Serviço de ambulâncias 24 horas, como funciona? Onde encontrar?

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Contar com um serviço de ambulância 24 horas por perto de onde moramos deveria ser um assunto pacificado, mas de fato, contar com o serviço de ambulância é um privilégio.

Ser vítima de um acidente faz parte da vida de todos, e nestas horas de emergência médica seria bom contar com um serviço de assistência médica efetivo, em algumas situações a remoção imediata do paciente para um hospital é uma questão de vida e de morte.

Quando comecei a refletir sobre este assunto, verifiquei de fato que alguns serviços que utilizamos diariamente estão disponíveis apenas nos grandes centros urbanos, e mais, em apenas alguns bairros. Citando agora um bom exemplo, eu realmente desconhecia o fato de que o sistema de entrega de itens vendidos pelo comércio eletrônico, é feito em apenas algumas áreas das grandes cidades.

Inocentemente imaginei que as empresas que vendem pela internet, providenciavam entregas em qualquer lugar do Brasil, mas esta suposição nem de perto é verdadeira, o comércio eletrônico pode até te vender o item agora se você irá recebê-lo em casa é uma outra questão totalmente diferente, pois quem faz a entrega escolhe se irá entregar ou não o item que você comprou.

Inclusive o preço do frete muda de acordo com o endereço de destino, quando o cliente de um serviço de transporte de veículos solicita uma cotação para saber quanto custa transportar um veículo de um estado para outro, o preço é outro se for para um bairro mais afastado do centro da cidade.

Ambulância 24 horas: Só nos grandes centros urbanos

Veja caro leitor, o valor que existe em se morar em um lugar que “existe” para as empresas de entregas, talvez meu aviso escrito aqui hoje, possa lhe ajudar a escolher o seu próximo endereço residencial, residir em uma região com infraestrutura instalada, significa também obter vantagens de serviços médicos disponíveis 24 horas por dia.

Se existe esta questão de seleção de prestação de serviços por parte de empresas privadas, que teoricamente vivem de vendas para o maior público possível, imagina a situação dos serviços públicos, como o tema abordado no texto de hoje, sobre os serviços das ambulâncias 24 horas, perceba leitor a criticidade do assunto para a qualidade da sua saúde e de toda a sua família.

Claro que a minha tese não é uma questão global, existe sim serviços de suporte por ambulâncias 24 horas em médias e pequenas cidades por todo o Brasil, estou tratando no texto de hoje de uma situação corriqueira e é claro que existem exceções, e se a sua cidade possuir este serviço no nível de qualidade necessário é ótimo para a sua qualidade de vida.

A questão principal da disponibilidade de todos os tipos de serviço estão relacionados ao seu endereço residencial, que isto fique claro, então pode-se dizer que morar em um bairro bom, significa exatamente isto, abundância de prestação de serviços. Se você, caro leitor, está hoje naquela situação de estar procurando um novo endereço para residir leve estas informações em consideração.

O bairro é populoso e possui ruas asfaltadas?

Existem serviços públicos de ambulância instalados no bairro?

Onde fica o hospital mais próximo?

Qual o poder econômico das pessoas que residem no bairro?

O correio já faz entregas regulares no seu novo endereço?

Ambulâncias 24 horas: Serviço particular versus serviço público

A disponibilidade de serviços médicos, entre outros, segue a lógica financeira de sempre, então em regiões de maior concentração de moradores, como nos bairros verticalizados, serviços de empresas de mudanças são mais fáceis de serem encontrados.

Ambulância 24 horas privadas é um serviço disponível em regiões onde existe um público comprador em potencial capaz de contratar o serviço, que diga-se de passagem, é um serviço relativamente caro, normalmente é um serviço prestado para quem já tem um bom plano de saúde pago mensalmente.

Remoções em casos de graves acidentes é feito pelo serviço do corpo de bombeiros, com o valoroso serviço denominado SAMU, pelo menos este é o nome do serviço aqui na região do Distrito Federal, na sua cidade pode ter outros nomes, mas é isto, é o serviço público de ambulância 24 horas.

O serviço público de ambulâncias 24 horas, também segue a mesma lógica da concentração de público, existem mais ambulâncias em regiões onde se têm um público maior. Além disso existe a pressão política que moradores de regiões ricas impõe sobre as autoridades públicas, em bairros mais ricos o serviço público é bem melhor.

Não apenas pela situação financeira dos moradores residentes, é mais pelo nível de politização do povo que é maior, as pessoas mais educadas cobram mais os seus direitos e fazem do aparato administrativo regional funcionarem com mais eficiência.

Logo se você mora em uma região menos atendida, é necessário que você e os seus, participem mais ativamente da vida pública disponível na sua região, pressionar os gestores surte efeito quando é uma ação organizada, sugiro primeiro procurar com mais frequência os sistemas de comunicação, incluindo repórteres de rádio e tv, eles estão esperando diariamente pela notícia do dia, e a próxima pode ser a sua. É só ligar.

Ambulância 24 horas: Melhor não precisar

Algumas empresas de transportes urbanos, como no caso das transportadoras de motos, possuem a sua própria estrutura de socorro, em caso de ocorrer um sinistro com algum motoboy, normalmente ele recebe o primeiro atendimento feito por parceiros de trabalho. A atenção de outros motociclistas uns aos outros é digna de nota, então em caso de acidentes o primeiro socorro é normalmente feito pelos colegas de profissão.

É bom sempre lembrar que o uso de uma ambulância não é trivial, e que não está disponível com facilidade então é sempre prudente, utilizar equipamentos de segurança no trabalho, dirigir na velocidade indicada nas ruas, não consumir álcool, operar qualquer tipo de equipamento com a devida habilitação, se afastar de fontes de calor, enfim fazer tudo ao seu alcance para correr dos perigos da vida.

Ronaldo Luis Gonçalves
Pai, Marido, Escritor, Engenheiro de Software, Empreendedor Digital atuando no mercado de marketing, é também redator de diversos sites na internet.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *