é a melhor escolha. Você precisa agir de maneira preventiva.

Então, mesmo que você esteja se sentindo bem, não deixe de fazer exames de rotina e check-ups. 

Fazer esse acompanhamento mais de perto e de maneira periódica, é algo extremamente importante, pois algumas doenças e alguns problemas são assintomáticos. Ou seja, não possuem sintomas.

E para cuidar desse aspecto da maneira mais adequada, é importante que você tenha um bom plano de saúde, afinal, os planos de saúde garantem um tratamento mais ágil e eficiente, além de procedimentos e tratamentos, caso você precise.

Dicas extras

Além das seis dicas acima – que são extremamente importantes para você cuidar da saúde física e mental – existem algumas outras que também irão te ajudar nesse objetivo… são elas:

  • Ter uma rotina bem organizada e planejada;
  • Passar menos tempo nas redes sociais;
  • Ter mais contato com a natureza, com o ar livre;
  • Tomar cuidado com o excesso de informação (notícias);
  • Aprender coisas novas;
  • Ler bons livros;
  • Praticar o autocuidado;
  • E claro, procurar ajuda de um profissional, como um psicólogo ou um terapeuta, se sentir necessidade.

Não tem nada de errado nisso. Não tenha medo ou vergonha. Lembre-se: é sobre a sua saúde que estamos falando, é sobre o seu bem-estar e a sua qualidade de vida. Não sofra sozinho, ok?

Leia também:

botao whatsapp do prime gourmet

Posts Populares

Cadastre em Nossa Newsletter e Receba Conteúdos Exclusivos e Com Prioridade!