Entenda como o canal do dente pode afetar a sua saúde 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
canal do dente
81 / 100

O tratamento de canal do dente é um dos mais comuns nos consultórios odontológicos. No entanto, por não entenderem exatamente o que é, muitos pacientes ainda o temem. No conteúdo a seguir, você aprende tudo o que precisa saber sobre o assunto. 

A primeira coisa que você deve saber sobre o procedimento é que ele deve ser realizado por um especialista: o endodontista. O profissional é responsável por tratar lesões e doenças na polpa e também na raiz do dente. 

A especialidade é uma das mais procuradas por pacientes, pois tem como responsabilidade livrar os pacientes de problemas mais complexos, como a extração de dentes, por exemplo. 

O tratamento do canal no odonto empresarial é muito simples e consiste em retirar a polpa do dente – um tecido encontrado somente na parte interna da raiz. 

Os pacientes que possuem cáries muito profunda ou quebram o dente muito próximo da raiz, tem indicação de fazer o tratamento de canal. Isso porque provavelmente a polpa já está danificada, infeccionada e até mesmo morta. 

Durante o tratamento, é realizada a limpeza e preenchimento da região acometida para que ao final do tratamento, o dentista vede o canal, a fim de evitar dor ou até mesmo, nos casos mais graves, a extração do dente. 

botao whatsapp do prime gourmet

Quais sintomas indicam a necessidade de tratamento de canal?

Para saber se o seu caso é um caso de tratamento de canal com convenio odontologico para mei, é imprescindível que o seu dentista de confiança avalie presencialmente. 

No entanto, alguns sintomas podem indicar que você precise realizar um tratamento de canal e são eles: 

  • Dor de dente; 
  • Inchaço na região;
  • Traumas na boca;
  • Danos na estrutura dental. 

Em alguns casos, como quando o paciente não sente dor e não tem outros sintomas, a necessidade do tratamento de canal só pode ser diagnosticada através de uma radiografia. 

Por que fazer o tratamento de canal

Se o seu dentista avaliou e indicou o tratamento de canal, certamente ele encontrou uma lesão mais grave no seu dente. 

Portanto, para tratar a polpa do dente e evitar o surgimento de dores intensas, febre e demais sintomas, o ideal é realizar o tratamento o quanto antes com plano dental para mei

Quando o tratamento não é realizado por negligência, o paciente corre o risco de perder o dente. 

Com o avanço da tecnologia e nos processos odontológicos, o tratamento de canal pode ser realizado em apenas uma sessão, mas isso depende da complexibilidade de cada caso. 

Como o dente fica depois de um canal? 

Esteticamente falando, o dente quando passa por um tratamento de canal não sofre muitas alterações. Isso porque, o tratamento é realizado no interior do dente. 

Porém, quando o dente tem que ser reconstruído em uma área muito grande, é natural que ele tenha que ser mais desgastado para aplicação da resina. 

Além disso vale ressaltar, que quanto maior a área desgastada para tratar a polpa do dente, menor será a sua resistência. 

Portanto, os especialistas recomendam que os pacientes, após o tratamento, não mordam alimentos muito duros com o dente tratado, pois o mesmo pode vir a sofrer traumas e fraturas. 

Como o plano odontológico auxilia no tratamento de canal? 

Ter um plano odonto pme é fundamental para quem precisa realizar um tratamento de canal ou só precisa cuidar mais da saúde bucal. 

Esse tipo de serviço possibilita que famílias inteiras estejam cobertas, pagando somente uma mensalidade. 

A saúde bucal é fundamental para a prevenção de diversas doenças e também para a manutenção da autoestima do paciente. Portanto, o plano de saúde bucal evita que você não vá ao dentista devido a problemas financeiros. 

Isso porque, o próprio plano dental para empresa cobre diversos tratamentos que, se fossem pagos individualmente, teriam um valor muito superior ao da mensalidade. 

Atualmente, existem diversos dentistas que atendem convênios odontológicos, pois compreendem a importância desse serviço para a população e sua saúde bucal. 

Vale ressaltar também, que o dentista não deve ser procurado somente quando há um problema bucal. As consultas devem ser feitas regularmente, pelo menos a cada seis meses. 

Nessas consultas periódicas, o dentista avaliará a sua saúde bucal, fará uma limpeza em seus dentes e caso precise de algum tratamento, ele o orientará. 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Leia também:

botao whatsapp do prime gourmet