5 dicas para cuidar de sua saúde mental

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Saúde mental é assunto sério e importante de ser discutido cada vez mais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 86% da população sofre com algum tipo de transtorno mental, incluindo ansiedade e fobias.

Com a rotina corrida e atarefada dos dias atuais, o estresse e a ansiedade acabam tomando conta. Entender as suas emoções e saber lidar com elas é o primeiro passo para cuidar da sua saúde mental, por isso, reunimos aqui 5 dicas úteis para você colocar em prática e melhorar a sua qualidade de vida.

O que é saúde mental?

A Organização Mundial da Saúde (OMS), define saúde mental como estado de bem-estar no qual a pessoa é capaz de apreciar a vida, trabalhar e ajudar o meio em que vive, administrando suas emoções. Ou seja, envolve o bem-estar físico, mental e social. Além de saber lidar com os sentimentos positivos, como alegria e felicidade, e também os negativos, como tristeza, ciúmes e decepção. Alguns fatores podem contribuir para desencadear a desordem mental, como:

● Brigas

● Estresse

● Atrasos

● Incapacidades

● Inseguranças

● Limitações

● Advertências

● Perdas

● Doenças

● Falta da família

● Medo

● Relações tóxicas

● Pouco dinheiro

Entender como o que é e como funciona a nossa saúde mental é fundamental para podermos buscar soluções que busquem mantê-la saudável e feliz. Por isso, conversar sobre o assunto se tornou tão importante, sempre com o cuidado necessário que o assunto requer. Por que a nossa mente adoece? Os tempos modernos, apesar de trazer várias facilidades, também trouxe um estilo de vida frenético, sobrecarregado e estressante. Tudo isso acaba afetando nossas emoções e sentimentos e se não for tratado da forma correta pode acabar trazendo ainda mais prejuízos à saúde, refletindo até mesmo em dores físicas, como:

● Dores de cabeça,

● Dores musculares,

● Problemas estomacais,

● Palpitações,

● Nervosismo,

Insônia,

● Enjoo,

● Falta de ar,

● Sensação de aperto no peito,

● Boca seca,

● Cansaço,

● Tremores,

● Tonteira,

● Problemas de memória,

● Falta de concentração,

● Impotência,

● Refluxo,

● Azia,

● Aumento do apetite,

● Desregulação do ciclo menstrual,

● Manchas no corpo.

Estar atento a esses sinais é importante para conseguir identificar que a saúde mental não vai bem, uma vez que ela não é identificada em exames tradicionais.

Por que é importante cuidar da saúde mental?

Vários fatores podem influenciar o nível de saúde mental de uma pessoa e eles podem estar associados a questões biológicas, psicológicas, psiquiátricas ou sociais. Situações como problemas econômicos, mudanças ou perdas repentinas, transtornos psicológicos e fatores genéticos podem prejudicar a saúde mental, levando a pessoa a um estado de saúde preocupante. O desequilíbrio emocional contribui para o aparecimento de doenças e confusões mentais, por isso, tomar os cuidados necessários é tão importante para manter uma mente saudável.

Como cuidar da saúde mental?

O corpo e a mente estão diretamente ligados e um precisa do outro para manter o equilíbrio entre os dois. Por isso, quando falamos em saúde, precisamos pensar também no nosso psicológico e não só no físico. Para manter uma boa saúde mental, é preciso se dedicar a alguns cuidados que podem ajudar a afastar os sentimentos ruins e fortalecer a sua mente.

Veja-os a seguir:

1. Pratique o autocuidado

O autocuidado é uma das principais práticas voltada para o amor próprio e bem-estar e, consequentemente, a saúde mental. Entender suas necessidades e desejos e criar hábitos de autocuidado irá fortalecer a sua saúde psíquica, física e espiritual. Veja alguns benefícios do autocuidado:

● Melhora a autoestima e autoconfiança;

● Aumenta a criatividade e a produtividade;

● Ajuda no controle da ansiedade;

● Desenvolve o autoconhecimento. Aplique no dia a dia alguns cuidados de atenção a você, que busquem te fazer bem e deixá-la satisfeita, como por exemplo:

● Procurar uma profissional para dar início a terapia que vem adiando há algum tempo;

● Praticar atividade física regularmente;

● Manter bons hábitos de higiene com o corpo;

● Ir ao médico regularmente;

● Fazer exames de rotina;

● Ter momentos relaxantes;

● Ter um boa noite de sono;

● Aprender a dizer não.

Esses são apenas alguns exemplos, o mais importante é você descobrir o que te faz bem e se colocar como prioridade, focando no seu bem-estar.

2. Cuide da sua alimentação

A saúde começa de dentro para fora. A carência de determinados nutrientes oferecidos através dos alimentos pode desencadear a baixa produção de hormônios ligados ao prazer e à felicidade. Por isso, mantenha uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, sempre equilibrada e balanceada com os outros nutrientes fundamentais para o nosso organismo. Muito além apenas da forma física, a alimentação é fundamental para o bem-estar de forma geral, gerando uma boa disposição e energia.

3. Mantenha boas relações com amigos e familiares

Manter boas relações com pessoas e que você se divertir também é importante para a saúde mental. Corte relações com aquelas pessoas que te deixam mal ou para baixo. Procure seus amigos e familiares para baterem um papo, verem um filme juntos ou tomarem um café. Ter boas relações é fundamental para gerar além de prazer, inúmeros benefícios à saúde mental. Caso você esteja passando por momento difícil, não deixe de falar com eles o que está acontecendo e pedir ajuda.

4. Permita-se sentir as emoções e não lute contra elas

É fundamental ser capaz de identificar e aceitar todos os seus sentimentos. Por isso, ao sentir alguma sensação negativa, permita-se senti-las e entenda que assim como outras, ela também irá passar. Caso você tenha dificuldades em identificar e aceitar as suas emoções, procure um profissional para ajudá-la nesse processo e tornar a caminhada mais tranquila.

5. Pratique a meditação

A meditação é uma excelente ferramenta para ajudar a se conectar com seu próprio corpo e acalmar a mente. A prática se baseia em conceitos simples de respiração e concentração que ajudam no combate ao estresse e ajudam no alívio e tranquilidade mental. Aderir a meditação como um hábito diário pode ajudar muito na sua saúde mental, oferecendo consciência corporal e mental e a controlar os sentimentos e sensações.

Saúde mental é um assunto que precisa ser tratado com a devida seriedade. Doenças como depressão, ansiedade e até mesmo o suicídio podem ser desencadeadas pelo desequilíbrio emocional e mental não tratado da maneira correta. Não negligenciar esses sinais, procure ajuda caso esses sintomas persistam é primordial.

Compartilhe essas informações com o máximo de pessoas para que todos saibam a importância de manter uma boa saúde mental e como colocar essas dicas em prática!

Nunca sabemos quando vamos precisar de uma ambulância. Conte conosco se precisar de ajuda! Você pode entrar em contato através do WhatsApp (41) 99909-2580 ou e-mail disponível no site.

Clique aqui e fale com um especialista (ambulância 24 horas)

Leia mais: 

Referência para criação deste artigo: Clinica psiquiátrica. Como os pais podem resgatar um filho

 

0 resposta em “5 dicas para cuidar de sua saúde mental”