Carvão ativado: para que serve e como utilizá-lo na saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
carvão ativado
84 / 100

carvão ativado

Se você está antenado nas tendências medicinais naturais, certamente já ouviu falar sobre o carvão ativado. Mas você sabe o que é ou para que serve o cartão ativado?

Trata-se de um material feito de carbono, com diversas propriedades benéficas para a saúde humana (física e mental) e, também, para a saúde dos nossos pets.

O carvão ativado é um produto milenar, muito utilizado por nossos ancestrais e importante em diversas culturas, principalmente naquelas que possuem tendências mais naturalistas.

Uma das funções do carvão ativado é a desodorização dos ambientes, e seu uso pode ser combinado, por exemplo, com a utilização de incenso artesanal, capaz de auxiliar o nosso corpo e a nossa mente a ativarem áreas do cérebro relacionadas ao bem-estar.

Confira, abaixo, alguns benefícios do carvão ativado, cuidados com o uso e quais as principais formas de utilizá-lo.

botao whatsapp do prime gourmet

Carvão ativado: para o que serve?

Como nós mencionamos, a pergunta “para o que serve o carvão ativado?” pode ser respondida de diversas maneiras – todas elas extremamente positivas!

Abaixo, veja algumas das principais utilidades do carvão ativado para seres humanos e, também, para os nossos amigos de quatro patas.

Uso terapêutico: uma das funções do carvão ativado

Povos antigos como egípcios e gregos utilizavam o cartão ativado como forma de evitar a intoxicação por produtos químicos ou venenos encontrados na natureza.

Seu uso terapêutico em seres humanos é recomendável em casos de intoxicação por alguns fármacos, como, por exemplo, ansiolíticos ou antidepressivos. 

Já sobre o uso do carvão ativado pelos pets, estudos iniciais comprovam a eficácia do material em casos de envenenamento, principalmente se o carvão ativado for ingerido pelo animal uma hora depois do ocorrido.

Em casos como esse, a tendência é que o animal elimine as substâncias tóxicas nas fezes, sendo um santo remédio para emergências.

Filtragem e desodorização são serventias do carvão ativado

Outras serventias importantes de utilização do carvão ativado têm relação com filtragem e desodorização. Mas como isso ocorre?

Sobre filtragem, o carvão ativado é um importante aliado para eliminar impurezas da água, deixando-a própria para consumo humano e animal. Alguns filtros de água, inclusive, podem conter esse componente. Seu uso também é muito comum em aquários.

Agora, sobre a desodorização, o carvão ativado pode eliminar cheiros fortes e ruins de ambientes, objetos e, inclusive, de produtos que consumimos. 

Benefícios dermatológicos: pele e cabelo com mais beleza!

Se você está precisando de mais uma resposta para “carvão ativado, para que serve?” para, então, comprar o produto, aqui vai mais uma utilidade desse produtinho sensacional: ele é excelente para dar mais beleza à pele e ao cabelo!

Alguns shampoos e condicionadores contém, em sua fórmula, carvão ativado, que auxilia na limpeza e na eliminação de impurezas do couro cabeludo. 

Para aproveitar os benefícios para a pele, você pode ingerir cápsulas de carvão ativado, conforme orientação do seu dermatologista, e ter um controle melhor da oleosidade da região, fazendo com que seu rosto fique mais uniforme e livre de pequenos cravinhos.

Funções e utilização do carvão ativado: há controvérsias? 

Assim como qualquer produto utilizado em terapias “alternativas”, o cartão ativado encara algumas controvérsias a respeito de seus benefícios e sua utilização por pessoas de determinados grupos.

Algumas das principais controvérsias sobre as funções e utilização do carvão ativado são sobre:

  • Interações medicamentosas: um dos principais debates acerca do uso do carvão ativado, bem como seus benefícios, tem a ver com as interações medicamentosas do produto. Alguns estudos apontam que o carvão ativado pode diminuir a eficácia de medicamentos de uso contínuo, atrapalhando o tratamento do paciente e causando malefícios para o mesmo;
  • Utilização por grávidas, idosos e crianças: outro tema polêmico do carvão ativado é sobre a utilização deste produto por grávidas, idosos e crianças. Estudos mostram que a ingestão de cápsulas deste produto podem acarretar, nesses grupos específicos, efeitos colaterais mais fortes, que superam os benefícios do seu uso;
  • Utilização como tratamento para clareamento dental: apesar de ser um composto vendido, em alguns cremes dentais, como poderoso clareador dos dentes, dentistas não indicam o uso de pastas com esse composto, uma vez que o carvão ativado pode tirar, aos poucos, o esmalte do dente, deixando-o frágil e suscetível a problemas mais graves.

Principais formas de uso do carvão ativado

No mercado, é possível que você encontre carvão ativado em três diferentes formas: cápsula, pó e tablete.

A utilização deste composto deve seguir, assim como qualquer outro fármaco, orientações médicas exclusivas. 

Caso o seu especialista não mencione o carvão ativado, é possível que você sugira, durante a consulta, a vontade de utilizá-lo para usufruir dos seus benefícios. 

Assim, seguindo informações sobre o seu biotipo e mais questões acerca da sua saúde, o médico indicará a dosagem correta para utilização do carvão ativado.

Para utilizá-los com seus pets, siga a orientação do médico veterinário que cuida do seu bichinho de estimação. Dessa forma, eles também poderão utilizar o carvão ativado conforme necessidade – e de maneira segura.

Cuidados com o uso de carvão ativado

Assim como outros fármacos, a utilização do carvão ativado deve seguir orientações médicas – como mencionamos no tópico anterior. 

Isso ocorre porque, caso você utilize-o sem orientação de um médico especialista, você poderá sofrer com efeitos colaterais de superdosagem, por exemplo.

Entre esses efeitos, estão:

  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Constipação;
  • Desidratação;
  • Problemas pulmonares.

Então, consulte sempre um especialista e não faça o uso sem a orientação devida.

Conclusão

Como você percebeu no decorrer deste texto, o carvão ativado pode ser um excelente aliado para a sua saúde e cuidados pessoais, mas também pode fazer o papel de vilão, caso você use-o indiscriminadamente. 

Por isso, quando estiver pensando em comprar o carvão ativado, em qualquer uma das suas três formas, marque uma consulta e verifique se os benefícios para a sua saúde são mais compensatórios do que possíveis problemas que possam vir a ocorrer.

As funções do carvão ativado são inúmeras e devem ser aproveitadas sempre que possível. Então, fique de olho nas indicações que mencionamos aqui e desfrute dos benefícios desse material natural tão rico e precioso!

Leia também:

botao whatsapp do prime gourmet