Queda Capilar Pós Covid é normal? O quê fazer?

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

A infecção por coronavírus afeta as pessoas de formas diferentes. Algumas pessoas não manifestam sintoma algum – os chamados assintomáticos – enquanto outras podem apresentar sintomas mais graves, alguns podendo impactar no longo prazo.

Além desses sintomas, a infecção pode causar estresse físico e mental, o que pode levar a outro efeito incômodo: a queda capilar.

Vale dizer que a queda de cabelo pode ter inúmeras causas em homens e mulheres. O diagnóstico deve ser feito por um médico dermatologista e o tratamento adequado deve ser recomendado pelo mesmo.

Covid causa queda de cabelo ou estresse?

Capilar

Muitas pessoas estão relatando queda capilar após meses de uma recuperação da infecção do coronavírus. Segundo estatísticas recentes, cerca de 20% das pessoas que pegaram covid costumam perder cabelos de três a seis meses após a alta. 

Outros estudos também demonstraram que pessoas com sintomas leves também experimentaram queda capilar após a infecção com o vírus.

Existem muitos motivos que podem levar à queda capilar. O estresse é um deles. Após um evento estressante, é normal que o cabelo caia como reação por alguns meses.

Embora o estresse pode estar fortemente relacionado à doença, ainda não temos estudos claros demonstrando como o coronavírus agrava a queda capilar. O que sabemos é que essa parece ser uma condição temporária.

A queda de cabelo é colateral a algum tratamento ou vacina contra coronavírus?

Não. Não existem evidências que algum tratamento ou vacina empregado para o coronavírus causa queda capilar.

Quando a queda de cabelo relacionada a coronavírus começa?

Capilar

A queda costuma começar após três meses de alta da doença, segundo relatos frequentes. Esse fato leva a muitos cientistas acreditarem que a queda pode estar relacionada com algum tipo de estresse pós-traumático. Novos estudos serão necessários para uma conclusão mais precisa.

Meu cabelo vai crescer novamente?

Sim. Se o seu caso foi uma situação de estresse, o cabelo voltará a crescer após um tempo.

Devo utilizar Minoxidil ou algum outro produto para queda capilar?

Você só deve utilizar produtos e tratamentos recomendados pelo seu médico dermatologista.

Como Prevenir a Queda de Cabelo Ocasionada Pelo Covid

Existem algumas medidas que você pode tomar para prevenir ou amenizar a queda de cabelo ocasionada pela infecção do novo coronavírus. 

A primeira delas é manter uma boa nutrição. O cabelo precisa de diversos nutrientes e proteínas para se desenvolver. Uma dieta balanceada e equilibrada é fundamental para fornecer todos esses nutrientes. Todavia, você também pode considerar suplementar vitaminas e minerais, sempre sob o acompanhamento de um nutricionista.

A segunda dica é encontrar novas estratégias para reduzir os níveis de estresse e controlar o seu cortisol. 

Atividades como exercícios físicos, livros para colorir, meditação e atenção plena podem ser excelentes aliados no combate a ansiedade, estresse e reduzir os níveis de cortisol.

Por fim, os cuidados com o seu cabelo são essenciais para cabelos fortes. Evite utilizar penteados que puxam o cabelo, como o famoso rabo de cavalo. Também evite utilizar muito chapinhas, escovas e outros instrumentos que usem calor.

Outro cuidado que você deve ter, principalmente nesse verão, é em relação ao cloro da piscina, que pode enfraquecer e desidratar seus cabelos, tornando-o mais suscetível à queda.

Outro cuidado legal para incluir na sua rotina de cuidados é utilizar apenas produtos naturais, que não incluam químicos como parabenos em sua composição.

Quando a queda de cabelo é normal?

Perder alguma quantidade de cabelo é normal. Todos os dias, perdemos cerca de cem fios de cabelo ao longo do dia. Alguma queda de cabelo é esperada, principalmente dependendo da sua idade, genética e hábitos. 

Para saber se a sua queda de cabelo está dentro da normalidade ou sinaliza alguma enfermidade ou colateral, você deve procurar pela ajuda de um médico.

O eflúvio telógeno, que é o efeito de queda de cabelo como resposta ao estresse, pode atingir todas as idades, inclusive pessoas jovens e saudáveis. Se uma pessoa saudável perder cerca de cem fios de cabelos por dia, uma pessoa que passa pelo eflúvio telógeno pode perder cerca de 400 fios de cabelo por dia – de três a quatro vezes mais do que o normal.

A queda capilar pós covid costuma ser mais intensa e grave em casos de pessoas que tiveram uma infecção mais severa, com sintomas mais graves. Pessoas com sintomas mais leves costumam experienciar menos esse tipo de queda, embora ocorra, como demonstrado no estudo linkado acima.

Conclusão

A pandemia do novo coronavírus é um evento muito recente na humanidade. A ciência leva um tempo para entender todos os desdobramentos da doença, investigando seus efeitos no curto, médio e longo prazo sobre os nossos organismos. Portanto, novos estudos são necessários para entender melhor como o novo coronavírus causa a queda capilar.

Você ficou com alguma dúvida sobre a queda capilar pós coronavírus? Deixe um comentário!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *