WhatsApp Image 2021-10-06 at 19.29.07

Plano de saúde empresarial: Entenda os principais detalhes deste benefícios

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
plano de saúde

Um plano de saúde empresarial permite que os colaboradores de uma organização tenham acesso à assistência médica privada de saúde de qualidade.

botao whatsapp do prime gourmet

Em países que contam com um sistema de saúde pública, os planos de saúde vem para complementar aquilo que não é realizado nos hospitais públicos.

Mas em países onde exista apenas a saúde privada, com preços exorbitantes e que não cabem no bolso dos cidadãos, os planos de saúde surgem para salvar vidas.

As empresas que atualmente possuem papel social, não se restringem a pagar apenas por um exame médico ocupacional, mas sim, cuidar da saúde de seu colaborador.

Se você é um empreendedor que se preocupa com o bem-estar de seus funcionários, invista em um plano de saúde. Muitos acreditam que para adquirir um é necessário possuir uma empresa com muitos funcionários, mas não é bem assim.

No decorrer deste artigo, serão explicados como um plano de saúde funciona, quais as principais vantagens de aderir um na sua empresa e dicas para escolher um bom plano, que contemple as necessidades gerais de seus funcionários. 

Como funciona um plano de saúde empresarial? 

Um plano de saúde empresarial é um convênio médico adquirido através de um número de CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), ou seja, no Brasil é necessário possuir uma empresa devidamente regularizada com os órgão públicos.

Por lei, não é obrigatório que a empresa forneça um plano de saúde aos colaboradores, sendo a única obrigação, que após a contratação todos os funcionários sejam contemplados com o benefício. 

Apenas após a contratação do plano de saúde é que a empresa passa a ter uma série de obrigações, desde contemplar todos até continuar a prestação de serviços para os beneficiários internados ou em tratamento.

Além do CNPJ ativo há mais de 180 dias, o empreendedor deve possuir um grupo de no mínimo 2 a 3 funcionários, variando de acordo com a operadora de saúde.

Um MEI (microempreendedor individual) também pode integrar esse grupo de funcionários e empresas de qualquer área podem ter um plano, seja ela do ramo de empresas de licenciamento ambiental ou de consultorias.

Os planos de saúde empresariais são apólices de grupo, ou seja, quando várias pessoas da empresa são cadastradas, as taxas são reduzidas e a cobertura é melhorada, podendo chegar a até 40% de desconto, quando comparado aos planos individuais.

Além dos funcionários, seus familiares também podem entrar na rede de atendimento do convênio. Então para as pessoas que possuem filhos, é um benefício extremamente positivo, tendo em vista a frequência que crianças vão à pediatria por ano.

Atualmente, existe uma série de empresas que trabalham provendo convênios, oferecendo tarifas competitivas e coberturas flexíveis.

Coberturas de um plano de saúde empresarial

Os planos de saúde geram diversos benefícios para os colaboradores e seus familiares, bem como para o próprio dono da empresa, que também pode aderir ao convênio. Alguns dos principais benefícios são: 

  • Exames laboratoriais; 
  • Consultas com clínicos;
  • Consultas oftalmológicas; 
  • Psicólogos;
  • Nutricionistas; 
  • Consultas com especialistas;
  • Atendimento ambulatorial; 
  • Leito para internação;
  • Cirurgias.

Dependendo da cobertura do plano de saúde, diversos procedimentos podem ser feitos pela rede privada, desde os mais simples, como o atendimento ambulatorial, até uma cirurgia geral

Principais benefícios de possuir um plano de saúde

Dentre os benefícios que um plano de saúde pode oferecer aos seus colaboradores e para a própria empresa estão: 

  • Aumento da produtividade; 
  • Gera um diferencial para a empresa;
  • Redução de impostos;
  • Retenção de bons funcionários; 
  • Atração de talentos; 
  • Redução de absenteísmo e ausências;
  • Aumento da qualidade de vida.  

Um plano de saúde empresarial faz com que a imagem da empresa fique melhor, pois demonstra cuidado e preocupação com a saúde dos colaboradores

Desse modo, o funcionário tem mais razões para permanecer na empresa e se manter motivado. Além de indicá-la para seus colegas da faculdade ou conhecidos.

A existência de um convênio médico pode ser colocado em chamadas de vagas de emprego de impermeabilização de telhado de amianto e mostradas como um benefício diferencial.

A redução de impostos é outra vantagem que uma empresa tem ao oferecer para seus colaboradores o plano, pois é possível abater um valor no imposto de renda.

Outro ponto é que a tendência é que os hospitais privados tenham filas de espera menores que os hospitais públicos, dessa forma, o seu funcionário será atendido rapidamente e voltará mais cedo para o trabalho.

Desse modo, um bom plano de saúde gera uma diminuição do absenteísmo e de ausências por saúde, pois o funcionário consegue se cuidar melhor e agendar consultas em horários variados.

Outra vantagem para o funcionário é a possibilidade de colocar dependentes, existindo um acréscimo para cada grau de parentesco.

É possível adicionar o cônjuge, os pais, filhos e até parentes de segundo e terceiro grau, como netos, avós e bisavós.

Cada plano de saúde permite até determinado nível de parentesco, então informe-se sobre essas possibilidades.

Além disso, é essencial ressaltar que os valores ficam maiores conforme a idade do conveniado, sendo mais caros para idosos e mais específicos, podendo englobar até mesmo um plano funeral para idosos.

De forma geral, uma organização com plano de saúde oferece mais segurança aos funcionários, possui uma imagem melhor no mercado, aumenta o rendimento dos colaboradores, entre outros fatores.

Os principais tipos de planos de saúde

Existem dois tipos principais de planos de saúde, os integrais e de comparticipações. Para escolher entre eles, é necessário compreender o poder aquisitivo de seus funcionários e quais são suas necessidades.

No plano integral, a empresa irá pagar o valor total do plano de saúde mensalmente, dessa forma, os colaboradores e seus familiares dependentes não irão desembolsar nenhum valor ao utilizarem o plano.

No plano de coparticipação, que atualmente é o mais adotado, a empresa divide o valor com o funcionário.

Porém, o colaborador e a empresa só pagam quando utiliza algum serviço do plano, diferentemente do integral, que é um plano mensal. 

O plano de coparticipação é interessante para aqueles que não tenham dependentes e doenças crônicas, utilizando o plano apenas em situações graves.

Para os planos integrais, são feitos descontos direto na folha de pagamento, não devendo exceder o valor de 70% do rendimento bruto do funcionário de uma empresa distribuidora de pedra para construção civil.

Nos planos de coparticipação, o colaborador não deve ter um desconto maior do que 30% do salário bruto e não deve pagar pela utilização de mais de 12 meses do plano de saúde.

Sendo assim, as diferenças entre os planos são significativas, portanto, deve-se estudar bem qual plano de saúde escolher para inserir em sua empresa ou para colocar na balança quando se está em dúvida entre ser contratado por duas empresas. 

Dicas para escolher um bom plano de saúde

Se você é o gestor ou dono de uma empresa e busca por bons planos de saúde, siga as dicas abaixo: 

  • Avalie o custo para a empresa;
  • Qual a abrangência;
  • Perfil dos colaboradores; 
  • Cobertura do plano;
  • Reajuste anual; 
  • Tempo de carência.

Quando contratar um plano de saúde empresarial, analise bem a tabela de preços de cada uma das operadores e quais as regras para dependentes. Para avaliar as comparações, utilize softwares que ajudem nas cotações.

Compreenda se o plano possui uma boa abrangência que atenda às expectativas da empresa. Com abrangências nacionais, o plano pode ser utilizado em todo o país, é um fator interessante para empresas que realizam auditorias, por exemplo.

Escolha entre planos integrais e de coparticipação, veja qual melhor se enquadra no orçamento da companhia e dos funcionários.

Estude o perfil dos funcionários, tenha em mãos informações sobre o número de colaboradores, a faixa etária, o estado civil, se possui ou não filhos.

Tenha uma ficha com as comodidades dos colaboradores, e para isso pode-se contratar uma clínica de medicina do trabalho, para avaliá-lo fisicamente. Desse modo, todas essas informações vão ajudar no cálculo dos valores do convênio.

Por fim, avalie quais os procedimentos o plano cobre. Não deixe de fora aqueles mais importantes e que são difíceis de se obter nos hospitais públicos, como os exames e atendimentos de emergência.

Para o funcionário, avalie se o plano atende suas necessidades, caso contrário, às vezes compensa contratar um convênio particular.

Vale ressaltar também que é direito do colaborador não aderir ao plano oferecido pela empresa, assim como uma empresa não é obrigada a oferecer um plano de saúde. Desse modo, basta ir ao departamento de recursos humanos avisar sobre a decisão.

Não aderir ao plano de saúde da empresa é uma opção boa para aqueles funcionários que já contratam um convênio particular, e não vão fazer bom proveito dos serviços do plano.

Considerações finais 

O intuito geral de contratar um plano de saúde para a sua empresa é oferecer maior bem-estar para seus colaboradores, proporcionando acesso a diversos ramos da medicina, aumentando a qualidade de vida e o desempenho.

Seguir essas dicas fará com que seus funcionários trabalhem como uma oficina mecânica ford, dedicada, sincronizada e com força de vontade, pois notam que a empresa se preocupa com o conforto de seus funcionários. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia também:

botao whatsapp do prime gourmet

Posts Populares

Cadastre em Nossa Newsletter e Receba Conteúdos Exclusivos e Com Prioridade!