WhatsApp Image 2021-10-06 at 19.29.07

Saúde física e mental na internet

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
saúde física e mental na internet

As discussões sobre saúde na internet têm sido um assunto muito importante nos últimos anos. As novas tecnologias e acesso à internet podem modificar o comportamento das pessoas e até interferir em quadros de ansiedade, depressão e outros problemas de saúde.

A internet, e recursos tecnológicos em geral, proporcionam diversas facilidades, mas podem influenciar na saúde física e mental das pessoas. 

O tempo dedicado às telas gera impactos na rotina, alterando o ciclo do sono, o humor e comportamentos alimentares e relacionamentos.

Um detalhe muito importante é que a internet não é o único fator que pode desencadear transtornos mentais, ou seja, as causas podem ser multifatoriais.

botao whatsapp do prime gourmet

Saúde mental e rotina tecnológica

O uso excessivo de telas, com o decorrer do tempo, pode causar alterações no funcionamento do cérebro, principalmente nos neurotransmissores do bem-estar. 

Tecnologias em excesso potencializam o funcionamento de um modo não saudável, algo que gera a famosa dependência.

Atualmente, já se sabe que o uso excessivo de telas podem dificultar a capacidade de memorização, concentração e o raciocínio, algo que gera impactos no pensamento crítico, comunicação, aprendizagem e na criatividade.

Sendo assim, é muito importante saber dosar o tempo que se passa conectado, seja para crianças, adolescentes e adultos.

Os jovens, por exemplo, precisam uma rotina com horários e limites, algo que cabe aos pais limitarem a quantidade de horas para que o tempo seja aproveitado com mais qualidade.

Independente da idade, seja adulto ou criança, é fundamental combinar a rotina com o uso das tecnologias, sem que isso se torne prejudicial à saúde.

Dependência digital

Não são apenas os jovens que ficam dependentes do uso das tecnologias. De maneira geral, as famílias estão cada vez mais conectadas, seja no período de lazer ou durante o trabalho.

Com o crescimento da internet, muitas empresas passaram a utilizá-la para o marketing e outras atividades. Isso exige que as pessoas passem mais tempo conectadas para realizar as tarefas.

A tecnologia tem transformado a forma como os adultos lidam com jovens, terceirizando para as telas os cuidados e a tarefa de educá-los. Desta maneira, para algumas pessoas é normal o virtual ditar o comportamento.

Perigos e danos que a tecnologia pode causar

O uso excessivo das redes, somado a longas horas expostos a uma tela pode amplificar emoções e sensações de caráter negativo, que podem afetar e gerar problemas físicos e no bem-estar, provocando ansiedade e até agravar problemas de depressão e estresse.

A tecnologia em excesso pode gerar:

Baixa autoestima

Ao ver fotos de viagens, objetos de desejo e pessoas com corpos bonitos e considerados “padrões” para a sociedade, tudo isso pode ser muito prejudicial para a saúde física e mental das pessoas, gerando tristeza e outros problemas.

Perda auditiva

O uso excessivo de fones de ouvido, seja para escutar música, assistir vídeos e streaming ou realizar outras atividades podem ser prejudiciais, contribuindo para a perda auditiva, devido à frequência utilizada.

Distúrbios psicológicos

O excesso de informações recebidas diariamente, minuto a minuto, somada a sensação de necessidade em estar conectado o tempo todo pode tirar a capacidade de concentração, além de aumentar o estresse, depressão e ansiedade.

Dependência

Uma pessoa dependente da tecnologia tende a apresentar mais sinais de ansiedade, irritabilidade, dificultar a capacidade de se relacionar pessoalmente, entre outros. Consequentemente, também pode haver baixa produtividade no ambiente de trabalho.

Outros problemas que podem prejudicar a saúde física e mental são:

  • Transtorno de déficit de atenção;
  • Transtornos de humor;
  • Impulsividade;
  • Problemas na coluna;
  • Comportamento agressivo e hostilidade.

Estes são apenas alguns exemplos de questões que podem se agravar com o uso excessivo da tecnologia e muito tempo conectado à internet.

Dicas que podem ajudar a cuidar da saúde física e mental

Após conhecer os perigos que o tempo excessivo em telas podem causar, é importante pesquisar dicas e informações que ajudem a reduzir o tempo de uso.

Além disso, algumas práticas podem ser bastante vantajosas para a manutenção da saúde como um todo.

Por exemplo, desativar as notificações do celular durante o período de trabalho ou estudos, permite que você possa se concentrar mais, também promovendo mais qualidade para a atividade cerebral.

Caso o celular seja a sua ferramenta de trabalho, procure utilizá-lo com foco nos objetivos e evite navegar em sites e nas redes sociais, porque isso pode tirar a concentração.

Também evite ficar conectado nos momentos em família ou com amigos, durante as refeições e no período antes de dormir, pois a tela pode gerar mais ansiedade e prejudicar o tempo de qualidade.

Na hora de dormir, coloque o celular o mais longe possível para não ter vontade de ficar conectado.

Hora de desconectar!

Sabemos que, com vidas cada vez mais online, desconectar parece uma tarefa difícil. Mas, é necessário fazer um esforço, pouco a pouco, para sair da tela e aproveitar os dias.

Comece com alguns minutos, desligue as notificações e realize alguma atividade que goste. Você verá que o dia renderá mais e ficará cada vez mais fácil criar uma rotina offline

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Ideal Marketing, onde você encontra todas as plataformas que sua empresa precisa e pode entender muito mais sobre o marketing em um só lugar. 

Leia também:

botao whatsapp do prime gourmet

Posts Populares

Cadastre em Nossa Newsletter e Receba Conteúdos Exclusivos e Com Prioridade!