Tártaro: Saiba mais sobre esse problema

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
86 / 100

Tártaro ou cálculo dental é um tipo de biofilme dental, muito conhecido como placa bacteriana com aspecto endurecido que se forma na superfície do dente ou gengiva causando cárie, mau hálito e gengivite.

Essa placa bacteriana é calcificada e recobre os dentes e a gengiva que, quando não tratada, pode gerar manchas pelos dentes.

Além de prejudicar a saúde geral da boca, como os dentes e a gengiva, o tártaro é um problema estético, pois as placas que formam sobre os dentes, são visíveis e com aspecto poroso e escurecido.

Por ser uma formação mineral, ao contrário da placa bacteriana que é uma película incolor, o tártaro se forma próximo à gengiva e, embora possa ser identificado facilmente,  só pode ser removido por um profissional dentista.

 

Como evitar a formação de tártaro

A maneira mais eficaz de evitar a formação de tártaro é manter uma boa higienização bucal diariamente. Essa higienização é feita com uma devida escovação, com a ajuda de um creme dental antitártaro, uso de fio dental e finalizando com um bom enxaguante bucal.

Fazer visitas periódicas ao profissional dentista e realizar limpezas profundas no consultório sempre que recomendado também é muito importante para manter longe esse inimigo dos dentes.

Outra forma de evitar esse problema, é seguir uma dieta saudável, rica em minerais e com baixo açúcar, pois esse vilão favorece a proliferação de microorganismo formadores de placas.

Aparelhos funcionais e estéticos

Cuidar do sorriso é muito importante para quem se preocupa com a aparência física. Estar em dia com o espelho eleva a autoestima e promove bem estar.

Com a evolução dos tratamentos estéticos odontológicos as pessoas estão se sentindo cada vez mais seguras em procurar recursos que entregam um sorriso perfeito.

O uso do aparelho transparente preço tem sido uma opção eficiente para quem procura corrigir imperfeições no sorriso, sem alterar a aparência natural do rosto.

Um dos grandes incômodos dos aparelhos tradicionais é devido à sua estrutura metálica. Outro detalhe é que o aparelho convencional também pode machucar a boca. 

A boa notícia é que o avanço da tecnologia na odontologia grande parte desses diferentes tipos de aparelhos são mais confortáveis causando menos desconforto.

Devido a essas tecnologias cada vez mais avançadas, os aparelhos são produzidos com outro tipo de material, os translúcidos, como a porcelana, ou safira e o policarbonato, por exemplo.

O aparelho de dente transparente não possui braquetes e fios metálicos, nem mesmo as borrachinhas coloridas. Seus fios são transparentes, atuando da mesma forma na correção dos dentes, porém de forma discreta.

Conheça algumas vantagens do aparelho transparente:

  • Mais discreto;
  • Alta resistência;
  • Corrige problemas diversos;
  • A cor não altera.

Esse tipo de aparelho atende a maioria dos casos, desde problemas mais simples até os mais complexos.

Saiba sobre os materiais de porcelana

Outra técnica insuperável é a restauração de porcelana. Essa é a forma mais durável e estética para recuperar os dentes que foram afetados por cárie, fraturas, ou uma simples troca de resina. 

Em apenas uma consulta, o paciente consegue fazer a sua confecção. Outro ponto forte é a durabilidade superior à restauração em resina. Isso é ideal para que o paciente não precise de trocas constantes, prevenindo a perda de estrutura dentária

Há estudos que mostram que uma restauração em porcelana, depois de 10 anos, se mantém sem infiltração e funcional em 95% dos casos.

O aparelho de porcelana preço também é uma versão mais discreta dos aparelhos metálicos e também estão ganhando muito espaço entre as escolhas dos pacientes, principalmente os adultos.

Seus bráquetes são de porcelana, colados nas superfícies dentais, presos por elásticos junto ao fio ortodôntico e, assim, corrige o alinhamento dos dentes. No entanto existe a opção autoligável, onde as borrachinhas podem ser descartadas.

Esse aparelho oferece inúmeras vantagens ao sorriso dos pacientes. A sua estrutura corrige o alinhamento dos dentes através de movimentos ortodônticos mais suaves, diminuindo o desconforto e a dor.

Esse tratamento é indicado para todos os tipos de problema ortodôntico, então ele pode ser utilizado por qualquer paciente que necessite de um aparelho na boca.

A escolha do melhor aparelho sempre vai depender do problema que o dentista identificar. O dentista vai avaliar e entender qual o melhor aparelho para alcançar os resultados desejados.

Clareamento dental

Quando falamos de estética e beleza dos dentes, o clareamento dental promoção não pode ficar de fora.

Alguns alimentos e tipos de bebida  ou até mesmo medicamentos podem causar a pigmentação dos dentes. Além disso, os hábitos de vida das pessoas podem levar a um escurecimento do esmalte, como o tabagismo. 

Uma rotina com uma boa higienização bucal já pode melhorar muito a tonalidade dos dentes. Mas o uso dos produtos clareadores tem papel fundamental nos resultados. 

Quando em contato com os dentes, as moléculas de pigmentação são quebradas, devolvendo um sorriso branquinho e iluminado.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Leia mais: