WhatsApp Image 2021-10-06 at 19.29.07

7 dicas para aliviar as dores articulares

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
dores articulares

As dores articulares são muito comuns e costumam afetar pessoas de todas as idades e gêneros. Elas podem ser inflamatórias ou mecânicas, crônicas ou agudas ou provenientes de alguma doença ou problema, tendo assim diversos motivos.

Mas existem algumas atividades simples, como alongamentos, compressas de água quente e até mesmo alimentação específica que ajudam a diminuir essas dores e até preveni-las.

Dentre os casos mais comuns para seu surgimento estão a osteoartrose, virose, tendinite, artrite ou gota. Só que as pessoas precisam ficar atentas porque se a dor não melhorar dentro de 30 dias com medidas simples, é necessário procurar um médico.

Ações simples são capazes de resolver quando a situação não envolve outros problemas, mas quando elas pioram, é necessário contar com um especialista no assunto para encontrar o tratamento adequado.

Com o ritmo de vida que as pessoas vivem atualmente, é muito comum que as dores comecem a aparecer, mas a boa notícia é que existem formas de aliviá-las e melhorar a qualidade de vida.

Desse modo, torna-se de grande importância entender sobre esse assunto e saber o que são essas dores e quais as formas de tratá-las.

O que são dores articulares

As dores articulares acontecem na cartilagem, no revestimento articular, no ligamento e nos ossos, podendo ser agudas e crônicas, inflamatórias ou atraumáticas e mecânicas ou traumáticas.

Elas são diferentes, por isso se manifestam de modos distintos, podendo ter causas variadas, como consequências de gripe, contusão, lesões provenientes de torção e quedas.

Dores agudas costumam durar mais de 6 semanas e acabam se tornando crônicas quando ultrapassam esse período.

Uma empresa especializada em cuidar de idosos está sempre atenta porque quando passa desse período, é necessária uma terapia paliativa. Ela antecede o tratamento da doença que está provocando a dor ou do trauma.

As dores mais comuns costumam aparecer na coluna, podendo ser a região lombar ou cervical. As causas mais comuns são sobrepeso, postura inadequada e entorses. Outras regiões muito afetadas são joelhos e tornozelos.

Dores mecânicas e traumáticas costumam ser mais comuns em pessoas jovens, principalmente aquelas que praticam esportes ou realizam alguma atividade no trabalho que possa desencadear esse tipo de dor.

Quanto às lesões mecânicas e crônicas, costumam ser mais comuns a partir dos 50 anos e são provocadas por uma degeneração do organismo.

As inflamatórias, por sua vez, possuem diferentes causas e estão relacionadas a neoplasias em pacientes de certas idades que estão sujeitas a elas e a mesma situação se aplica às dores infecciosas.

A ausência de dor é muito importante para que as pessoas possam realizar suas atividades do dia a dia, como treinamento para condutores habilitados, caso contrário, fica muito difícil não se sentir incomodado ou até mesmo impedido.

As dores provocadas por doenças reumatológicas costumam afetar mais as mulheres, visto que costumam ser vítimas de condições como artrite reumatoide e lúpus. Por outro lado, os homens costumam ser mais afetados por dores traumáticas.

As pessoas também costumam confundir a dor muscular com a dor articular, a diferença é que a dor muscular é sentida conforme a pessoa movimenta o músculo.

No caso da dor articular, pode ser difícil completar o movimento e ainda existe uma impotência funcional que pode prejudicá-lo. Quando o processo é inflamatório, pode ocorrer vermelhidão e calor no local.

Como aliviar as dores articulares?

Existem algumas medidas simples que podem evitar ou melhorar as dores nas articulações, dentre elas estão:

Fazer compressa de água quente e fria

A compressa de água quente ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo, relaxa a musculatura e solta articulações rígidas, podendo ser feita entre 20 e 30 minutos, 3 vezes por dia, no caso de pessoas que apresentam condições como gota.

Um personal trainers para emagrecimento também pode orientar sobre alguns exercícios que aliviam essa dor. Para quem sofre de tendinite, torções na articulação ou sofreu uma contusão, deve fazer compressa fria.

Ela diminui a dor, o inchaço e a inflamação e o paciente deve embrulhar uma bolsa de gelo de gel ou um saco de vegetais congelados em uma toalha limpa e seca, aplicando na região afetada por 15 minutos para aliviar a dor rapidamente.

Investir em dieta equilibrada

Ter uma dieta equilibrada é fundamental, independentemente das condições de saúde da pessoa, mas quem sofre com dores articulares precisa consumir alguns alimentos, como:

  • Cúrcuma;
  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Atum;
  • Sardinha;
  • Salmão;
  • Linhaça;
  • Chia.

Eles ajudam a diminuir a inflamação nas articulações, aliviando qualquer dor nessas regiões. São alimentos que precisam ser consumidos diariamente ou de 3 a 5 vezes por semana, como no caso dos peixes.

Procurar tratamentos naturais

Existem chás, como chá de gengibre e chá de garra do diabo que aliviam as dores nas articulações por conta de suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Eles reduzem a produção de substâncias inflamatórias e aliviam as dores.

Para fazer chá de gengibre, o ideal é colocar 1 cm da raiz de gengibre cortado em rodelas ou ralada em 1 litro de água fervente e beber de 3 a 4 xícaras todos os dias.

Quem faz tratamento para postura pode tomar o chá, exceto os pacientes que fazem uso de anticoagulantes, visto que aumenta muito os riscos de sangramentos e hemorragias.

Gestantes próximas ao parto ou com histórico de aborto, problemas de coagulação ou que tiveram hemorragias também não devem tomar o chá de gengibre.

Quanto ao chá de garra do diabo, deve ser preparado com uma colher de chá de raiz e secas de garra do diabo em uma xícara de água e ferver em fogo baixo por 15 minutos.

Depois, basta coar e beber de 2 a 3 xícaras de chá por dia, lembrando que o preparo deve ser consumido apenas por adultos, não podendo ser ingerido por mulheres grávidas, visto que pode provocar problemas na gestação.

Mulheres que estão amamentando também não podem consumir esse chá, assim como pessoas que usam anticoagulantes devido aos riscos de sangramentos.

Fazer alongamentos

Uma empresa de preventiva medicina e segurança do trabalho orienta que as organizações ofereçam ginástica laboral para seus colaboradores, devido aos inúmeros benefícios dessa prática.

Os alongamentos leves também são indicados para quem sofre com dores nas articulações, visto que mantêm a mobilidade e amplitude dos movimentos, aliviando as dores nas articulações e evitando o sedentarismo.

O ideal é contar com a orientação médica e fazer esses exercícios com a supervisão de um fisioterapeuta. Inclusive, este profissional pode indicar os alongamentos específicos para a articulação que está doendo.

Fazer massagem

As organizações precisam de laudo ergonômico funcional para garantir um espaço de trabalho adequado e que evite uma série de doenças. Mas para as pessoas que já estão com dores articulares, as massagens podem ajudar.

Elas controlam a dor e o desconforto, trazendo sensação de bem-estar e reduzindo o estresse. A massagem pode ser feita com creme hidratante, óleo de amêndoas ou óleo de coco, com movimentos leves e circulares.

Se o paciente quiser, também pode usar pomadas com capsaicina, visto que possuem efeitos analgésicos que reduzem essas dores.

Dependendo do caso, o médico pode recomendar pomadas anti-inflamatórias que reduzem as dores nas articulações individualmente.

Reduzir o estresse

Controlar o estresse é fundamental para se sair bem nas obrigações do dia a dia, como no caso de um curso para aeromoça. Ele também é fundamental para reduzir a produção de cortisol, um hormônio que provoca dores no corpo e nas articulações.

É muito importante dormir entre 8 e 9 horas por noite, praticar atividades físicas, ter uma boa alimentação e investir em uma rotina de exercícios que melhoram o corpo e a mente, como no caso da ioga.

Se o paciente preferir, também pode realizar atividades físicas leves realizadas com a supervisão e a orientação de um médico.

Consumir suplementos

Em uma clínica de recuperação para drogados, a suplementação também é uma forma de fortalecer o organismo, junto com uma alimentação balanceada.

Quem sofre de dores nas articulações também pode fazer suplementação com vitamina D, ômega 3 e curcumina.

Mas é fundamental que o paciente converse com o médico para se certificar de que os suplementos vão interagir bem com os medicamentos atuais.

Considerações finais

As dores nas articulações podem prejudicar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas que sofrem por conta delas, mas são problemas que costumam ser simples de resolver.

As pessoas só precisam ficar atentas porque, se mesmo com todos esses cuidados as dores persistirem, é o momento de procurar um médico para avaliar o que está de fato acontecendo. Assim, o corpo estará sempre saudável e livre das dores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leia também:

Posts Populares

Cadastre em Nossa Newsletter e Receba Conteúdos Exclusivos e Com Prioridade!