Entenda como funciona a consulta online e quais as suas vantagens

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Os profissionais de saúde estão usando cada vez mais o agendamento de consulta online. Afinal, é vantajoso tanto para o paciente quanto para a própria clínica, pois otimiza a rotina de ambas as partes.

Fornecer esse recurso é o resultado de uma compreensão completa de cada estágio da jornada do paciente e da consideração das melhorias necessárias para garantir um bom atendimento.

Quando o dia é repleto de atividades e pouco tempo livre, opções que ofereçam praticidade são muito bem-vindas, inclusive para a manutenção da saúde.

Você quer entender como as consultas à distância funcionam? Mais ainda, deseja compreender os benefícios que elas oferecem em relação às consultas tradicionais? Venha conosco e descubra mais informações sobre essa modalidade.

Como funciona uma consulta online?

As consultas online são uma forma dos profissionais tratarem os pacientes sem contato físico. Isso geralmente é feito por meio de aplicativos ou plataformas de telemedicina.

Nesses casos, o atendimento também pode ser oferecido diretamente pelo plano de saúde às empresas de manutenção de elevadores em plataforma própria, na qual os médicos são alocados de acordo com a disponibilidade e horário. 

A flexibilidade que este sistema oferece aos profissionais e aos pacientes é uma questão fundamental. 

Afinal, contar com laudos eletrônicos dos pacientes possibilitou otimizar o encaminhamento de diversos especialistas e facilitou o registro e acesso às informações a longo prazo, sempre que necessário.

Dessa forma, reduz-se significativamente o tempo de espera, e além disso o novo especialista tem uma maior (e melhor) dimensão da história do paciente.

Saber quem já tratou o paciente e quais doenças ou medicamentos já constavam em seu histórico médico é muito importante para um acompanhamento mais preciso.

Quais são as vantagens da consulta online?

Em especial, depois do isolamento que a pandemia provocou, as consultas online se tornaram constantes.

O Conselho Federal de Medicina regulamentou a prática de consultas à distância por uma série de razões. Listamos as principais agora.

Diminui filas

Um dos motivos recorrentes para o agendamento de exames é a fila de espera. 

Muitas vezes, o paciente tem que esperar vários minutos na linha para ser atendido, o que estressa o processo de tratamento antes mesmo de começar. Em alguns casos, o paciente até prefere ir a outra clínica.

A possibilidade de agendamento digital facilita, assim, a vida dos pacientes que buscam agilidade e comodidade no agendamento de exames para não atrapalhar a jornada de trabalho na empresa administradora de condomínio.

Mais ainda, as clínicas conseguem otimizar a agenda e fluxo de atendimento, garantindo um controle mais claro dos horários, sem que os profissionais fiquem sobrecarregados com ligações para marcação, remarcação e cancelamento de consultas.

Reduz erros

Vale a pena estar atento à redução de erros que é assegurada pela marcação de consultas online.

Por ser tudo automatizado, há mais padronização no sistema e na organização, evitando aspectos como rasuras e duplicidade de registros.

Além disso, por ser um sistema integrado com agendamentos fornecidos pelos profissionais, evita o planejamento de procedimentos, por exemplo, em dias de ausência da equipe.

Tais erros podem afetar diretamente a experiência do paciente e afetar a possibilidade de fidelização. Além disso, a falta de consulta devido a um erro mostra um certo descompromisso da clínica com o público.

Mais acessibilidade

O atendimento online dá prioridade a pessoas com determinadas limitações, inclusive físicas, poupando-as do trânsito e promovendo um serviço mais eficiente.

Até porque, hoje em dia, os fisioterapeutas se deslocam até os pacientes que possuem uma casa adequada com projeto arquitetônico 3d para atendimento domiciliar, se necessário.

Oferecer atendimento remoto a essa população é um grande avanço em termos de comodidade e segurança.

Experiência mais satisfatória

Os benefícios das consultas online também melhoram a experiência do paciente e a satisfação do cliente.

Uma das grandes vantagens é, por exemplo, a facilidade de planejar reuniões. Chega de ligar inúmeras vezes para saber qual o horário disponível na agenda do médico antes de entrar em contato.

Além disso, o paciente pode fazer este procedimento a qualquer hora do dia, diretamente de dispositivos eletrônicos. 

Mas as vantagens não param por aí. Isso porque, por meio desse sistema digital, o paciente pode visualizar:

  • Histórico;
  • Prescrições;
  • Exames;
  • Prontuários.

Uma receita digital também reduz a possibilidade de um paciente confundir um medicamento ou dosagem ao entender inadequadamente a caligrafia do médico. Ou seja, o processo também se torna mais seguro.

Lembretes e alertas para preparação de exames

Com o agendamento feito e devidamente integrado com os demais setores do ambulatório, a ferramenta possui uma função que agiliza ainda mais o processo: o envio de lembretes.

O paciente tem vários motivos que podem justificar o esquecimento da consulta: seja uma rotina agitada na empresa de serviços de manutenção predial, o fato de ter agendado com muita antecedência ou não anotar o horário em sua agenda diária. 

Tudo isso aponta para a necessidade de enviar lembretes para rememorar data, horário e local de consulta, reduzindo abstenções.

Fazer isso manualmente exige muito trabalho da equipe, indo desde procurar meios de comunicação, entrar em contato quando o paciente puder atender, até a confirmação da agenda em si. Isso geralmente implica em alta demanda de tempo e recursos.

Por isso, enviar uma simples mensagem pelo celular é a melhor opção para o processo e ajuda a reduzir as faltas aos médicos. 

Inclusive, ferramentas de automação podem ser configuradas para realizar esse envio, agilizando e melhorando ainda mais a experiência do paciente e a organização da agenda.

Disponibilidade total

Graças à marcação de consultas online, a clínica está sempre disponível, o que dá ao paciente liberdade de marcar uma consulta a qualquer momento.

Ou seja, se você considera que só precisa de um aparelho com conexão à Internet para agendar seu horário online, não precisa mais marcar consultas com um profissional em horário comercial.

Então, sejam finais de semana, noites, feriados ou mesmo férias, o paciente pode agendar de acordo com sua disponibilidade a qualquer momento – não importa se o projeto topográfico está sendo feito ou não. 

Contudo, ainda é preciso ter atenção à disponibilidade de horários para realizar a consulta.

Facilidade para preencher horários

Caso haja cancelamentos e a instituição não possua um sistema automatizado, cada paciente deve ser contatado separadamente para agendamento de plantões, caso em que o gerenciamento da agenda é bastante trabalhoso.

Se não houver um planejamento estratégico para atender as oportunidades, os cronogramas não serão cumpridos e isso afeta o faturamento daquele período.

Portanto, se um paciente cancelar sua consulta, o horário deverá estar disponível rapidamente para atender uma nova solicitação.

Isso mostra uma resposta eficaz e decisiva a uma possível situação que pode acontecer a qualquer momento dentro ou fora da empresa de transporte de congelados.

Vale ressaltar que trabalhar com lista de espera pode otimizar ainda mais o processo ao avisar o primeiro paciente da lista quando o horário estiver disponível.

O que uma consulta online precisa?

Se você se interessou em integrar essa lógica de atendimento à sua clínica, saiba que será necessário trabalhar em uma infraestrutura que facilite os procedimentos tanto para o time de atendentes, quanto para os médicos e – claro – os pacientes.

Continue lendo o texto para saber mais!

Pesquise plataformas de telemedicina

O primeiro passo é procurar um serviço que atenda às suas necessidades. 

É muito importante que seja uma plataforma com integração e acesso a dados do paciente, histórico e pesquisa.

Antes de procurar este serviço, avalie o tipo de auxílio que pretende prestar. 

Se pretende oferecer consulta à distância, programação online e, ao mesmo tempo, uma ferramenta para gerir os processos administrativos da clínica, veja quem oferece todas estas funcionalidades ou integre com o sistema que já utiliza. 

Divulgue seu serviço

Agora que você tem a plataforma ou plataformas certas, precisa criar estratégias para divulgar esse serviço. 

A empresa de instalação de calhas precisa saber sobre os serviços que sua clínica oferece e até mesmo se houver oportunidade de parcerias. 

Para isso, as redes sociais da sua empresa, assim como outras estratégias de marketing digital, são muito importantes.

Além da publicidade, você pode investir em criação de conteúdo e técnicas de otimização para atrair novos clientes para que seus artigos tenham um bom posicionamento nas buscas do Google.

Esteja atento à sua iluminação

A iluminação é um fator chave para obter uma boa qualidade de imagem.

Procure locais com iluminação natural ou com fonte de luz artificial para suas consultas online. Você pode colocar sua mesa na frente de uma janela ou uma lâmpada.

De qualquer forma, evite ficar de costas para a luz, pois isso atrapalha seriamente a qualidade da imagem e pode causar desconforto ao paciente.

Escolha um local profissional

Um local de trabalho profissional não precisa ser necessariamente o seu escritório. 

No entanto, é importante ter seu próprio espaço para reuniões, com forro de gesso acartonado estruturado se você estiver em um ambiente diferente, como sua própria casa.

Dessa forma, sua família deve saber que você está trabalhando quando está neste local e não interrompê-lo.

Também é uma boa prática escolher um local tranquilo e sem ruídos externos, pois isso evita distrações durante a consulta, até mesmo por parte do paciente.

Conclusão

A distância às vezes pode humanizar e facilitar o atendimento médico.

Afinal, os médicos se mostram menos sobrecarregados e dão mais atenção aos pacientes. Já os pacientes podem estar mais confortáveis, também aproveitando melhor o tempo de consulta. Então, os dois lados ganham!

Pense em tudo isso na hora de refletir a respeito da integração do atendimento online e procure por uma ferramenta que qualifique ainda mais a dinâmica da clínica.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia também: