WhatsApp Image 2021-10-06 at 19.29.07

Riscos ocupacionais: saiba quais são e como evitá-los

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
riscos ocupacionais

Os riscos ocupacionais são motivos de preocupação dentro das empresas, porque elas sabem que algumas atividades podem trazer riscos para os trabalhadores, as quais podem prejudicar definitivamente a saúde física e mental dos profissionais.

Em muitas organizações, existe um mapa que fica disponível para todos, mostrando como é o ambiente de trabalho e qualificando os tipos de riscos ocupacionais que o ambiente oferece aos profissionais que trabalham ali.

Por exemplo, dentro de um escritório, os riscos podem ser ergonômicos, enquanto dentro de um laboratório o risco químico pode ser mais alto. Essa identificação ajuda os profissionais a compreenderem como evitar esses riscos.

Aliás, todas as empresas precisam identificar o que pode ser arriscado para os colaboradores, classificar essas informações e prevenir as pessoas. É assim que a corporação vai evitar problemas maiores por conta de acidentes.

Além de evitar os riscos para os profissionais, a companhia consegue se proteger de situações que podem desencadear processos por conta de acidentes trabalhistas, só que antes de fazer qualquer coisa, é necessário entender alguns aspectos.

Este artigo vai explicar o que são riscos ocupacionais, quais são os principais tipos e de que maneira evitá-los para proteger a saúde dos funcionários e a imagem da empresa.

O que são riscos ocupacionais?

Os riscos ocupacionais são possibilidades de acidentes às quais os trabalhadores estão sujeitos dentro da corporação. Eles estão associados a diversos fatores, dentre os quais se destacam:

  • Ruídos;
  • Gases;
  • Vapores;
  • Iluminação inadequada;
  • Presença de máquinas;
  • Calor.

Essas e outras possibilidades são motivos de atenção porque podem aumentar os riscos no dia a dia dos profissionais. É por isso que muitas empresas precisam disponibilizar equipamento conjugado de proteção individual para os funcionários.

Qualquer coisa que apresente risco à saúde do colaborador deve ser considerado como risco ocupacional, existem aqueles que são mais evidentes e graves, como os acidentes que acontecem dentro de grandes indústrias.

Entretanto, também existem aqueles que passam despercebidos, como no caso de riscos ergonômicos em escritórios e espaços administrativos.

De acordo com o Ministério do Trabalho, os riscos ocupacionais são divididos entre riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

Essas subcategorias se encaixam em outras categorias, conhecidas como riscos operacionais, riscos comportamentais e riscos ambientais.

Os riscos ambientais são muito importantes, tanto é que existe uma portaria exclusiva para eles, de número 25, de 29/12/1994.

Tipos de riscos ocupacionais

Para compreender um pouco mais sobre o assunto, é interessante conhecer a fundo quais são os tipos de riscos ocupacionais. São eles:

Riscos físicos

Os riscos físicos são ocasionados pela exposição do trabalhador a diferentes formas de energia, e um dos mais comuns é o ruído. É resultante de oscilações provenientes de vibrações, podendo desencadear perda auditiva.

Uma empresa de remoção de resíduos sólidos precisa ficar atenta porque máquinas e equipamentos também emitem diversos ruídos, que podem causar fadiga, dores de cabeça, irritabilidade, entre outros problemas.

Os riscos físicos também estão relacionados ao calor, frio, pressão anormal, umidade, além de radiações ionizantes e não ionizantes.

Riscos químicos

Os riscos químicos se originam do contato ou manipulação de produtos químicos, e existem diversos agentes relacionados a eles, como poeira, vapores, gases, fumos, névoas, neblinas, entre outros que podem ser inalados ou absorvidos pela pele.

Existem muitos que são tóxicos, irritantes, inflamáveis e corrosivos, como no caso do amianto que está presente em telhas, divisórias e caixas d’água.

Outros agentes químicos muito arriscados dentro das empresas são a sílica, hidrogênio, dióxido de carbono, mercúrio, níquel, urânio, aldeídos, propano e acetona.

Riscos biológicos

Já na categoria de riscos biológicos estão empresas especializadas na limpeza de locais públicos, atividades laboratoriais, atendimento hospitalar, saneamento básico, entre outros.

Eles são provenientes de outros microrganismos patógenos que podem provocar diversos males à saúde quando entram em contato com as pessoas, a exemplo de vírus, bactérias, protozoários e fungos.

Risco de acidentes

O laudo periculosidade eletricista é um documento importante porque ajuda a classificar os riscos de acidentes, também conhecidos como riscos mecânicos que se origina em condições físicas e tecnológicas inadequadas.

Entre os exemplos mais comuns estão altura, trabalho com máquinas e choque elétrico, por isso, precisam de bastante atenção porque podem ameaçar a vida do trabalhador.

O risco mecânico surge em diferentes contextos, como no caso de máquinas e equipamentos com tecnologias ultrapassadas ou que não passaram pelas adaptações necessárias para prevenir acidentes.

Também existe o arranjo físico deficiente, que aumenta alguns fatores como esforço físico. Existem instrumentos de trabalho inadequados, danificados ou defeituosos que podem trazer riscos, assim como instalações elétricas inapropriadas.

A organização precisa investir em sinalização de segurança nas áreas perigosas e trabalhar com medidas de proteção individuais e coletivas.

Riscos ergonômicos

Além de cuidar dos trabalhadores que estão na obra, uma empresa de mão de obra construção civil também precisa cuidar dos profissionais que estão no escritório.

Os riscos ergonômicos são provenientes da relação entre o homem e o trabalho que realiza, não existem medidas de proteção para a saúde física e mental, diversos problemas podem começar a aparecer, como no caso de gastrite e ansiedade.

Outro quadro muito comum são as lesões por esforços repetitivos (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).

São problemas que aparecem por conta de postura inadequada, sobrecarga de tarefas e excesso de força para desencadeá-las.

Também existem outras situações que podem aumentar os riscos ergonômicos do ambiente de trabalho, como no caso de rotina muito intensa, cobrança excessiva, assédio moral, assédio sexual, alta competitividade, entre outras.

A jornada de trabalho muito extensa também é prejudicial, assim como monotonia, tarefas repetitivas, estresse, levantamento de peso e trabalho noturno.

Como evitar os riscos ocupacionais?

Uma perícia trabalhista e previdenciária é um processo muito importante para os profissionais de diversos segmentos, mas no que diz respeito à segurança do trabalho, existem maneiras de evitar os riscos ocupacionais.

A segurança do trabalho é uma área que gira em torno da prevenção desses riscos, e a partir do momento em que a organização identifica um perigo e faz as avaliações necessárias, precisa adotar medidas preventivas, considerando o risco identificado.

Por exemplo, se a empresa identificou um agente patológico que está presente no ar e consegue se espalhar rapidamente, logo precisa distribuir máscaras descartáveis para os funcionários.

Da mesma forma, se a organização observou que os colaboradores podem se cortar em uma serra, então o ideal é usar luvas que protegem a região.

Toda e qualquer prática usada para evitar acidentes de trabalho são medidas protetivas com foco nos riscos ocupacionais. Oferecer um curso nr11 e nr12, por exemplo, é uma forma de conscientizar os profissionais.

Se isso não for feito, os trabalhadores ficam expostos a situações que podem se transformar em acidentes com potencial para prejudicar a saúde física e mental dos indivíduos.

É indispensável eliminar os riscos, contando com a ajuda da engenharia, implantação de medidas coletivas de proteção (EPC) e medidas administrativas que tornam a jornada de trabalho mais tranquila.

Em muitos casos, a organização precisa investir em equipamentos de proteção individual (EPI), treinamentos para conscientizar os funcionários e eventos que conscientizam os funcionários.

Existe, por exemplo, o SIPAT E DDS, que são cuidados ergonômicos, além de várias outras maneiras que são indicadas pelas equipes de SESMT e PCMSO.

A empresa precisa saber quais são os pontos de ancoragem para trabalho em altura, assim como fazer inspeções ambientais, definir procedimentos, implantar medidas de prevenção, entre outras ações do PGR.

São práticas que podem ser desenvolvidas e implantadas por meio de tecnologias úteis, além disso, todas as informações reunidas sobre riscos ocupacionais, assim como os procedimentos de prevenção adotados precisam fazer parte do PGR.

Trata-se de uma sigla para Programa de Gerenciamento de Riscos, que cuida de exames médicos, inspeções, ordens de serviço, treinamentos, eliminação de riscos, EPI, EPC, entre outros.

Acompanhar esse programa é fundamental para que o negócio saiba evitar todos os riscos ocupacionais inerentes às atividades realizadas, protegendo a integridade física e mental de seus trabalhadores e evitando problemas para ele mesmo.

Essa situação se aplica a diversos tipos de negócios, como no caso de uma empresa que se dedica à recuperação de piso de concreto polido.

Considerações finais

Para que possam exercer suas atividades do dia a dia, as pessoas precisam se sentir seguras, visto que a falta de segurança pode até mesmo reduzir a produtividade e a motivação profissional.

Existem diversos riscos aos quais os profissionais precisam se submeter no dia a dia, mas a partir do momento em que a organização se conscientiza de tomar todas as medidas necessárias, os acidentes são minimizados.

Procurar maneiras de evitar acidentes é indispensável, pois só assim a corporação vai realizar as atividades que precisa, com os profissionais que possuem, sem enfrentar problemas no futuro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia também:

Posts Populares

Cadastre em Nossa Newsletter e Receba Conteúdos Exclusivos e Com Prioridade!