WhatsApp Image 2021-10-06 at 19.29.07

Por que usar Protetor Solar diariamente?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
protetor solar

Quem não quer ter uma pele mais jovem e mais saudável por mais tempo, não é verdade? Mas você sabia que um bom protetor solar é o caminho ideal para isso? Além de combater o envelhecimento precoce da pele, ele evita um maior ressecamento, oleosidade excessiva da pele, manchas e até o tão temido câncer de pele.

Proteja a sua pele com o protetor solar

Ter envelhecimento na pele não quer dizer somente que você envelheceu em idade. Porém, existem diferentes fatores que podem trazer esse aspecto a sua pele, podendo ser eles a exposição à luz solar ou até mesmo a poluição, por exemplo. Eles podem trazer um ressecamento da sua pele, que pode acabar causando desidratação, flacidez, trazendo rugas e as famosas linhas de expressão. Sem deixar de mencionar que os raios UVA e UVB têm um efeito cumulativo na pele, ou seja, acabam penetrando com profundamente com facilidade e, acabam causando manchas, sardas e pintas. 

Das diversas maneiras na qual podemos manter a nossa pele protegida, a mais importante delas é começar utilizando o filtro solar na sua lista de skin care. Dessa maneira é possível manter uma higienização e uma tonificação na pele. Quando fazemos da maneira correta, em pouco tempo já começamos a notar uma grande diferença. A escolha do produto certo é mais do que importante, por isso, é necessário passar em uma consulta com seu dermatologista antes de passar qualquer tipo de produto na sua pele. Escolher o produto errado pode acabar trazendo problemas como espinhas, cravos e até ressecamento. 

O ideal é escolher um filtro solar que melhor se adequa ao seu tipo de pele e com a cobertura que deseja. No dia a dia, por exemplo, é possível utilizar o protetor solar como uma das opções de cuidados, já que o efeito dele traz uma proteção contra os efeitos dos raios solares, garantindo um disfarce de imperfeições e ainda prevenindo dos danos da luz visível, trazendo uma saúde a mais para a sua pele. 

Quais são e o que significam os fatores de proteção?

Diferente do que muitos pensam, o fator de proteção solar (FPS) é capaz de corresponder ao tempo de exposição, trazendo segurança diante dos raios UVB e não a potência de proteção do produto. Qualquer pele humana tem uma certa proteção contra as radiações dos raios UVB e o número de FPS nos mostra quantas vezes ela é prolongada.

Se uma pele começa a queimar após 15 minutos de exposição ao sol, um filtro solar com FPS15  é capaz de proteger por 150 minutos. Também contém o fator de proteção contra os raios UVA (FPUVA) ou PPD. Um PPD20 tem a sua proteção na pele multiplicada 20 vezes, ou seja, um filtro solar FPS30  pode conter, no mínimo, PPD10.

Qual filtro solar específico para a minha pele?

Como existem diferentes tipos de pele, também existem diferentes tipos de produtos que se adequam melhor com cada um desses tipos. É por isso que é super importante realizar uma escolha ideal do filtro solar e não apenas pegar o número ou o valor mais atrativo. Se caso a sua pele for oleosa, é importante utilizar um protetor oil-free, onde a sua textura é mais leve, tendo uma rápida absorção e não contendo óleo. Em peles mais secas é mais recomendável utilizar versões em cremes ou em loções. Em peles que são mais sensíveis, é importante olhar a composição do filtro solar, procurar loções onde não há produtos que possam causar irritações ou até mesmo alergias. 

Para aqueles que não conhecem, existem dois tipos de filtros solares: os químicos e os físicos. Os primeiros são aqueles que absorvem moléculas energéticas, onde a radiação ultravioleta é capaz de a transformar em radiação de baixa energia. É criada então uma camada de proteção na epiderme que, ao reagir com a radiação solar, impede a sua penetração.

Outro tipo conhecido de protetor solar é o inorgânico, onde sua composição contém minerais, dióxido de titânio e dióxido de zinco. Esses componentes não são absorvidos na pele pois os raios são refletidos pelo filtro, auxiliando na prevenção do envelhecimento da pele e da ação do sol. Essa é uma versão indicada para crianças, pessoas alérgicas, grávidas e aqueles que possuem peles mais sensíveis, já que os seus componentes não são absorvidos pela pele. 

Como o protetor solar funciona?

O funcionamento do protetor solar acontece refletindo ou absorvendo os raios UV, impedindo com que a pele não os absorva. Conforme o tipo de fórmula, o efeito protetivo irá variar. 

Os raios UVA são os responsáveis pelo bronzeamento, porém, dependendo do tempo de exposição, podem também causar câncer de pele. Já os raios UVB, que são os que chegam em menor quantidade na atmosfera, são os que causam as queimaduras solares e também podem causar câncer de pele. 

Quais são as  duas fórmulas básicas para o filtro solar?

Química: essa fórmula contém substâncias específicas que são capazes de impedir a penetração dos raios solares na pele e por meio de uma camada de proteção, são capazes de absorver raios UVA e UVB; 

Física: Essa fórmula contém uma substância com base em minerais que não são absorventes e que refletem a radiação.

Cuidados para uma pele mais saudável

Sabemos que é preciso ter cuidado com a pele para ela se manter sempre saudável. Principalmente no verão, ela requer alguns cuidados especiais.

É necessário mencionar que todos os filtros solares disponíveis devem ser reaplicados, sejam eles químicos ou físicos. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) orienta que seja feita uma reaplicação a cada duas horas, ainda mais se a pele estiver exposta ao sol por muitas horas e ainda mais nos horários mais quentes. 

Saiba também que não é somente o cuidado com a pele que deve ser considerado, alguns hábitos acabam influenciando diretamente na pele. Por isso, sempre busque beber bastante água e manter uma boa alimentação. Fumar, ter uma má alimentação, não cuidar diretamente da sua pele e ter excesso de estresse são grandes inimigos contra rugas e manchas. 

Remova o filtro solar da forma correta

Como qualquer outro produto, quando aplicado na pele, os filtros solares devem ser removidos de uma maneira correta. A remoção irá depender da composição de cada filtro solar. Os mais hidratantes, com cor ou os físicos, devem ser removidos com um demaquilante e após, usar um sabonete específico para o seu tipo de pele. Já os com sérum e em gel, podem ser removidos apenas com um sabonete de sua preferência.

Resumindo, use sempre filtro solar!

Leia também:

Posts Populares

Cadastre em Nossa Newsletter e Receba Conteúdos Exclusivos e Com Prioridade!